Como a maior parte do Brasil ainda segue praticando isolamento social, o acesso à internet cresce a cada dia – fazendo com que muitas empresas adotem uma estratégia de redes sociais pensada para este período.
Sabemos que muitos empresários ficaram tentados a colocar seu planejamento de marketing digital em stand-by, por uma série de motivos. No entanto, mais do que nunca, as empresas precisam permanecer engajadas e ágeis em responder ao cenário em mudança – tanto do aumento de tráfego no meio digital, como das novas necessidades dos consumidores.
Se você não fizer isso, seus concorrentes conectarão com satisfação seu (antigo) público-alvo com suas marcas, produtos e serviços.
Acredite: há inúmeras maneiras de sua organização se conectar com leads e clientes, criar lealdade à marca e, dependendo do seu setor, até aumentar as vendas online. Entenda melhor como tudo isso funciona com a leitura a seguir.
Por que uma estratégia de redes sociais é importante (também) em momentos de incerteza
Momentos como este demandam muito de uma empresa – e saber usar o marketing digital a seu favor pode ser decisivo. Listamos alguns pontos que podem ajudar a esclarecer a questão – veja abaixo:
- De acordo com uma pesquisa recente, o Facebook registrou um aumento de 70% no uso de todos os seus aplicativos no mês de março. As pessoas estão recorrendo às redes sociais para manterem-se entretidas, conectadas às pessoas e informadas enquanto estão em casa;
- Muitas empresas reformularam seus orçamentos de marketing digital neste período, focando nas redes sociais e no e-mail marketing para continuar a construir uma marca e envolver os clientes;
- As pessoas estão recorrendo a diferentes canais para acessar novos conteúdos, como o TikTok, quem vem sendo cada vez mais explorado por celebridades e influenciadores brasileiros.
Esses são apenas alguns dados que deixam claro que agora é um momento decisivo para sua marca explorar uma estratégia de redes sociais mais eficaz e focada nos hábitos do seu cliente ideal e assim construir relacionamentos com clientes novos e existentes.
Quais são os canais e redes sociais mais indicados para sua empresa neste período?
Um dos principais desafios que as marcas enfrentam durante uma crise global é saber quando e como ajustar as estratégias de marketing digital. É por isso que é mais importante do que nunca ouvir seu público durante esse período incerto.
A escuta social é um ótimo ponto de partida: através dela é possível obter uma visão mais profunda das discussões em torno da sua marca, bem como do setor e da comunidade em geral.
Ao manter um dedo no pulso da conversa e aplicar esses aprendizados à abordagem final, sua estratégia de redes sociais pode posicionar sua marca como um participante atencioso, orgânico e valioso para a conversa.
Mas existem alguns outros cuidados para obter bons resultados em seus perfis sociais – saiba mais no próximo tópico!
5 dicas para ajustar sua estratégia de redes sociais já
Obter bons resultados em meio a este momento tão dinâmico requer esforço, paciência e muita atenção ao cenário. Comece observando estas questões:
1) Comunique como suas operações estão funcionando
Atualize as informações da sua empresa sobre as medidas tomadas para manter seus funcionários e consumidores seguros e bem atendidos:
- Alterações no horário de funcionamento;
- Novos canais de atendimento;
- Formatos de entrega de seus produtos e serviços, entre outros.
Lembre-se que o Facebook permite à sua empresa fixar qualquer uma dessas alterações na parte superior da sua página.
2) Ofereça valor aos clientes e leads
Disponibilize um conteúdo relevante e pensado para oferecer caminhos e soluções neste momento. Utilize as perguntas frequentes como ponto de partida e destaque artigos em seu blog corporativo que fornecem informações dentro da sua área de especialização.
Entre as ações de sua estratégia de redes sociais, considere dar espaço para discussões ao vivo ou em vídeo, palestras e seminários on-line através dos recursos disponíveis em cada plataforma.
3) Explore suas provas sociais
Escritórios fechados e linhas de produção operando em um novo ritmo podem tornar a pauta para novos conteúdos mais desafiadora.
Um caminho é utilizar as provas sociais recebidas durante este período para criar novas ofertas de conteúdo: elogios de clientes podem virar cases, artigos de blog, vídeos e tudo que possa ajudar a envolver os usuários com a sua marca, interagir com sua empresa e fornecer mais conteúdo para postagem – ou repostagem.
4) Faça mais vídeos
O público nunca esteve tão familiarizado com vídeos como agora: teleconferências para reuniões de trabalho e entre amigos, aulas à distância e até em consultas médicas, lives de artistas da música nacional e internacional – há um novo mundo se abrindo.
Busque entre a sua equipe alguns especialistas que possam ajudar a trazer valor e relacionamento com seu público através de vídeos distribuídos com base em sua estratégia de redes sociais.
5) Crie uma conversa bidirecional
Como falamos no tópico anterior, a escuta social pode ser essencial neste momento – e abrir canais de diálogo vão facilitar esse processo.
Por isso aposte em uma comunicação de mão dupla: poste perguntas simples ou use funcionalidades do Instagram Stories, como as enquetes, testes, entre outros.
Apenas esteja preparado para se envolver e responder de maneira oportuna (e rápida), de forma a fortalecer o engajamento.
Explore suas oportunidades com uma estratégia de redes sociais durante esse período. Manter comunicações, experimentar coisas novas e criar engajamento agora ajudará a preparar o cenário para garantir mais lealdade e engajamento agora e no futuro.
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