quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Geração Z no mercado de trabalho: como inspirar e motivar essa galera


Desde 2015, quando completaram 18 anos, a Geração Z está se movendo para o mercado de trabalho.  E eles estão trazendo mudanças.  Eles não apenas desafiarão a maneira como trabalhamos e criarão novas demandas na força de trabalho – que já é composta por quatro gerações – mas também colidirão com os millennials, que agora compõem mais da metade da população no mercado. Quando você ouve a palavra “millennial”, você provavelmente pensa em pessoas na faixa dos 20 anos comendo torradas de abacate e dominando as mídias sociais.  No entanto, os millennials já são adultos, com o Pew Research Center definindo a geração como alguém nascido entre 1981-1996.  Com a maioria dos millennials agora na idade adulta e se transformando em papéis de liderança, uma nova geração está assumindo a força de trabalho: geração Z.

O que é a geração Z?

A geração Z, definida como a geração nascida após 1997, é nitidamente diferente da geração do milênio de diversas maneiras.  As experiências de vida da Geração z afetam os tipos de empregos que eles procuram e o que mais for importante para eles.  Eles valorizam muito o sucesso, por exemplo, a classificação profissional e acadêmica.  A geração z é talvez ainda mais orientada para o sucesso do que qualquer outra geração, devido à mudança demográfica ao longo dos anos. 

A importância da comunidade na geração Z

Talvez mais do que qualquer outra geração, a comunidade dentro e em torno de sua empresa é significativa para a Geração Z. De acordo com um estudo da NC State University, o lema da Geração Z é “trabalhar para viver, não viver para o trabalho”.  Eles querem um local de trabalho que tenha a mentalidade da comunidade e não apenas um lugar para ganhar um salário. “Embora sejam fluentes em um mundo de mídia social, mensagens de texto e e-mail”, afirma o artigo, “eles prefeririam ter conversas e conexões genuínas com altos-escalões”. Construir um local de trabalho que é uma comunidade é crucial para atrair e reter membros da Geração Z em seu local de trabalho.

A importância do bem-estar de todo o trabalhador

Como nativos digitais, laptops, smartphones e TVs nunca estão longe da Geração Z.  Sua conectividade constante os atrai constantemente para as telas – e isso se soma a hábitos de atividade não saudáveis. Mas o bem-estar no ambiente de trabalho se estende além do espaço físico – é sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.  E a Geração Z anseia por esse equilíbrio em um local de trabalho, observa um artigo da CNBC:  “(Geração Z) vai pressionar por um maior equilíbrio entre vida profissional, maior flexibilidade no local de trabalho e oportunidades de avanço mais rápido do que gerações mais antigas”.

Como motivar os funcionários da Geração Z

Uma coisa é oferecer programas de envolvimento da comunidade e bem-estar no seu local de trabalho. Mas oferecer esses programas nem sempre é suficiente – inclusive, o incentivo certo para os membros de sua equipe se envolverem com esses programas é a chave para o sucesso. O que você pode fazer?  Motive os funcionários da Geração Z com experiências personalizadas e simplifique a complexidade do programa. Aqui estão algumas sugestões para motivar a geração Z dentro da sua organização:

Dar feedback constante

Tendo tido relações próximas com seus pais e conexões constantes com amigos e familiares através da mídia social, a Geração Z espera contato frequente com seus superiores no local de trabalho.  O que pode parecer uma carência excessiva para os gerentes da Geração X, é um nível normal de socialização para os funcionários da Geração Z.  Isto significa que a falta de contato com os funcionários da geração Z, pelo menos uma vez por dia, pode levar a sentimentos de negligência e alienação.

Orientações personalizadas

Como os Millennials, a Geração Z tem sido guiada por toda a vida por seus pais, modelos e amigos de uma forma que torna o aprendizado independente estressante para eles.  Os relacionamentos íntimos e informais que eles tiveram com pais e professores também significam que eles esperam que seus gerentes sejam amigos tanto quanto superiores.  A Geração Z prospera em coaching pessoal e individual, ainda mais do que nos Millennials.

