segunda-feira, 27 de julho de 2020

O DESIGN TEM MAIS INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA DO QUE VOCÊ IMAGINA!

Confira então quais são as etapas da Jornada de Compra, os fatores que influenciam o consumidor na sua decisão e a influência do Design em cada etapa.


Quando você escolhe um produto na gôndola do supermercado, quando contrata um serviço de uma empresa ou quando compra um produto em uma loja virtual, sua decisão foi influenciada por diversos fatores que foram lhe conduzindo por etapas dentro de um processo, chamado no marketing de Jornada de Compra.
E o Design tem um papel fundamental em cada uma das etapas desse processo, traduzindo em imagens e anúncios todos os princípios que a marca quer transmitir, e fazendo a ponte de comunicação entre a marca e o público-alvo. 
É através do Design que a marca irá atrair seu público e também manter a relação com ele. Mas para conquistar e manter uma relação com o consumidor, a marca deve atender às suas reais necessidades e surpreendê-lo.
No atual cenário, não basta apenas anunciar nas mídias digitais ou impressas. É preciso conhecer profundamente o público-alvo e levar em consideração todos os fatores que irão influenciar na sua decisão de compra.
Tendo este conhecimento, a marca consegue ter uma comunicação mais assertiva e conquistar cada vez mais clientes, evitando assim desperdícios com campanhas ineficientes.
Confira então quais são as etapas da Jornada de Compra, os fatores que influenciam o consumidor na sua decisão e a influência do Design em cada etapa.

Afinal, o que é a Jornada de Compra?

A jornada de compra é um processo que pode levar anos ou minutos, dependendo da complexidade do produto ou do perfil do consumidor.
Dificilmente alguém irá imediatamente a uma concessionária logo após ver um anúncio de um automóvel. Normalmente essa decisão é tomada em um tempo maior, pois o consumidor irá fazer algumas pesquisas, consultar outras pessoas e considerar alguns fatores.
Já para um produto com valor agregado menor, como um item de supermercado, muitas vezes o processo acontece instantaneamente e a decisão é tomada em poucos segundos. Mas em ambos os casos, o consumidor irá passar pelas mesmas etapas do processo de compra.
Existem ainda alguns fatores intrínsecos em cada etapa da jornada de compra que influenciam na tomada de decisão e que, para muitas pessoas, passam despercebidos, como os valores que consideramos importantes. E muitos desses fatores são construídos durantes anos.
Mas os principais fatores que um bom Designer leva em consideração ao realizar um trabalho de Branding para uma marca, são:
  • Cultura;
  • Classe Social;
  • Questões Psicológicas;
  • Personalidade;
  • Idade e estágio de vida;
  • Familiares e Amigos;
  • Estilo de vida.
Todos estes fatores são profundamente estudados para entender melhor como se comportam as Personas da marca, quais são seus hábitos, para onde ele vai nos finais de semana, o que ele come, quanto ganha, com quem se relaciona, enfim.
Tudo isso irá contribuir não apenas para criar anúncios mais atraentes, mas principalmente para construir uma identidade visual que se conecte com o público-alvo e se comunique com ele de forma mais eficaz.

Reconhecimento do problema

Mulher observando uma vitrine e em um processo de decisão de compra
Todo o processo de compra começa pela necessidade do consumidor. Ele tem um problema e precisa resolvê-lo com um produto ou serviço.
Muitas vezes, a necessidade não é gerada por um problema real, mas por um desejo.
Embora pareça um pouco óbvio, muitas empresas não entendem qual é a real necessidade do seu público e perdem boas oportunidades de vendas.
O principal objetivo do Design é atender às necessidades do público de uma marca e, antes de criar um anúncio com uma chamada atraente, o designer busca entender a fundo quais são as reais necessidades desse público.
Além disso, o design também tem o potencial de criar necessidades nos consumidores.

Consideração da Solução

Consumidor em um notebook avaliando a consideração de uma compra
Nessa etapa, o consumidor já está convicto da sua necessidade e começará a buscar informações para conhecer melhor o produto/serviço ou simplesmente para validar o seu desejo.
Essa também é a etapa onde o consumidor está mais sensível e receptivo às informações relacionadas à sua necessidade.
Um exemplo disso, é quando gostamos muito de um automóvel e temos a impressão que passamos a vê-lo com mais frequência nas ruas. Isso acontece porque nossa atenção está totalmente voltada para nossa necessidade.
Por isso é muito importante que sua marca esteja presente na vida cotidiana da sua Persona, através de anúncios convidativos e se comunicando de forma direta.
Também é muito importante que a marca tenha um site muito bem construído, com informações claras e diretas dos seus produtos e da marca, com uma navegabilidade intuitiva, com imagens dos produtos bem amplas e fotografias conceituais. As redes sociais devem ser muito bem exploradas pelas marcas, pois é por lá que geralmente a Persona terá o primeiro contato com a marca.
Para aplicativos, softwares, ou plataformas na web, uma boa jogada é liberar o acesso completo por um período, ou criar uma versão trial para que o usuário teste o produto antes de comprá-lo. Além de poder garantir a venda, essa tática pode contribuir para aperfeiçoar cada vez mais o produto através da experiência do usuário.
O consumidor está cada vez mais informado e exigente. Por isso, a comunicação da marca e a experiência prévia são fatores definitivos para a Persona tomar a sua decisão final.

A decisão de compra

Consumidora na etapa de decisão de compra
Apesar de parecer um simples ato de pagar pelo produto/serviço já escolhido, se o consumidor passar por qualquer situação que dificulte este processo, é motivo suficiente para ele desistir da compra.
Em uma loja virtual, por exemplo, o usuário espera visualizar as informações de pagamento bem claras, objetivas e concretizar a compra em poucos passos. E mais uma vez, um Design bem pensado pode garantir essa fluidez e interatividade na navegação de sites e aplicativos.
A jornada de compra se encerra aqui, mas isso não quer dizer que a relação com o consumidor acaba por aqui também.

O pós-venda

Independente do consumidor estar comprando um produto ou serviço, a relação continua durante todo o período em que ele estiver utilizando-o. Mesmo que não entre em contato por e-mail ou telefone, aquele produto ou serviço é a representação da sua marca na vida do consumidor.
Se ele  não tiver uma boa experiência na usabilidade ou na assistência, todo investimento da marca até a venda será em vão. Por isso que a empresa deve investir muito no pós-venda, para sustentar a imagem que vendeu antes para seu público-alvo.
Mas isso não significa apenas ter um canal exclusivo para sugestões e reclamações, como um SAC ou uma central de relacionamentos. Ter páginas do site específicas para assistência ou utilizar as redes sociais para gerar uma interação com o público também são uma boa ideia e, para implementá-las, sua empresa também vai precisar da ajuda de um Designer.
Design nas redes sociais para pós-venda

Por que o Design é indispensável?

Independente de qual seja o produto ou serviço, é indispensável a contratação de uma empresa ou de um bom profissional de Design. Pois é através dele que a empresa irá conseguir transmitir os seus valores e conceitos para seu público. 
E o Design vai muito além de criar logotipos, anúncios e peças para redes sociais. E ele não está limitado apenas ao processo gráfico.
Apesar de parecer que ele está no final do processo criativo, na verdade, o Design começa muito antes, no processo estratégico da marca. E, junto ao Inbound Marketing formam uma arma poderosa, capaz de atrair cada vez mais clientes para a empresa.


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