Fatima Bana explica que aqueles que possuem experiência em unidades de negócios digitais estão aptos a qualquer cargo de gerenciamento
Por Fátima Bana
Os avanços na tecnologia digital estão mudando rapidamente os ambientes de negócios em todos os setores. Nesse contexto, os profissionais de marketing com experiência na área de negócios digitais estão se mostrando candidatos ideais para cargos de CEO e gerenciamento geral.
Vamos explorar então, o porquê essa experiência pode efetivamente levar a habilidades de liderança em qualquer setor!
A compreensão profunda dos clientes modernos
Os profissionais de marketing têm uma compreensão básica do cliente moderno. Por meio de sua experiência na Unidade de Negócios Digitais, muitos acabaram liderando BU’s de novos negócios e até atuando em governança corporativa nos mais variados modelos de empresas, ou seja, eles desenvolveram uma compreensão profunda do comportamento do consumidor, das expectativas da experiência do cliente e das tendências emergentes. Essa conscientização é essencial para CEOs e gerentes gerais que desejam levar suas empresas ao sucesso no ambiente atual.
Inovação e pensamento ‘fora da caixa’
A dinâmica do marketing e das unidades de negócios digitais exige inovação contínua e capacidade de pensar fora da caixa.
Portanto, esses profissionais são treinados para desafiar o status quo e buscar soluções criativas para problemas complexos. Essa mentalidade inovadora é essencial para uma liderança eficaz, pois permite que as organizações se adaptem e cresçam em um ambiente de negócios em constante mudança.
Conhecimento de transformação digital
A experiência na Unidade de Negócios Digitais fornece aos profissionais de marketing informações valiosas sobre transformação digital e como gerenciá-la com eficácia. Esta é uma grande vitória para CEOs e gerentes gerais, pois a transformação digital é uma realidade que todas as empresas devem enfrentar, independentemente do setor.
Capacidade de aprendizado rápido
Embora possa haver lacunas de conhecimento em áreas como manufatura industrial, profissionais de marketing com experiência em negócios digitais aprendem rapidamente e se adaptam. Eles estão acostumados a encontrar seu caminho em ambientes desconhecidos e aprender novas habilidades quando necessário. Essa capacidade de aprender rápida e continuamente é inestimável para os líderes.
Em suma, os profissionais de marketing com experiência em unidades de negócios digitais têm uma combinação única de habilidades e experiências que os tornam excelentes candidatos para cargos de CEO ou gerenciamento geral.
Eles entendem os clientes modernos, são inovadores e criativos, têm experiência em lidar com a transformação digital e aprendem rápido. Todas essas são qualidades essenciais para uma liderança eficaz em qualquer setor no mundo dos negócios de hoje.
*Fatima Bana é executiva de Marketing com mais de 15 anos de experiência no Brasil, América Latina e mercado da Europa, EUA e China, nas áreas de Marketing, E-commerce, Gestão Empresarial e de Negócios Digitais no âmbito geral, desenvolveu e executando estratégias em empresas multinacionais de grande porte (como Ambev, Intel, Netshoes, Latam Airlines) nos segmentos de bens de consumo, telecom, financeiro, indústria, tech e startups.
Nenhum comentário:
Postar um comentário