O vídeo de apresentação profissional é um formato que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da comunicação corporativa. Afinal, em um vídeo é possível apresentar a imagem de sua empresa de maneira muito mais dinâmica e diferenciada.
Vender uma ideia ou produto, passar informações importantes ou até ensinar algo são alguns dos principais desafios que qualquer empresa enfrenta em seu processo de comunicação corporativa.
Essa preocupação é fruto do receio natural de qualquer empreendedor de não conseguir passar tudo que ele deseja de forma impactante para o seu público-alvo.
E é aí que o vídeo de apresentação profissional entra. Se você deseja apresentar sua empresa de forma diferenciada, atraindo mais clientes, investidores e/ou apoiadores, os vídeos são excelentes ferramentas.
Neste artigo você conhecerá mais sobre os vídeos de apresentação profissional. Conheça os formatos deste tipo de conteúdo, ferramentas para criar vídeos do zero e dicas para construir um material diferenciado. Confira!
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O que é um vídeo de apresentação?
O vídeo de apresentação profissional é um conteúdo audiovisual criado para apresentar os produtos, os serviços ou mesmo as ideias de uma empresa.
Diferentemente de outros tipos de vídeos, em um vídeo de apresentação profissional o enfoque é fazer com que o público conheça a empresa, a sua história, seus valores, entre outros aspectos.
Hoje em dia, muitas empresas estão substituindo as tradicionais apresentações de slides por uma apresentação mais dinâmica e atraente para o público em formato de vídeo.
A diferença entre os vídeos e os slides é grande. Enquanto os slides apresentam, muitas vezes, as informações de forma mecânica, os vídeos permitem uma apresentação mais dinâmica. Eles prendem mais a atenção do público e tornam a experiência mais agradável.
Além disso, os vídeos de apresentação profissional estão sendo utilizados como material auxiliar para os apresentadores, fortalecendo a oratória e a performance deles no palco.
Um vídeo de apresentação profissional é um poderoso aliado para o Conteúdo e a Performance (Pilares da Metodologia CDP), por serem extremamente didáticos. Para se ter uma ideia, um conteúdo audiovisual de 2 minutos equivale a 1,8 milhão de palavras.
Tipos de vídeos de apresentação profissional
Conheça os 3 tipos mais comuns de vídeos de apresentação profissional e saiba como escolher o ideal para os objetivos de sua empresa:
1. Apresentação de empresas
Se você é um empreendedor e está prestes a apresentar produtos, serviços ou ideias de sua empresa em uma reunião, saiba que o vídeo de apresentação profissional te ajudará a alcançar os seus objetivos.
Futuros parceiros e possíveis investidores darão mais atenção ao que você tem a dizer caso utilize um vídeo para introduzir o assunto. Isso foi comprovado por pesquisas de mercado, que apontaram que preferem uma apresentação em vídeo do que uma apresentação em texto sobre o mesmo tema.
Além disso, as campanhas feitas em vídeos podem apresentar de maneira detalhada a sua empresa e impressionar quem assiste, dando confiabilidade e credibilidade à sua marca.
2. Apresentação de produtos
Os vídeos falam por si só. Por exemplo: a probabilidade de uma pessoa assistir a um vídeo de vendas é 98% maior do que a probabilidade desta mesma pessoa dar atenção a um vendedor.
Por isso, considere fortemente utilizar os vídeos para complementar o seu discurso de vendas e para enriquecer o poder de venda da sua empresa.
Se você está lançando um novo produto, utilize o vídeo de apresentação profissional e divulgue o lançamento. Insira o seu vídeo com o seu produto na internet e aumente muito as suas vendas. Essa é uma excelente forma de mostrar credibilidade ao consumidor.
3. Apresentação de estratégias
Também é possível colocar no seu vídeo de apresentação profissional aspectos da estratégia de sua empresa — como, por exemplo, quais são os planos do negócio para os próximos anos.
