Ao fazer uma busca na internet, grande parte dos usuários não vai além da primeira página do Google, visto que os resultados exibidos ali costumam ser o bastante para atender à demanda daquele momento.
Por essa razão, sites que ocupam a primeira posição no buscador têm maior alcance e visibilidade, o que contribui para o alcance de melhores resultados para a empresa e faz com que seja uma área da internet bastante desejada pelos profissionais de marketing.
Reunimos abaixo algumas das principais dicas para melhorar o SEO do seu site e ajudá-lo a estar na primeira página do Google. Quer saber como fazer isso? Então, confira a seguir!
Como aparecer na primeira página do Google?
- Ofereça um conteúdo relevante
- Utilize palavras-chave relevantes
- Faça link building
- Use uma meta-description atrativa
- Otimize as imagens para SEO
Existem algumas boas práticas que ajudam a trazer relevância para o site e uma boa experiência para os internautas — fatores que contribuem para que o algoritmo do Google insira uma página entre os seus primeiros resultados. Veja abaixo!
1. Ofereça um conteúdo relevante
O Google dá preferência a sites que são atualizados com frequência, o que torna o blog uma solução útil. Afinal, ele possibilita que o site seja atualizado constantemente com conteúdo relevante e, além disso, ajuda a atrair visitantes que aumentarão o tempo de permanência nas páginas e reforçarão a relevância do site para o algoritmo.
2. Utilize palavras-chave relevantes
Utilizar palavras-chave relevantes para o conteúdo da página é uma das principais necessidades para que o algoritmo do Google coloque o site em uma boa posição. Para definir esses termos, a dica é contar com a ajuda de ferramentas como o Semrush, o Google Keyword Planner e o Google Trends.
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3. Faça link building
Links internos fazem com que o usuário vá de uma página para outra página dentro do seu site. Investir em uma estratégia de link building aumenta o tempo de permanência do visitante e favorece o entendimento do algoritmo sobre a relevância do site.
Outro fator a se considerar é que por meio do link building é possível monitorar o caminho que usuário faz dentro do site — o que é útil para o planejamento de estratégias de SEO.
4. Use uma meta-description atrativa
A meta-description é o resumo da página que aparece embaixo do título com o link nos resultados de pesquisa do Google. Se essa informação não é definida, o algoritmo decide o que colocar ali — e, normalmente, a escolha não instiga o usuário a clicar. Assim, é importante que esse campo receba atenção e seja preenchido com uma descrição atrativa para o usuário.
5. Otimize as imagens para SEO
O Google ainda não compreende a relevância de uma imagem de acordo com o seu conteúdo. Então, a ideia dessa otimização está na utilização de textos alternativos por meio do Alt Text e de nomes de arquivos que descrevam o que a imagem mostra. Essa ação ajudará a melhorar o ranqueamento da imagem nos resultados de busca de imagem do Google.
É fácil perceber o quanto aparecer na primeira página do Google é relevante para que negócios consigam se destacar da concorrência e alcançar um público cada vez maior no seu ramo de atuação. E as dicas apresentadas se mostram fundamentais para isso, visto que o uso aparentemente simples de uma palavra-chave correta já é positivo.
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