Nova York foi palco do NRF 2024 Retail’s Big Show, o maior evento anual do varejo. Com o tema “Make it Matter” (“Faça valer a pena”), este congresso reúne líderes varejistas globais para explorar inovações e tendências impactantes que moldarão o futuro do setor.

Com mais de 1000 expositores e 400 palestrantes, a NRF 2024 destaca-se como um fórum essencial para os líderes do varejo, com a missão de representar ativamente o setor, defender políticas varejistas e criar um ambiente propício para negócios e networking.

Como parte da delegação internacional da Brasil Varejo, acompanhei as conferências como representante da Greener + Prospera, uma climatech que fornece soluções globais de sustentabilidade.

Durante as conversas e palestras que pude presenciar, as tendências em relação ao perfil do consumidor chamaram minha atenção. A consultoria WGSN, autoridade global em previsão de tendências de consumo, por exemplo, apontou quatro novos perfis de consumidores para os próximos anos.

 Os novos niilistas

Esses consumidores escolheram não se envolver na turbulência mundial, mas isso não significa que perderam o interesse; eles estão, na verdade, buscando novas fontes de significado e felicidade fora do mainstream. Para conquistá-los, é essencial demonstrar que sua marca está sintonizada com esse nível de pensamento.

Já a construção da confiança desses consumidores requer elementos-chave, como honestidade, autenticidade e humor. Pois, eles buscam conexões reais e resistem a qualquer forma de engano. Marcas que abraçam uma abordagem transparente e descontraída estão posicionadas para cultivar relacionamentos duradouros com esse grupo.

Os reducionistas

Os reducionistas, após a experiência da conveniência digital na pandemia, procuram uma reconexão mais humana. Empresas que oferecem produtos e serviços pessoais e centrados na comunidade atraem esses consumidores.

Este perfil valoriza a bondade e a integridade como princípios orientadores em suas vidas, agindo para corrigir o que consideram errado e buscando reciprocidade nesse comprometimento. Sua motivação é impulsionada pelas virtudes do cuidado pelos outros, destacando-se por uma disposição altruísta.

A essência da conexão é fundamental para os reducionistas, seja na busca por interações humanas autênticas em serviços ou na necessidade de uma narrativa envolvente. Além disso, é crucial para eles saberem que os valores de uma marca estão alinhados com seus próprios princípios.

Os guardiões do tempo

Os guardiões do tempo são indivíduos que priorizam a liberdade e flexibilidade como alicerces para viverem a melhor versão de suas vidas. São atraídos por experiências que enriquecem seu mundo, buscando marcas que proporcionem soluções capazes de agregar valor e aprimorar seu estilo de vida.

Para esses construtores de memórias, o tempo é considerado o recurso mais valioso. Eles não buscam apenas gastá-lo, mas sim investi-lo em atividades e iniciativas que promovam uma vida mais rica e significativa.

Os pioneiros

Esses consumidores assemelham-se a lâmpadas prestes a serem iluminadas por ideias inovadoras. Os pioneiros buscam soluções que contribuam para a melhoria do mundo e demonstram entusiasmo por produtos capazes de resolver problemas e estabelecer conexões entre os mundos físico e virtual. Marcas que apresentam designs inteligentes e inspiradores conquistarão a atenção e lealdade desse perfil.

Conhecer esses perfis representa apenas o primeiro passo. O desafio consiste em adaptar estratégias de marketing que ressoem com cada grupo, proporcionando experiências personalizadas e significativas. Em meio ao cenário competitivo atual, compreender essas nuances torna-se crucial para o êxito das marcas no dinâmico mundo do varejo em constante evolução.

*Claudio Olimpio é CEO e co-fundador da Greener, climatech que fornece soluções globais de sustentabilidade.