Essa pode ser uma apresentação interna, que não necessariamente será levada ao público externo. Além disso, você também pode apresentar as suas ideias de mercado, suas inovações, tudo de maneira visual e bem mais interessante.
Mesmo que o assunto a ser apresentado seja difícil de explicar, o vídeo pode te ajudar a fazer o público entender de forma clara e visível.
4 passos para criar um vídeo de apresentação profissional
O vídeo de apresentação profissional realmente tem ajudado muitas empresas a entrar de vez no mercado digital e, com isso, elas têm conquistado mais parceiros e mais clientes.
Todas as empresas precisam se adaptar à era digital e uma das formas de fazer isso é criando vídeos de apresentação profissional — que, atualmente, são uma ferramenta fundamental para o sucesso e o crescimento de uma empresa.
Veja, a seguir, 4 passos para criar um vídeo profissional:
1. Conheça a sua audiência
Para ter sucesso com o vídeo de apresentação profissional de sua empresa, é importante conhecer a sua audiência. Afinal, prender a atenção deles deve ser o principal objetivo do seu vídeo.
Portanto, pense e crie, antes de mais nada, uma persona para os materiais de apresentação de sua empresa, entre eles, o vídeo. Veja os problemas e os desejos que o seu público vivencia no momento.
Com essas informações em mãos, você poderá escolher a melhor linguagem a ser utilizada no vídeo. Seu vídeo ficará personalizado e interessante para o seu público.
2. Sempre procure causar um impacto positivo
Sempre que começar a criar um vídeo de apresentação, procure causar um impacto positivo nas pessoas.
Aqueles que se impressionarem com o seu vídeo certamente interagirão e, com certeza, procurarão saber mais sobre sua empresa.
Por isso, coloque mensagens positivas e emocionantes em seu vídeo de apresentação profissional para proporcionar uma boa experiência ao seu público.
3. Utilize o Storytelling
O Storytelling é uma fórmula de narrativa que cativa quem escuta. É uma técnica há muito tempo utilizada no cinema e nos livros, mas que também se encaixa muito bem nas apresentações profissionais para gerar empatia e aproximação das pessoas com as empresas.
No seu vídeo de apresentação profissional, crie uma história e faça uma ligação de modo afetivo com o público. Isso criará um vínculo da sua empresa com os seus ouvintes e fará com que eles se tornem fiéis seguidores da sua ideia.
4. Não se esqueça do CTA
O CTA — Call to Action, ou Chamada para ação, em português — é uma ferramenta utilizada em apresentações e palestras para mover os ouvintes a ação. Elas automaticamente são motivadas a agir em prol do objetivo dos oradores.
No vídeo de apresentação profissional, utilize o CTA e leve o seu público a interagir com a sua empresa. Você pode inserir nos vídeos alguns cards e anúncios entre outras ferramentas e, com isso, levar as pessoas a executar alguma ação — seja ligar para a empresa ou até mesmo comprar o produto.
3 dicas para incluir vídeos na apresentação profissional de sua empresa
Está motivado a criar vídeos de apresentação profissional para sua empresa? Ótimo!
Para te ajudar, daremos agora 3 dicas para incluir os vídeos de apresentação na estratégia de comunicação profissional da sua empresa. Vamos lá!
1. Aposte em vídeos animados
Os vídeos animados, como o próprio nome diz, são capazes de tirar todo o peso de uma apresentação de informações densas e trazem dinamicidade e engajamento com a plateia.
As animações caíram no gosto das apresentações profissionais e isso é justificado pelo fato de que elas atingem todo tipo de público e cabem em diversos tipos de vídeos, sejam eles explicativos, vídeos institucionais ou mesmo comerciais.
Veja, abaixo, um exemplo de vídeo animado de apresentação profissional que a Smartalk desenvolveu para a Açaí Fresh:
2. Use e abuse de informações gráficas e visuais
É extremamente difícil manter um público conectado com a apresentação quando ela é totalmente estática. No entanto, se você fez seu dever de casa e conhece bem com quem está conversando, basta usar alguns recursos visuais impactantes para não deixar ninguém pegar no sono.
