A IA pode ser uma ótima aliada em processos de marketing, aprenda como usar o ChatGPT para criar os manuais de Persona do seu negócio
As personas são representações fictícias do seu público-alvo, criadas com base em dados reais sobre as características, comportamentos e objetivos dos seus clientes.
Elas são uma ferramenta essencial para o sucesso do marketing, ajudando a entender quem são seus clientes ideais e como atingi-los da melhor forma.
No entanto, criar personas detalhadas e precisas pode ser um desafio, exigindo tempo e recursos significativos. Felizmente, a inteligência artificial (IA) pode ajudar a simplificar esse processo.
Sendo assim, vamos explorar como criar um manual completo sobre as personas do seu negócio com a ajuda do ChatGPT. Veremos como a IA pode ser utilizada para gerar perguntas, respostas e insights valiosos sobre as características e comportamentos do seu público-alvo.
Dessa forma, se você quer entender melhor o seu público-alvo e melhorar a sua estratégia de marketing, continue lendo e descubra tudo sobre como criar um manual completo sobre as personas do seu negócio utilizando o ChatGPT.
Listando todas suas possíveis personas
Neste primeiro passo, a ideia é explicar qual é seu mercado, produto e solução, e pedir à IA que descreva quem são suas personas. Nos passos seguintes, você se aprofundará em cada um das personas que escolher.
Para isso, use o seguinte prompt (comando):
Olá. Vou pedir que você me ajude a criar um documento com várias descrições de PERSONAS (público-alvos) para meu negócio. Seguem as descrições do meu [negócio/projeto/produto]:
O que é: *(é um curso, serviço, produto, evento, lançamento)*
;A quem se destina: *(descrever de forma geral o público-alvo)
;*Como funciona: *(descrever as funcionalidade e características do projeto/produto)
;*Como soluciona o problema do público-alvo: *(preencha).*
A partir das informações acima, liste 7 personas (público-alvo), listando-as numericamente. Use markdowns para ajudar na visualização.
Sequência de comandos para criar de maneira completa o perfil de cada persona
A partir de agora, vamos executar uma série de comandos para detalhar cada uma dessas personas listadas na primeira resposta.
Assim, você deverá substituir a tag [PERSONA] pela persona desejada, como por exemplo “Persona 2 – Profissional de Turismo”.
Descrevendo os DADOS DEMOGRÁFICOS da PERSONA X
Considerando que minha persona é a [PERSONA], descreva detalhadamente os dados demográficos dela (faixa etária, região onde mora, possíveis profissões, possíveis formações e nível escolar, gênero predominante e outros dados importantes). Use markdowns para ajudar na visualização.
Descrevendo os DESEJOS E SONHOS da PERSONA X
Quais são os principais desejos, sonhos, objetivos (pessoais e profissionais) da [PERSONA] acima? Liste em tópicos e descreva com exemplos. Use markdowns para ajudar na visualização.
Descrevendo os DESAFIOS E DORES da PERSONA X
Quais são os maiores desafios e problemas (pessoais e profissionais) da [PERSONA] acima? Liste em tópicos e descreva com exemplos. Use markdowns para ajudar na visualização.
Descrevendo o VOCABULÁRIO da PERSONA X
Liste para mim, com explicações detalhadas, quais são as principais palavras, siglas, expressões e vocabulário que a [PERSONA] usa no seu trabalho. Caso haja palavras em inglês, explique a tradução.
Descrevendo uma HISTÓRIA DE UM DIA NA VIDA DA PERSONA X
Com base na [PERSONA], descrita anteriormente, crie uma história contando a rotina um dia profissional dessa pessoa, o que ela faz, desafios que enfrenta, e como ela poderia usar [sua solução descrita, seu produto etc.] para ajudá-la no dia a dia. Use markdowns para ajudar na visualização.
Resumindo todas as informações da PERSONA X
Crie um resumo com todas as informações acima, dando dicas os profissionais de marketing (social media, copywriters, gestores de tráfegos e outros) que irão criar campanhas de marketing para a [PERSONA].
Use a tecnologia a seu favor!
Em resumo, aproveitar a tecnologia, como o ChatGPT, para desenvolver manuais completos de persona não apenas economiza tempo e recursos, mas também impulsiona a eficiência do processo.
Ao automatizar tarefas específicas, podemos direcionar esforços para aspectos mais estratégicos e criativos do desenvolvimento de personas.
No entanto, a revisão cuidadosa do material gerado é fundamental para garantir a autenticidade e alinhamento das personas aos objetivos desejados. Essa etapa assegura que tudo está alinhado com a visão estratégica.
Fonte: Pixel
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