terça-feira, 11 de abril de 2023

Audience Insights do TikTok: veja como usar para ter ideias de conteúdo

 


TikTok é uma ferramenta dinâmica e intensa. Se você não está produzindo conteúdo de maneira constante, pode cair no esquecimento. Porém, algumas vezes parece ser impossível ter ideias para postar tanto. É aí que o Audience Insights do TikTok entra como a principal ferramenta para movimentar, inclusive, o seu TikTok Ads.

Quer saber mais sobre esse recurso, como ele funciona e como extrair o máximo de proveito dele? Então, está na hora de saber mais sobre a ferramenta capaz de gerar ideias de conteúdos irresistíveis. Continue lendo e aproveite todas as informações!

Inclusive, você pode entender melhor como o seu público-alvo predefinido consome conteúdos dentro do aplicativo, especificamente. E é lógico que isso é valioso para quem quer ter um contato mais intenso com esses usuários, viralizando nas redes sociais.

Então, suponha que você já tem um público-alvo bem definido e que quer começar a se relacionar com ele no TikTok. O primeiro passo é entender quais são os conteúdos que estão “fazendo a cabeça” desse pessoal lá dentro.

Você terá acesso a uma relação mais generalista dos temas que despertam interesse nessas pessoas, mas poderá também se aprofundar neles. Para ter uma ideia, é possível até saber a faixa de preço do dispositivo que o usuário está usando na rede; tudo com a intenção de direcionar melhor a segmentação das suas campanhas.

Veja como usar o TikTok em sua estratégia de Marketing nas Redes Sociais

Você pode usar os dados gerados pelo Audience Insights da forma como a sua imaginação permitir. Mas é claro que existem algumas aplicações que são amplamente difundidas no mercado e dão super certo. Então, o ideal é ficar de olho nelas e experimentar. Olha só!

 

1. Use os insights no planejamento de campanhas

A primeira maneira de fazer um bom uso do Audience Insights do TikTok é aproveitando todos os insights de audiência gerados para elaborar campanhas mais alinhadas com a preferência do seu público.

Isso significa explorar melhor as suas hashtags de interesse, direcionar seus conteúdos para quem interage com os vídeos e até mesmo trabalhar com públicos personalizados que engajaram com um conteúdo específico.

2. Aprenda mais sobre o seu público

Além de validar as informações que você já tem sobre o seu público-alvo, você também pode aprofundar o seu conhecimento sobre ele, adquirindo novos dados relevantes sobre o seu perfil, demografia ou comportamento na rede.

Isso permite que a sua empresa consiga estabelecer uma comunicação direto ao ponto, engajando os usuários logo no início dos conteúdos e prendendo a sua atenção.

3. Crie estratégias mais segmentadas

Talvez sua empresa não consiga engajar todos os públicos com um único tipo de conteúdo. Mas, com o Audience Insights do TikTok, é possível criar conteúdos distintos, segmentados e atrativos, para públicos diferentes.

Mesclando os seus conteúdos e abordagens, é completamente viável captar a atenção mesmo de grupos diferentes de consumidores nos quais sua marca tem interesse.

4. Planeje seu conteúdo com base nos interesses

E, falando em interesses, você pode descobrir uma fonte praticamente inesgotável de insights ao planejar seus conteúdos sempre com base nos assuntos mais buscados e assistidos pela sua audiência.

Assim, seu perfil na rede social vai se moldando conforme o comportamento do seu público-alvo, o que o mantém sempre atento às suas postagens.

Quais são as vantagens de usar o TikTok?

E se você ainda está se perguntando sobre o porquê de usar a rede social, aqui vão algumas razões pelas quais você deveria começar a apostar no TikTok para negócios como um recurso estratégico. Confere aí!

Conta com um alto índice de crescimento

Pode não parecer, mas o TikTok estourou na popularidade entre os usuários, deixando a concorrência surpresa com a sua participação como mídia social, mesmo com gigantes já inseridos e consolidados nesse mercado.

Apesar de ser uma rede social que deu os seus primeiros passos no uso pessoal, não demorou até que as empresas percebessem que poderiam aproveitar o recurso a seu favor.

Por isso, se você quer ter acesso a uma larga escala de usuários, seja para divulgar sua marca ou mesmo aprender mais sobre o seu público, essa é uma ótima alternativa. Por isso, o TikTok pode ser um ótimo local para você testar interações com os seus consumidores.

Grande número de usuários ativos

Os usuários ativos são aqueles que estão sempre presentes de alguma maneira na rede social, ou seja, que a acessam todos os dias. Por isso, tudo o que você posta pode ser rapidamente visualizado por um número bastante expressivo de pessoas.

A melhor parte é que, além de ser um público que “está sempre ali”, ele também interage de forma ativa com as publicações. Curtidas, comentários e compartilhamentos são muito mais comuns no TikTok do que em outras redes sociais. E é assim que você consegue entender com mais precisão o que funciona ou não para a sua audiência.

Jovens no centro da atenção

Se você tem um negócio nichado para o público jovem, suas chances de sucesso com o TikTok são ainda maiores. A maioria dos usuários tem entre 12 e 30 anos, o que costuma ser bastante favorável se a sua intenção for tornar a marca popular.

É claro que, apesar do estereótipo do jovem brasileiro, é preciso ir mais a fundo para entender o comportamento desses usuários online. Por isso, o Audience Insights do TiktTok também é relevante nesse sentido.

Já é popular entre grandes empresas

E se você está com um pé atrás em manter sua conta ativa no TikTok porque pode “pegar mal”, não se preocupe. A rede social já foi aderida por grandes companhias e já é encarada pelo mercado como uma ferramenta organizacional também.

Existe uma máxima no marketing de que você deve estar onde o seu cliente está. Por isso, se você precisar ir para o TikTok para consolidar boas memórias relacionadas à sua empresa, tudo bem. No fim, quem vai dar o tom às publicações e definir quando postar no TikTok é você.

Usar o Audience Insights do TikTok é uma ótima maneira de aumentar a participação da sua marca em ambientes digitais, além de ser uma estratégia e tanto para descobrir do que o seu público gostae conhecer melhor o seu comportamento. Então, aproveite a seu favor!

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