segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Experiências sensoriais: como aproveitá-las no marketing?

Escrito por Rakky Curvelo 

As experiências sensoriais nos acompanham desde antes do nascimento e se desenvolvem ao longo da vida. O estímulo a essas sensações tem sido usado no marketing para atrair e conquistar clientes. Por isso, se você está com dificuldades para elaborar uma estratégia para o seu negócio, é bom considerar o chamado Marketing Sensorial. Explorar as sensações despertadas nos clientes podem ajudar a aumentar a visibilidade da sua marca.

A seguir, saiba mais sobre o conceito de experiências sensoriais, os 5 sentidos do Marketing Sensorial e exemplos de marcas que utilizam essa estratégia com sucesso. Ao final veja como aplicá-las e fechar mais negócios. Confira!

 O que são as experiências sensoriais?

Assim são criadas as experiências sensoriais, que nos ajuda a perceber e reconhecer o mundo a nossa volta. Elas são fundamentais para construir, reforçar ou enfraquecer as redes neurais, ajudando no desenvolvendo da emoção e da consciência.

O resultado é a criação de estruturas cerebrais que variam de uma pessoa para outra. Experiências sensoriais na educação infantil já são estimuladas, pois são importantes para a formação de circuitos únicos e pessoais, criando a individualidade em relação a gostos e escolhas.


Quais são os 5 sentidos do Marketing Sensorial?

Para as empresas, o Marketing Sensorial oferece a oportunidade de se destacar dos concorrentes. Afinal, o uso dessa estratégia pode elevar o potencial da marca. Para que isso seja possível, o objetivo é utilizar meios que estimulam os 5 sentidos do corpo humano:

  • visão;
  • paladar;
  • tato;
  • olfato;
  • audição.

A ideia por trás da experiência sensorial, em resumo, é criar uma atmosfera perfeita para impulsionar as vendas e a conexão com os clientes. A estratégia pode ter como objetivo estimular um ou mais sentidos, conforme o perfil do cliente e da empresa.

O ambiente ou situação a qual o consumidor é colocado deve se assemelhar de alguma maneira com a estratégia da marca. Assim, com uma música ou cheiro específicos, é possível criar uma lembrança instantânea e duradoura. 

Ao desenvolver uma estratégia de estímulo sensorial, o objetivo é passar uma mensagem mais aprofundada para o consumidor. Isso vai permitir despertar sensações como aconchego, bem-estar e impulso positivo, criado um ambiente favorável para fechar negócio.

Assim, o Marketing Sensorial ajuda a encantar o cliente e estimular o desejo de compra, sem precisar “empurrar” o produto para ele.

Exemplos de marcas que fazem direito

Veja exemplos de marcas consagradas que usam essa estratégia em suas campanhas.

Netflix

Antes de assistir a qualquer conteúdo na Netflix que tenha sido produzido pela plataforma, ouvimos o som “TUDUM”. Esse som inconfundível nos faz lembrar da marca de imediato e logo o associamos a ela.

Inclusive, a Netflix usou o nome “TUDUM” para divulgar o evento de divulgação da marca em 2020. Para completar, estimulou ainda mais a audição dos convidados, incentivando a participação na criação de playlists exclusivas durante o evento.

Apple

O sentido da visão é o mais estimulado pela maior empresa de tecnologia do mundo. O design elegante, bonito e refinado dos seus produtos é fundamental para ativar esse sentido.

Aromas específicos também são usados pela marca, além do GPS tátil no Apple Watch, que vibra para indicar o melhor caminho a seguir. O objetivo, nesses casos, é trazer acessibilidade aos consumidores com deficiência visual.

Dunkin’ Donuts

A marca coreana instalou um dispensador de aroma nos ônibus da cidade. Quando ativado, liberava o aroma de café sempre que o anúncio da marca tocava na rádio interna do coletivo. O resultado foi o aumento das vendas de café em quase 30%.

Como aplicar as experiências sensoriais na sua estratégia?

 

Já deu para perceber a relevância do Marketing Sensorial para o seu negócio, não é? Afinal, ele permite estabelecer um vínculo emocional com o consumidor, favorecendo a fidelização. Veja a seguir como aplicar as experiências sensoriais em sua estratégia de marketing.

1 - Conheça profundamente a sua marca

identidade da marca deve transparecer na estratégia de Marketing Sensorial. Para defini-la, você precisa conhecer seus produtos, serviços, valores e missão da marca.

Só assim será possível elaborar estratégias eficientes na hora de criar uma experiência sensorial. O público deve perceber a sua marca, seja qual for o sentido que você pretende aguçar nele.

2 - Identifique o seu cliente em potencial com o uso de CRM

Outro fator importante a se considerar é conhecer bem o perfil do seu cliente, o que fica mais fácil e preciso com o uso de um CRM. Com base nas informações colhidas, você terá uma clareza maior sobre quais estratégias implementar.

Esse conhecimento também é fundamental para que a experiência com a marca seja realmente positiva e sirva para estimular a compra.

3 - Defina os sentidos que serão explorados

É possível focar em apenas um sentido ou criar uma experiência sensorial unindo todos eles. Veja algumas dicas de como implementar cada um deles e vender mais.

Visão

Invista na identidade visual da marca, focando na psicologia das cores. Use uma boa iluminação na loja física e crie um site atrativo para mostrar a sua marca. Aposte na criatividade também na hora de fotografar os produtos para as redes sociais.

Paladar

Oferecer amostras grátis do produto é a forma mais comum de explorar o sentido do paladar. Empresas fora do segmento da alimentação também podem se beneficiar desse tipo de experiência sensorial. Oferecer água, café e petiscos é uma boa maneira de associar a sua loja a uma experiência agradável.

Tato

Ao entrar numa loja, os consumidores desejam tocar os produtos, sentir sua textura, qualidade e composição. Assim, é importante incentivar esse tipo de experiência para que eles possam sentir e experimentar o produto ou serviço.

Olfato

Os cheiros e aromas sempre são associados a uma ocasião ou lugar. Assim, ajudam a construir a memória olfativa do cliente em relação à sua marca.

Empreendimentos no segmento de alimentos usam aromas para despertar o apetite. Já lojas e hotéis, por exemplo, investem em fragrâncias acolhedoras para conquistar os clientes.

Audição

A música consegue atrair e envolver o público, deixando o ambiente mais agradável. Também pode despertar lembranças e criar laços afetivos com a marca. Ao definir a playlist, considere o perfil da persona, além da mensagem e sensações que deseja transmitir.

Como vimos, o Marketing Sensorial utiliza as experiências sensoriais como estratégias que podem ajudar a consolidar a sua marca e aumentar as vendas. Quando aplicado com a ajuda de um sistema CRM é possível obter o máximo de eficiência nos objetivos propostos. Experimente colocar essa estratégia em prática e se surpreenda com os resultados! 

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