Ignore as formalidades

A formalidade é um conceito estrangeiro para a Geração Z.  A distância oficial entre gerentes e funcionários da Geração Z dificultará a integração e a sensação de conforto em um local de trabalho.  De fato, a Geração Z se sentirá aversão a hierarquias de autoridade. Em vez disso, eles prosperam em organizações simplificadas que tornam os gerentes o mais próximo possível.  Isso significa que os gerentes precisarão conhecê-los pessoalmente e ser seus amigos, assim como seus líderes.

Incorporar mídias sociais e tecnologia

Nenhuma geração integrou as mídias sociais, a Internet e as tecnologias de smartphone em suas vidas da mesma maneira que a Geração Z. Isso se torna aparente de várias maneiras.  A geração Z não vê um motivo para memorizar as informações disponíveis na ponta dos dedos com uma pesquisa do Google.  Da mesma forma, os smartphones tornaram o planejamento antecipado menos necessário, pois reuniões com amigos e familiares podem ser organizadas a qualquer momento com algumas mensagens de texto.  Eles esperam que o local de trabalho aproveite a tecnologia o máximo possível, enquanto seus pais geralmente resistem à introdução de novas tecnologias.

Forme um ambiente de trabalho divertido e criativo

A geração Z continuou a tendência de valorizar a informalidade e os relacionamentos pessoais sobre hierarquias e autoridade.  Isso ocorre porque seus pais eram amigos e treinadores pessoais, então eles vêem figuras de autoridade mais como iguais do que seus pais.  O resultado é que a Geração Z prospera em organizações simples que lhes dão a liberdade de serem criativos sem muitas restrições formais.

Encontre maneiras de ser flexível

Regras rígidas e cadeias de comando desativarão rapidamente essa geração. Eles preferem um local de trabalho que seja flexível o suficiente para acomodar suas necessidades pessoais.  Isso pode significar horas de trabalho flexíveis, a capacidade de trabalhar em casa ou tirar mais folga para enriquecimento pessoal.  Um equilíbrio entre trabalho e vida saudável é esperado pela geração Z mais do que as gerações anteriores.

Mostrar lealdade para obter lealdade

A geração espera envolvimento ativo com seus líderes e se sentirá alienada sem engajamento contínuo e feedback positivo.  Eles exigem mais interação prática dos gerentes, mas eles também são menos cínicos sobre as relações de trabalho do que as gerações mais antigas.  Se você der a eles a lealdade que eles esperam, eles o devolverão ficando totalmente a bordo com sua equipe.

Crie equipes colaborativas

Essa geração é excelente em colaboração com os membros da equipe e se sente oprimida pelo microgerenciamento de cima para baixo.  Se você puder reunir equipes com as habilidades e personalidades certas, eles podem ser produtivos e inovadores sem a necessidade de autoridade pesada.  Eles funcionam melhor quando trabalham com parceiros iguais para tornar um projeto bem-sucedido.

Olhando para o futuro

À medida que a Geração Z surge na força de trabalho em tempo integral, sua empresa precisará adaptar-se às suas preferências de carreira para atrair esse conjunto de talentos em ascensão.  Ao contrário dos Millennials, a Geração Z está focada em encontrar o emprego dos sonhos em vez de buscar apenas a estabilidade financeira, de modo que você não pode conquistá-los apenas com salário.  Para ajudar a motivar um grupo diversificado de funcionários, dê a eles o que eles querem: recompensas personalizadas no estilo de vida.  Ao explorar a economia comportamental para conduzir os comportamentos corretos e oferecer uma variedade de recompensas que sejam significativos para o indivíduo, você aumentará a motivação em toda a empresa.  


Fonte: https://blog.incentivar.io/geracao-z-no-mercado-de-trabalho-como-inspirar-e-motivar-essa-galera/?utm_campaign=post_24-10-23&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

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