Cinthia Marques e Luciana Fernandes, do Ministério do Turismo
(foto: Juliana Bellegard)
(foto: Juliana Bellegard)
Tornar o turismo nacional um protagonista para os viajantes brasileiros. Com este mote central e foco na valorização das diferentes características e culturas regionais, o Ministério do Turismo desenvolve, ao longo de 2015, uma série de ações de marketing e promoção. Em bate-papo com a imprensa na manhã de hoje (25) em São Paulo, Luciana Fernandes, diretora de Marketing da pasta, detalhou as principais iniciativas desenvolvidas.
O lançamento da campanha #partiuBrasil, em junho de 2014, e do Plano de Marketing Turístico - Experiências do Brasil (2014-2018), em dezembro, foram os primeiros passos deste novo posicionamento do Ministério. Com isto, o objetivo é fortalecer o Brasil e seus destinos, além da imagem do próprio MTur.
Neste sentido, a executiva destaca a participação da instituição em diferentes feiras, como a WTM-Latin America, o Workshop Trend e o Festival de Turismo das Cataratas. Nestas ocasiões, com um estande chamativo e sem paredes - "queremos derrubar as barreiras", justificou ela -, o MTur leva o Café Brasil, que destaca a gastronomia nacional, assim como outras experiências para os participantes, seja do trade, seja público final. Incentivando a participação dos Estados, o ministério trará eles para dentro de seu estande na WTM, por exemplo.
Com isto, segundo explicou Luciana, a ideia é aproximar o público das artes, das diferentes culturas dos destinos espalhados pelo Brasil. "Queremos estimular o consumo de viagens, fazer com que até 2018 isto apareça como segundo item na cesta de compras do brasileiro", relatou ela, explicando que hoje as viagens estão na quarta colocação na lista de consumo. "Hoje, a viagem internacional dá ao passageiro um certo status. Nosso objetivo é trazer este orgulho também para os destinos nacionais", definiu.
O momento é propício: com a alta do dólar, a tendência é de que parte dos brasileiros optem por viagens domésticas. Segundo dados do próprio MTur, oito em cada dez viajantes manifestaram a intenção de viajar pelo próprio País em 2015. Além disso, um levantamento do TripAdvisor mostrou que 44% dos brasileiros pretendem gastar mais com viagens neste ano.
Serviço
www.turismo.gov.br
www.turismo.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário