Marcas buscam tornar data uma segunda Black Friday no ano, aproveitando um período historicamente fraco para o setor. Expectativa é de R$ 278 milhões em vendas
Por Priscilla Oliveira e Renata Leite | 13/03/2015
pauta@mundodomarketing.com.br
O Dia Mundial do Consumidor completa, em 2015, 30 anos desde sua
instituição pela ONU, mas trata-se apenas do segundo ano em que o
e-commerce brasileiro se mobiliza para incluir a data sazonal no
calendário promocional do varejo. Nesta quarta-feira, dia 18, acontece a
segunda edição do Dia do Consumidor Brasil. Os descontos buscam
alavancar as vendas em um período historicamente fraco para o setor. A
estimativa é de que o faturamento somente deste dia seja de
aproximadamente R$ 278 milhões, 60% superior ao alcançado em 2014, que
foi de R$ 174 milhões. O e-bit prevê que mais de 630 mil pedidos sejam
feitos em todo o varejo online, uma variação 38% maior do que os 460 mil
da primeira edição. O tíquete médio deverá ser de R$ 437,00, um aumento
de 16%, já que no ano passado foi de R$ 376,00.
O bom resultado pode ser capaz de atrair ainda mais empresas para a iniciativa, que tem a pretensão de se tornar uma segunda Black Friday no ano. Nesta edição, mais de 500 lojas virtuais confirmaram a participação, como Americanas.com, Brastemp, CasasBahia.com, Extra.com.br, Magazine Luiza, Netshoes, Pontofrio.com, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Submarino, Walmart.com e outros.
A iniciativa do Buscapé Company conta com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). A página criada para o evento dentro do site do Buscapé já vem recebendo cadastros de consumidores interessados em receber e-mails com informações sobre o evento promocional.
Receio com descontos
Sempre que o e-commerce anuncia um grande período de descontos, diversos usuários manifestam desconfianças em relação à queda nos valores cobrados. Muitas vezes, ocorrem denúncias sobre maquiagem de preços. Para dar mais segurança aos clientes, o comparador Buscapé ajudará a identificar as ofertas com descontos reais entre os lojistas cadastrados, de modo a auxiliar no fechamento da melhor compra.
As estratégias das marcas são variadas. A Netshoes vem oferecendo descontos em produtos durante todo o mês de março, além de uma oferta recorde por dia. Na Black Friday, o e-commerce de artigos esportivos também optou por estender as promoções por todos os dias de outubro. Essa costuma ser uma saída para evitar o congestionamento do site, com um número elevado de acessos em uma única data.
A Netshoes participou da última edição do Dia do Consumidor Brasil, quando registrou o terceiro maior volume de vendas de 2014, atrás apenas do Natal e da Black Friday. A marca foca nos preços baixos, mas não deixa de lado as demais vantagens oferecidas pela loja virtual, como a central de relacionamento 24 horas. A logística também foi preparada e conta com mais de 600 funcionários prontos para embalar o produto e enviar ao cliente até duas horas após a confirmação do pagamento.
Período de preparação
Essa preparação das companhias é fundamental para que o homenageado – o consumidor – não saia desapontada. As empresas precisam planejar suas ofertas e se estruturar para receber e entregar com agilidade os pedidos em grande volume. Só assim os brasileiros entenderão que contam com um bom momento para compras no primeiro semestre. Outra preocupação é com as fraudes virtuais, comuns em datas sazonais. Segundo E-bit, o número de fraudes em compras online cresceu 14.347% nos últimos 10 anos, passando de 593 incidências para 85.675 registradas em 2014.
Outra empresa que aderiu ao evento promocional é a Pothaus.com. O portal de moda também participou da iniciativa no ano passado. A loja virtual colocará em oferta mais de seis mil produtos, oferecerá descontos de até 70% e frete grátis para as compras acima de R$ 69,00. Em 2014, as vendas foram incrementadas em quase 150% no dia da ação, se comparado com a média diária de vendas daquele mês. A expectativa é que este seja o ano de consolidação da data como uma das principais do varejo online.
Já o Grupo 3corações decidiu realizar a Semana do Consumidor, entre os dias 16 a 23 de março, em sua loja online. As máquinas multibebidas da marca nos modelos Gesto e Serv estarão com preços especiais. A primeira, que custa R$ 649,00, será vendida por R$ 519,00 e a segunda, cujo preço normal é R$ 849,00, sairá por R$ 659,00.
Para além dos descontos
Nem tudo são apenas vendas e descontos no Dia do Consumidor. Algumas empresas apostaram em ações que focam em relacionamento e proximidade com compromissos de sustentabilidade. Uma das companhias que aproveitou a data para fazer algo diferente foi a rede de supermercados Extra. A varejista lançará no dia 15 de março um programa permanente, em que o cliente Clube Extra que comprar cinco itens ou mais e não utilizar sacolas plásticas comuns será premiado com 20 pontos por compra no programa de fidelidade.
A ação está em linha com os compromissos de incentivo aos hábitos de consumo consciente, redução do impacto ambiental e engajamento da sociedade para criação de valor compartilhado, causas adotadas pelo Grupo GPA, detentor e administrador da rede.