Sua plateia é fissurada em números e dados? Deixe-os destacados nos seus vídeos. Faça o mesmo com gráficos, tabelas e qualquer outra imagem que represente de forma icônica todo o seu discurso.
3. Fique atento ao tempo de duração do seu vídeo
Tempo vale ouro! Quando se trata de vídeos de apresentação profissionais, sabemos que conseguir usá-lo com sabedoria é fundamental. Nem sempre o vídeo poderá falar tudo por você: em muitos casos, será necessário um complemento ou algum tempo para responder perguntas, por exemplo.
Por outro lado, se o vídeo de apresentação profissional também for muito sucinto, você poderá desperdiçar todo seu potencial e não dar o resultado esperado.
Tudo dependerá do tempo de que você dispõe, porém, em média, vídeos de apresentação profissional que duram entre 60 e 90 segundos são uma aposta mais que segura para começar.
5 ferramentas para desenvolver seu vídeo de apresentação profissional
A seguir, você conhecerá as 5 ferramentas que selecionamos para auxiliá-lo na criação de vídeos de apresentação profissional matadores para a sua empresa. Confira!
1. Prezi
O Prezi é uma ferramenta online que permite que você crie slides e depois anime-os para criar um vídeo. O mais legal dessa ferramenta é a linguagem dinâmica que auxilia na construção do seu conteúdo. A ferramenta é fácil de usar, simples de entender e deixa a sua apresentação com mais vida.
Confira um exemplo de como uma apresentação animada no Prezi pode ficar muito interessante:
2. Magisto
O Magisto é uma ferramenta online que pode ser usada através do computador ou de um dispositivo móvel. Com ela você adiciona imagens, vídeos, textos e áudio de maneira fácil e simples.
Rapidamente você constrói um vídeo, trata a imagem com filtros especiais, acrescenta músicas e apresenta a sua empresa de um jeito bem criativo.
3. Editor de vídeo do seu computador
Se você tem um PC com sistema operacional Windows, você pode editar vídeos com o Movie Maker. Já para quem usa um Mac, é possível usar o iMovie.
As duas ferramentas, que já vêm instaladas no sistema das respectivas plataformas, são simples de usar e muito fáceis de entender. Você adiciona imagens, textos e áudio em uma timeline e depois exporta seu conteúdo rapidamente.
4. WeVideo
O WeVideo é mais uma excelente ferramenta online para ajudar você a criar a apresentação da sua empresa. Ele tem diversos recursos de edição, todos bastante simples. Por isso, é bastante indicado para quem não é especializado no assunto.
Para quem busca funções mais avançadas, é possível adquirir um plano premium, que disponibiliza mais opções de edição e memória.
5. Youtube Editor
O Youtube não é só um site de streaming de vídeos, ele também oferece a opção de edição de conteúdo audiovisual.
Basta você logar em seu usuário no site, acessar a área editor e começar a compor a apresentação. Ele não tem muitas opções de edição como filtros de imagem, mas tem o básico para quem deseja começar!
Conclusão
Para criar um vídeo de apresentação profissional digno de gerar resultados muito positivos, é necessário compreender com quem você falará. É importante entender como abordar o público de forma a gerar mais engajamento.
Um público entrosado com sua história resulta em um maior interesse na apresentação de sua empresa — e isso os vídeos tiram de letra. Portanto, aposte na criação de vídeos de apresentação profissional recheados de conexões entre sua empresa e seu público.
Não deixe de usar os vídeos como um recurso capaz de surpreender e dar mais sentido a tudo isso! Quer continuar aprendendo? Baixe agora mesmo o Ebook: Como Usar Vídeos no Processo de Vendas.
Com ele, você compreenderá o poder dos vídeos e saberá como usá-los de maneira eficiente em um processo de vendas para obter melhores resultados de negócio.
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