Publicações trazem análises sobre estratégias e ferramentas no ambiente digital, além de dicas para não sucumbir à pressão
O ano chegando na metade e muitos profissionais de Marketing já estão analisando os números do primeiro semestre para trilhar novos caminhos que os levem a bater as metas. Entre erros e acertos, a pressão do dia a dia e a constante mudança dos algoritmos nas redes sociais fazem o trabalho ficar ainda mais desafiador. De olho nisso, três autores se fazem presente nos lançamentos de livro de 2022.
Felipe Moraes traz uma metodologia inovadora chamada 5Ps do branding: promessa, percepção, propósito, posicionamento e pessoas. No livro "Planejamento de marca no ambiente digital", os pilares do branding são apresentados pelo consultor de planejamento digital a partir da análise de 60 aspectos na vida de uma empresa.
"Branding afeta as percepções de qualidade do produto, a confiança com que as pessoas compram, sua sensibilidade a preço e aceitação de novos produtos pelos membros do canal de distribuição. A marca funciona a partir de crenças dos consumidores em relação a ela, quando a atitude em relação à marca é determinada por elementos de atributos funcionais e racionais. Quanto mais clara essa crença estiver na mente dos consumidores, maiores as chances de o consumidor verbalizar os motivos e atitudes que o levou àquela escolha".
O livro de 472 páginas e com dezenas de referências bibliográficas da área, no Brasil e no mundo, é dividido em quatro partes: a razão da marca, que contextualiza a cultura empresarial; a voz das ruas, para estabelecer os níveis de relacionamento do público; construção do posicionamento e da mensagem, ensinando conceitos e técnicas como swot, storytelling, brand persona, arquétipos de marca, entre outros.
Já Rafael Terra apresenta no livro "Instagram Marketing" uma maneira didática para aumentar a autoridade e as vendas de uma marca no Instagram. Publicado pela DVS Editora, a obra contém um passo a passo com os quatro pilares para traçar uma estratégia de sucesso na plataforma: estratégia, conteúdo, anúncio e mensuração de resultados.
A obra traz mais que tendências desta rede social; ensina como sair na frente da concorrência e criar uma estratégia realmente efetiva e inovadora; os segredos dos conteúdos para Feed, Stories, IGTV, Reels e Lives e como impactar os seguidores com anúncios vencedores e medir o sucesso das ações.
No prefácio assinado por Martha Gabriel, uma das pensadoras digitais mais influentes da América Latina, a especialista enaltece o fato de a obra auxiliar inúmeros negócios a prosperarem, gerar valor e melhorar a vida das pessoas.
Ao longo dos capítulos, é possível encontrar não apenas as formas corretas de utilizar as ferramentas do Instagram, mas também sobre marketing de conteúdo como um todo, conhecimentos que se aplicam também a outras mídias sociais.
Resistência
Por fim, o livro "Eu me recuso a dar errado" funciona como um impulsor para aqueles que pensam em desistir. Paulo Maccedo apresenta uma coletânea de ensaios a respeito de assuntos relacionados, todos apontando para um ponto específico: resistência. “Minha ideia foi esta: reunir escritos substanciais que revelassem um pouco da minha visão pessoal sobre o que significa resistir. Entretanto, apesar do tom autobiográfico, este livro não é sobre mim, mas sobre você. Sou apenas um tipo de propagandista.”
De empreendedorismo à política, de filosofia à religião, o autor ensina pelo exemplo a quebrar o complexo de vira-latas que existe em cada brasileiro e usou as próprias circunstâncias para mostrar que é possível, com muita dedicação e estudo, se recusar a dar errado.
Nascido em Belford Roxo, periferia da região metropolitana do Rio de Janeiro, viu de perto a barbárie e a desigualdade em uma cidade que foi eleita pela ONU a mais violenta do planeta. Teve uma infância difícil e uma adolescência desafiadora e hoje é analista de Marketing, escritor, mentor e uma das maiores referências em copywriting do país.
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