terça-feira, 14 de julho de 2020

Storytelling: Como contar grandes histórias em suas apresentações

O uso da técnica de storytelling é uma ferramenta cada vez mais decisiva nas grandes apresentações, porém, entreter e encantar o público em uma apresentação não é das tarefas mais fáceis.
São diversas barreiras e objeções a serem vencidas, para que as pessoas prestem atenção no que você está falando.
Para se ter uma ideia, segundo o especialista em apresentações corporativas, Carmine Gallo, nesta matéria para a Forbes, após 10 minutos, é praticamente impossível manter a audiência interessada em qualquer tipo de apresentação.
O problema é que nem sempre será possível falar todo o conteúdo necessário em apenas 10 minutos e é aí que a técnica de storytelling se encaixa.
O termo storytelling (em tradução livre: “contando uma história”) refere-se a técnica de narrativa, utilizada para contar histórias relevantes, envolventes e encantadoras, por parte do storyteller, o “contador de histórias”.
Em apresentações corporativas, quando o assunto a ser tratado é muita vezes técnico e pouco envolvente, a técnica de storytelling é o que diferencia aquelas que ficarão na memória do público, daquelas que serão esquecidas poucos minutos após o seu fim.
Neste artigo, você irá conhecer a técnica de storytelling e como aplicá-la em suas apresentações, para torná-las envolventes e memoráveis, levando o nível de sua comunicação a um patamar ainda mais superior. Vamos lá?

O que é Storytelling? 

Segundo o dicionário Oxford da Língua Inglesa, storytelling consiste na “atividade de contar ou escrever histórias”.
Porém, indo além da definição pura do dicionário, o conceito de storytelling pode ser tratado como uma das principais formas de expressão e comunicação humana.
Através do storytelling, conseguimos atrair a atenção de qualquer pessoa, mesmo para assuntos maçantes e aparentemente difíceis de serem tratados em um apresentação.
A técnica é tão importante que, nos EUA, existe uma Associação Nacional de Storytelling, que ensina pessoas a aplicarem a técnicas, em suas apresentações, sejam elas corporativas, pessoais, ou com qualquer outro tipo de finalidade.
Esta Associação Norte Americana apresenta cinco tópicos, que ajudam a compreender a definição do conceito de Storytelling:

1 – O Storytelling é interativo

A técnica de Storytelling envolve uma interação de duas vias, entre o storyteller e os seus ouvintes. Desta forma, a reação e o envolvimento dos ouvintes com a história influencia diretamente o modo ao qual ela será contada.
A natureza interativa do Storytelling deriva do imediatismo e do impacto que a história incita em quem a ouve. Por isso, esta é uma técnica que emerge da interação e da cooperação, entre ouvinte e storyteller.

2 – O Storytelling faz uso direto da linguagem

A técnica de storytelling utiliza diretamente aspectos linguísticos da comunicação. Seja ela a língua falada, como o Português ou Inglês, ou mesmo a Língua Brasileira de Sinais, por exemplo.
Mas o que diferencia o Storytelling de outras formas de contar histórias é o uso direto da linguagem.

3 – O Storytelling utiliza aspectos vocais e corporais

Ao contar uma história utilizando a técnica de Storytelling, o storyteller não pode se prender apenas ao uso das palavras.
Outro dos pontos que diferencia o Storytelling, de outras formas de contar histórias, está no uso de aspectos não-verbais da comunicação, como a postura corporal e as variações no tom de voz, por exemplo.
Aspectos que são utilizados pelo storyteller para enriquecer a história que está sendo contada e como os ouvintes a percebem. 

4 – O  Storytelling apresenta uma história

O Storytelling sempre irá envolver a apresentação de uma história e uma narrativa. Existem muitas formas de apresentar uma história, porém, para ter sucesso nesta jornada, o storyteller precisa aplicar o Storytelling em sua narrativa.
Seja a partir de uma poesia, uma show de comédia stand-up ou mesmo uma apresentação corporativa, sempre que é preciso causar impacto na audiência, contando uma história, o Storytelling é o caminho a ser seguido.

5 – O Storytelling incentiva a imaginação dos ouvintes

Através da técnica de Storytelling, o storyteller consegue incentivar o ouvinte a se imaginar dentro da história.
Com o uso de uma narrativa que envolva aspectos linguísticos, vocais e corporais, o ouvinte consegue compreender e se envolver com os personagens da história.
Assim, uma conexão instantânea será criada entre a audiência e o storyteller, pois ele estará mostrando o lado humano da história e conseguirá captar muito a atenção deles, com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário