Em plena ascensão econômica, zoomers atraem olhares dos varejistas e deixam bem claro que querem ser ouvidos quanto às próprias preferências e expectativas
Por Ian Cândido
Membros da Geração Z, também conhecidos como nativos digitais, ocupam um espaço cada vez mais relevante na alça de mira comercial. Até o ano de 2030, estima-se que os zoomers serão detentores de uma renda de US$ 33 trilhões, segundo pesquisa do Bank of America.
Por terem crescido na era da Internet, com acesso a dispositivos eletrônicos ao longo de toda a vida, estes consumidores estão à frente de diversas mudanças na forma como marcas e os varejistas se relacionam com o público. Em função disso, 97% dos jovens têm as mídias sociais como principal fonte de inspiração na hora de consumir, e se deixam atrair por experiências imersivas.
Também por isso, algumas das preferências dos zoomers devem ser levadas em consideração. Por exemplo, 67% dos consumidores da Geração Z preferem realizar compras em lojas físicas, mas, por terem acesso à internet e redes sociais desde a infância, optam pelo caminho integrado, em que o mundo físico e digital se unem para fornecer experiências híbridas e personalizadas que combinam o melhor dos dois mundos, indica o estudo Uniquely Gen Z, realizado pelo IBM Institute For Business Value.
Neste contexto, os varejos que possibilitam a realização de compras omnichannel, pela disponibilização de opções como lojas físicas, sites, aplicativos e redes sociais, é valorizado por este público que, atualmente, está em busca desta disponibilidade.
Enquanto aguardam o momento em que irão herdar a vanguarda do poder de compra global, os zoomers exercem um papel crucial para a transformação do atual panorama comercial. Para Juliano Ricardo Regis, gerente comercial do Myrp, a nova geração de consumidores, mesmo que sem grande poder aquisitivo, influencia o comportamento de compra de gerações anteriores, alavancando a predileção pelo consumo phygital.
Pensando nisso, empresas já empregam soluções como telas interativas, espelhos inteligentes e realidade aumentada para privilegiar o foco total em experiência do consumidor e fortalecer o varejo. As medidas acompanham a percepção de que as preferências da nova geração de consumidores dão às empresas capazes de entendê-las uma vantagem competitiva no mercado.
Sobre a jornada do consumidor em múltiplos canais, Fernando Migrone, Vice-Presidente de Marketing América Latina da Zendesk, conversou com os habitantes do Clube Mundo do Marketing e destacou que a omnicanalidade é urgência e não tendência. Durante o bate-papo, o Vice-Presidente destacou os desafios da era do imediatismo e trouxe quatro dicas para manter a coerência na oferta omnichannel. Venha para o Clube e faça parte da conversa!
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