quarta-feira, 26 de abril de 2023

5 competências empreendedoras aprendidas com o BBB 23

 


Por Lucas Manso*

Amado por muitos e odiado por tantos outros, o Big Brother Brasil é um dos produtos mais rentáveis e populares em nosso país atualmente. O reality show tem uma história de mais de 20 anos e consegue se superar a cada edição (ainda que com altos e baixos), apresentando uma variedade de personagens com personalidades distintas, histórias que engajam e que conseguem fidelizar uma legião de fãs, responsáveis por consagrar o grande campeão ou campeã do BBB.

Para conseguir conquistar o prêmio máximo ou até mesmo uma participação que garanta frutos positivos após o programa, independentemente da posição no ranking, os participantes que mais se destacam apresentam características fundamentais também para uma pessoa que deseja empreender com sucesso. Exemplos muito positivos são Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, e Juliette Freire, que em 2021 ficaram em 4° e 1° lugar, respectivamente, e se tornaram grandes players do mercado publicitário, expandindo sua marca pessoal de forma bastante estratégica.

O BBB 23, que termina nesta terça-feira (25/04), talvez seja uma das edições mais polêmicas da história do programa, com muitos fatores positivos e controversos, e uma final disputada entre as amigas Amanda Meirelles, Bruna Griphao e Aline Wirley.

Confira as competências empreendedoras presentes nesta temporada do reality:

Comunicação
Quando falamos de um programa no qual as pessoas são monitoradas 24 horas por dia, essa talvez seja a mais importante das habilidades. Afinal, cada coisa que você fala ou expressa será vista e revista por milhões de pessoas por todo o Brasil. Se você fala algo impactante, seja positivo ou negativo, o tema será debatido por dias em rodas de conversa ao redor do país e, principalmente, nas redes sociais. Portanto, é extremamente importante cuidar da forma como você se comunica, sem perder a espontaneidade. Geralmente, pessoas com essa habilidade mais desenvolvida, dentro e fora da casa, conseguem engajar mais.

Confira nosso curso rápido sobre Comunicação Não-Violenta

Maturidade emocional
Mesmo não sendo algo explicitado pelo público, pessoas maduras emocionalmente tendem a se destacar no BBB. É claro que essa não é uma regra, tendo em vista que há personagens muito complexos, mas ser minimamente estável emocionalmente, principalmente em momentos conturbados, contribui muito com a trajetória dos participantes. Respirar fundo e refletir sobre os próximos passos pode ajudar no controle das emoções, de modo que elas sejam utilizadas no momento mais pertinente e na intensidade certa. Para mim, é a competência-chave do programa.

Persistência
Não desistir diante dos diversos obstáculos impostos pelo jogo talvez seja a competência que mais encanta o público. Persistir diante das dificuldades e não se entregar é muito louvável. Quem já não se emocionou ao ver uma pessoa participante ganhar uma prova do líder após horas de resistência? Ou quando uma pessoa volta de diversos paredões? Porém, vale lembrar que ser resiliente não é ser imbatível, mas é ter a capacidade de dar a volta por cima rapidamente.

Correr Riscos Calculados
Saber se posicionar dentro do game é uma das competências mais difíceis no BBB. Afinal, tal atitude sempre vai gerar aquela pergunta incômoda: “Será que estou do lado certo?”. Por isso, é necessário correr riscos todos os dias, mas eles precisam ser bem calculados para que um pequeno erro ou uma falta de posicionamento mais firme não custe toda uma trajetória de ascensão que aquele personagem construiu ao longo dos dias.

Networking
Por fim, chegamos nela, a mais estratégica competência do BBB: a de montar e consolidar uma forte rede de contatos. Ter pessoas que constroem algo com você, chamados de “aliados” no BBB, é extremamente necessário para quem quer se manter ileso o máximo de tempo no programa. Uma rede bem estruturada pode contribuir com o seu propósito e ser um refúgio durante um momento de crise. Às vezes, mesmo sem ter conquistado a simpatia de um grupo dentro do programa, a pessoa participante consegue se conectar de maneira única com o público. E essa é a principal rede de contatos que se pode fazer dentro do BBB!

————————————————————————————

Assistindo ao programa quase diariamente ao longo de muitos anos, pude observar que essas cinco competências são aquelas que mais podemos aprender para a nossa vida. O reality expressa muitos aspectos da vida real. Mesmo que muitas situações no game não aconteçam de forma literal fora da casa, podemos aprender algo com elas.

Então, como podemos obter tais competências para viver em sociedade de forma saudável e ter sucesso em nossas trajetórias? É simples, você pode aprender todas elas com as experiências vivenciadas ou até mesmo de maneira formal, por meio de cursos, eventos etc.

Uma indicação minha é a plataforma Inspira JA, da Junior Achievement, na qual você pode, de forma 100% on-line e gratuita, acessar todos os cursos e desenvolver essas e muitas outras competências empreendedoras tão importantes para a nossa trajetória pessoal e profissional.

É como canta o Paulo Ricardo: “Se querer é poder, tem que ir até o final, se quiser vencer!”.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário