O casamento entre Inteligência Artificial e Marketing Conversacional ganhou um componente importante no ano passado. Queridinho entre os novos agentes de IA, o Chat GPT conquista cada vez mais espaço desde o seu lançamento, em novembro, e contribui para a expansão de um cenário de descobertas e possibilidades para o Marketing.
De olho no potencial da nova tecnologia, a Take Blip está agregando a ferramenta da OpenAI às soluções conversacionais. Associando a novidade aos já tradicionais recursos de mensageria, como o WhatsApp e os assistentes desenvolvidos para sites na internet, a empresa observa bons resultados coletados, principalmente, pela larga evolução dos contatos inteligentes.
Isso significa que o Marketing Conversacional dispõe de contatos cada vez mais capazes de entender genuinamente a necessidade do consumidor e, a partir disso, criar interações relevantes para a solução de um problema ou pesquisa. “Temos visto essa evolução com muito bons olhos. Combinamos o GPT com vários modelos dentro da tecnologia de large language models (LLM) e conectamos com os outros serviços cognitivos à nossa disposição para criar aplicações robustas de entendimento e capacidade de conversação com o consumidor”, declara Milton Stiilpen, Diretor de Pesquisa & Inovação da Take Blip, em conversa com o Clube Mundo do Marketing.
O passo a passo
Sendo uma novidade, a implementação do Chat GPT exige o cumprimento de uma curva de aprendizado para funcionar de forma plena. No entanto, a simplicidade da ferramenta contribui para a praticidade do processo. “Ainda estamos no processo de adoção, mas as coisas estão acontecendo mais rápido do que a gente imaginava. E, quando a gente pensa que já obtivemos, nessa fase, coisas e possibilidades novas, cria-se um cenário duplo, de descobertas e possibilidades”, destaca Bruna Parma, Head de Growth da Take Blip.
Enquanto muitas empresas ainda assimilam o Marketing Conversacional em sua essência, o avanço dos aparatos conversacionais oferecidos pela ferramenta da Open AI faz crescer a expectativa de popularização do uso dos chats interativos, tanto para marcas quanto para clientes. “Temos notado uma democratização. Acho que todo mundo já teve experiências ruins com contatos no online, resolvendo as coisas através da mensageria. Portanto, acreditamos muito na evolução dos contatos inteligentes”, complementa Stiilpen.
Quando assimilados e postos em prática, os recursos mais avançados do GPT dotam a conversa de um potencial ainda maior de personalização, engajamento e fluidez. “A partir de um fluxo comunicacional bem desenhado, a experiência síncrona torna-se mais rápida e fluida. Além disso, vemos todo o processo acontecendo de forma muito natural. No final das contas, é isso que os clientes desejam”, completa Bruna.
O que as empresas têm a ganhar com o GPT?
Capaz de apoiar toda a jornada no Contato Inteligente, os recursos do Chat GPT proporcionam experiências fluidas em etapas cruciais, como os atendimentos de pós-venda, automatização de processos e FAQ’s mais humanizadas. O lado humano também ganha destaque no processo de obtenção de informações. Programada para atender às necessidades dos clientes de forma personalizada, a experiência conversacional busca oferecer uma experiência que se assemelha a uma conversa com um vendedor em uma loja física.
A ferramenta também desempenha funções importantes durante o processo de compra. Inserido em uma interface convencional, que dialoga com o cliente através de menus conversacionais, o GPT auxilia na segurança do processo, oferecendo confirmações e checkpoints estratégicos para a confirmação e conclusão de uma compra.
Finalmente, a ferramenta se destaca por seu notável nível de maturidade, que facilita a interação com os clientes e previne possíveis desvios quanto ao assunto tratado pelo consumidor. “O grande diferencial do chat com o GPT é a possibilidade da combinação de diferentes perguntas, mesmo com alto grau de complexidade. Dessa forma, o consumidor consegue obter detalhes específicos do produto que deseja adquirir em uma só pergunta. O robô coleta as informações a partir do banco de dados fornecido pela loja que o utiliza. Assim, há a garantia que a tecnologia se atenha à necessidade do cliente”, finaliza o Diretor.
Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Milton Stiilpen e Bruna Parma explicam, em detalhes técnicos, o funcionamento da ferramenta GPT e exemplificam a força da Inteligência Artificial no case Áudios Mágicos, desenvolvido pela Take Blip em parceria com a Coca-Cola. Clique aqui para acessar:
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