O desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial pode ser dividido em duas fases distintas. A primeira fala sobre a atuação das Big Techs, que desempenharam um papel crucial na criação de uma infraestrutura capaz de superar barreiras significativas do mercado e a segunda, a adesão das startups e empreendedores para resolver desafios específicos de maneira ágil.

De acordo com um estudo ISG Provider Lens Analytics Services há um significativo aumento na implementação da IA em diversos departamentos, processos e setores empresariais. A surpresa reside na rapidez e na abrangência com que essa expansão ocorreu. O relatório produzido e distribuído pela parceria TGT ISG constatou que grandes e pequenos prestadores de serviços compartilharam casos de sucesso, evidenciando ganhos precisos de produtividade e aprimoramento de processos, o que demonstra maturidade no mercado de IA.

Especificamente na área de Marketing, o ano de 2024 deverá ser de grandes revoluções no Marketing, principalmente na forma como os profissionais abordam suas operações, principalmente na personalização da experiência do cliente.

Uma pesquisa da Accenture mostra essa perspectiva ao apontar que 85% das empresas planejam aumentar seus investimentos em IAs generativas até o próximo ano, com ênfase justamente em setores como atendimento ao consumidor (55%) e Marketing (41%). Esse é  um cenário em que os profissionais da área terão a possibilidade de analisar dados em tempo real para entender o comportamento do público, criando campanhas mais direcionadas e relevantes.

Os profissionais de Marketing não só aumentarão a eficácia das mensagens, mas também fortalecerão a fidelidade de quem está do outro lado, uma vez que as interações se tornarão mais significativas e adaptadas às necessidades individuais, de acordo com Guto Quirós, CMO da Conta Simples. “A IA deve transformar o que entendemos como Marketing, proporcionando uma abordagem mais inteligente, personalizada e eficiente”, diz o especialista.

Para compreender melhor esse processo, o CMO separou cinco insights importantes.

1. Análise de Dados e previsão de tendências com Análise Preditiva

A IA se tornará a aliada essencial na análise de grandes quantidades de dados provenientes de pesquisas com consumidores, comportamentos do mercado e históricos de compras anteriores. Ferramentas como Consensus já podem ser utilizadas para encontrar respostas de especialistas em artigos de pesquisa, provando que a compreensão mais profunda do público-alvo cresce junto da redução do esforço manual.

“Além disso, as empresas podem prever tendências emergentes e adaptar suas estratégias de Marketing em tempo real com a análise de padrões de dados de redes sociais, notícias e blogs. O Brandwatch é um exemplo de como a IA pode ser usada para essa previsão. Outra solução que pode ser dada como exemplo é o Einstein, de análise preditiva, automação e insights inteligentes para impulsionar a tomada de decisões”, prossegue Quirós.

2. Automação de Marketing

A automação de Marketing orientada por IA promete aumentar tanto a velocidade quanto a eficiência das operações. Tarefas demoradas – como o gerenciamento de anúncios digitais, campanhas de e-mail e agendamento de postagens em redes sociais – poderão ser feitas de forma muito mais rápida com ferramentas como Revealbot e Bardeen, que liberam um tempo valioso para os profissionais se dedicarem à construção estratégica.

3. Criação e redação de conteúdo

O ChatGPT emergiu como um catalisador na produção eficaz de conteúdo. No entanto, é crucial destacar que, apesar da automação, a criatividade e um ponto de vista forte continuam sendo elementos essenciais para esse tipo de função.

O especialista diz que “a IA atua como um facilitador. De um lado, a tecnologia promove a geração ágil e customizada de textos, enquanto do outro os profissionais mantêm a responsabilidade pela visão estratégica”.

4. Campanhas de Marketing personalizadas

A inteligência de Marketing proporcionada pela IA será fundamental para atender os clientes de forma mais precisa e personalizada. “Capacitando a criação de conteúdo exclusivo e campanhas únicas, a tecnologia dará espaço a soluções mais responsivas às necessidades específicas do público”, aponta Quirós.

5. Chatbots avançados para engajamento do cliente

Além do suporte ao cliente, os chatbots alimentados por IA podem ser programados para fornecer recomendações personalizadas de produtos, ajudar na navegação pelo site e até mesmo conduzir vendas, como faz o Drift.

Outras soluções são o Intercom: chatbots e automação para engajamento do cliente em tempo real e o Rasa: processamento de linguagem natural (NLP).

Qual o papel do profissional de Marketing diante da revolução da IA? 

Em um mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia, a ascensão da IA levanta questionamentos intrigantes sobre o papel da ação humana. O executivo analisa que, no entanto, ao retornarmos à realidade do cenário de negócios, percebemos que a lógica e a intuição ainda travam uma batalha épica. “O fato é que, no universo corporativo, mesmo diante da imensa capacidade analítica da IA, o ‘gut feeling’ continua desempenhando uma função crucial na tomada de decisões empresariais”, relembra Quirós.

Logo, muitas vezes o sucesso está associado à capacidade de seguir essa intuição, mesmo quando contesta a lógica aparente. O simples ato de inovar demonstra que o feeling humano pode identificar necessidades latentes e criar soluções transformadoras.

A tecnologia é uma ferramenta valiosa e está avançando constantemente, mas a análise humana continua sendo um elemento indispensável para a inovação nos negócios. A abordagem ideal é enxergar a IA como uma aliada poderosa, capaz de oferecer insights valiosos,  otimizar processos e, é claro, potencializar a nossa sabedoria intuitiva. Esse equilíbrio é a chave para o sucesso duradouro no dinâmico mundo do Marketing. 

Mercado mais aberto ao estudo em IA

Um exemplo de que os profissionais estão com vontade de aprender sobre IA, é a parceria entre a Semantix com o GenAI Lab, da Distrito, plataforma de inovação. O programa reúne empresas, startups, fundos de venture capital e demais participantes do ecossistema que atuam com Inteligência Artificial generativa. O objetivo é usar a ferramenta para gerar eficiência operacional, novos pilares de receita, melhorar a experiência do cliente e gerar insights e inteligência baseados em dados, informações e documentos.

Leonardo Santos, CEO e fundador da Semantix afirmou que essa iniciativa será um catalisador para o desenvolvimento de soluções inovadoras e oferecerá uma plataforma única para a colaboração entre empresas, startups e investidores, impulsionando o ecossistema de IA no Brasil.