Outra empresa que buscou sair das ofertas comerciais foi a construtora Brookfield. A empresa criou um e-mail específico para que qualquer pessoa possa tirar dúvidas sobre o mercado imobiliário. Após o envio da questão com os dados pessoais, a empresa entra em contato para esclarecer as dúvidas. Qualquer assunto relacionado ao mercado pode ser abordado, como financiamento, taxa de juros, ITBI, uso do FGTS, período de construção, o melhor momento de comprar a casa nova, entre outros temas. A prestação de serviços termina nessa sexta, dia 13 e todos os pedidos feitos até a data serão respondidos.
Leia também: 4 perfis de comportamento dos consumidores no ambiente digital. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.
O bom resultado pode ser capaz de atrair ainda mais empresas para a iniciativa, que tem a pretensão de se tornar uma segunda Black Friday no ano. Nesta edição, mais de 500 lojas virtuais confirmaram a participação, como Americanas.com, Brastemp, CasasBahia.com, Extra.com.br, Magazine Luiza, Netshoes, Pontofrio.com, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Submarino, Walmart.com e outros.
A iniciativa do Buscapé Company conta com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). A página criada para o evento dentro do site do Buscapé já vem recebendo cadastros de consumidores interessados em receber e-mails com informações sobre o evento promocional.
Sempre que o e-commerce anuncia um grande período de descontos, diversos usuários manifestam desconfianças em relação à queda nos valores cobrados. Muitas vezes, ocorrem denúncias sobre maquiagem de preços. Para dar mais segurança aos clientes, o comparador Buscapé ajudará a identificar as ofertas com descontos reais entre os lojistas cadastrados, de modo a auxiliar no fechamento da melhor compra.
As estratégias das marcas são variadas. A Netshoes vem oferecendo descontos em produtos durante todo o mês de março, além de uma oferta recorde por dia. Na Black Friday, o e-commerce de artigos esportivos também optou por estender as promoções por todos os dias de outubro. Essa costuma ser uma saída para evitar o congestionamento do site, com um número elevado de acessos em uma única data.
A Netshoes participou da última edição do Dia do Consumidor Brasil, quando registrou o terceiro maior volume de vendas de 2014, atrás apenas do Natal e da Black Friday. A marca foca nos preços baixos, mas não deixa de lado as demais vantagens oferecidas pela loja virtual, como a central de relacionamento 24 horas. A logística também foi preparada e conta com mais de 600 funcionários prontos para embalar o produto e enviar ao cliente até duas horas após a confirmação do pagamento.
Essa preparação das companhias é fundamental para que o homenageado – o consumidor – não saia desapontada. As empresas precisam planejar suas ofertas e se estruturar para receber e entregar com agilidade os pedidos em grande volume. Só assim os brasileiros entenderão que contam com um bom momento para compras no primeiro semestre. Outra preocupação é com as fraudes virtuais, comuns em datas sazonais. Segundo E-bit, o número de fraudes em compras online cresceu 14.347% nos últimos 10 anos, passando de 593 incidências para 85.675 registradas em 2014.
Outra empresa que aderiu ao evento promocional é a Pothaus.com. O portal de moda também participou da iniciativa no ano passado. A loja virtual colocará em oferta mais de seis mil produtos, oferecerá descontos de até 70% e frete grátis para as compras acima de R$ 69,00. Em 2014, as vendas foram incrementadas em quase 150% no dia da ação, se comparado com a média diária de vendas daquele mês. A expectativa é que este seja o ano de consolidação da data como uma das principais do varejo online.
Já o Grupo 3corações decidiu realizar a Semana do Consumidor, entre os dias 16 a 23 de março, em sua loja online. As máquinas multibebidas da marca nos modelos Gesto e Serv estarão com preços especiais. A primeira, que custa R$ 649,00, será vendida por R$ 519,00 e a segunda, cujo preço normal é R$ 849,00, sairá por R$ 659,00.
Nem tudo são apenas vendas e descontos no Dia do Consumidor. Algumas empresas apostaram em ações que focam em relacionamento e proximidade com compromissos de sustentabilidade. Uma das companhias que aproveitou a data para fazer algo diferente foi a rede de supermercados Extra. A varejista lançará no dia 15 de março um programa permanente, em que o cliente Clube Extra que comprar cinco itens ou mais e não utilizar sacolas plásticas comuns será premiado com 20 pontos por compra no programa de fidelidade.
A ação está em linha com os compromissos de incentivo aos hábitos de consumo consciente, redução do impacto ambiental e engajamento da sociedade para criação de valor compartilhado, causas adotadas pelo Grupo GPA, detentor e administrador da rede.
Outra empresa que buscou sair das ofertas comerciais foi a construtora Brookfield. A empresa criou um e-mail específico para que qualquer pessoa possa tirar dúvidas sobre o mercado imobiliário. Após o envio da questão com os dados pessoais, a empresa entra em contato para esclarecer as dúvidas. Qualquer assunto relacionado ao mercado pode ser abordado, como financiamento, taxa de juros, ITBI, uso do FGTS, período de construção, o melhor momento de comprar a casa nova, entre outros temas. A prestação de serviços termina nessa sexta, dia 13 e todos os pedidos feitos até a data serão respondidos.
Leia também: 4 perfis de comportamento dos consumidores no ambiente digital. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.
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