Estudo da Toluna aponta que os brasileiros acima dos 55 anos se adaptam bem à tecnologia e esperam práticas sustentáveis das marcas que consomem
Por Ian Cândido
“Velho não quer produto de velho”. Com essa frase, o senhor Narciso, 59, encerra um vídeo institucional da Toluna dedicado às preferências dos consumidores que compõem a Geração Prateada e faz um importante alerta às marcas que desejam se aproximar do público sênior.
Afinal, 82% dos brasileiros acima dos 55 anos se sentem fisicamente capazes e dispostos a realizar as atividades do dia-a-dia, aponta o estudo “Geração Prateada” publicado pela Toluna. Dados do estudo indicam, também, que essa significativa parcela populacional está ativamente conectada ao universo digital, e 74% deles afirmam ter muitos planos para o futuro.
Pensando nisso, marcas e empresas devem acompanhar de perto as demandas e os novos comportamentos da Geração Prateada para evitar erros crassos como o etarismo na construção de estratégias voltadas para este grupo. “Os brasileiros dessa Geração contrariam os estereótipos de que são pessoas muito dependentes e não se deixam paralisar. Eles querem conquistar muitas coisas no futuro”, analisa Ana Luíza Borges, Diretora de Pesquisas da Toluna, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.
Presença Digital
O estudo divulgado pela Toluna indica que, de forma geral, não há grandes diferenças no consumo de ferramentas e produtos digitais entre a Geração Prateada e as gerações mais jovens. “Olhando para essa realidade, nos perguntamos se essa não é uma questão de tempo para que os mais velhos se adaptem ainda mais às novas tecnologias e alcancem o padrão de consumo das gerações mais recentes”, reflete Ana Luíza.
Tal proximidade se reflete em números absolutos quanto ao consumo de filmes, séries ou programas de TV online – uma realidade tangível para 78% da amostra. A título de comparação, a Toluna ouviu brasileiros cujas idades flutuam entre os 18 e os 54 anos. As respostas desta amostra apontam um consumo de 80% na mesma categoria – uma diferença de dois pontos percentuais.
O cenário descrito pela pesquisa evidencia bons níveis de adaptação à tecnologia por parte dos membros da Geração Prateada, o que lhes permite estender as comodidades destes ambientes para a execução de tarefas cotidianas. Neste cenário, 85% dos entrevistados acima dos 55 anos declararam utilizar serviços de transação online – número 8% maior do que a contraparte geracional entrevistada pela Toluna.
Além dos serviços bancários, os sêniores também superam as gerações mais jovens no uso das ferramentas digitais para compras online (59% versus 58%) e acompanham de perto o fluxo de pedidos em aplicativos e sites de delivery (55% versus 58%).
Pontos de atenção para marcas
Se engana quem pensa que a preocupação com práticas sustentáveis é exclusiva à Geração Z. 74% da Geração Prateada declara ter consciência do impacto que suas marcas e os produtos prediletos causam no planeta. “Considerando o tamanho dessa população no Brasil, e as perspectivas para os próximos anos, temos um percentual de compradores muito grande, que estão olhando para estes atributos nos produtos e marcas que consomem”, adverte Ana Luíza.
Mais que uma preocupação discursiva, a percepção dos sêniores sobre sustentabilidade se estende à forma com que eles se relacionam com as marcas. Neste sentido, 81% afirmam valorizar tecnologias de baixo consumo de energia, 80% preferem produtos reutilizáveis e duráveis e 74% optam por marcas sustentáveis e ecológicas.
Os três quesitos evidenciam que a Geração Prateada está mais preocupada com o futuro do planeta do que as gerações mais jovens, que concordam em 76%, 78% e 69% com cada tópico, respectivamente. “Este é um aprendizado muito grande para as gerações mais novas, que podem adquirir essa consciência e fazer escolhas melhores quanto às marcas que utilizam e contribuir para o bem-estar do planeta”, destaca a Diretora.
Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Ana Luíza Borges apresentou outros tópicos da pesquisa. A Diretora refletiu sobre a inserção da Geração Prateada nas redes sociais e trouxe insights sobre como as marcas podem conquistar a atenção deste relevante público por meio de campanhas e ações.
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