27/05/2015 - 13:47
A procura por bons profissionais é um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Por isso, reter os melhores funcionários tornou-se uma obrigação das organizações. E para que isso seja possível, é preciso investir em uma gestão de RH consciente, que valorize os profissionais e aposte nas qualidades de cada um.
Neste post, vamos mostrar algumas dicas para que a sua empresa, independente do tamanho, possa aprimorar a gestão de RH e valorizar ainda mais o trabalho dos funcionários que a mantêm ativa.
Defina funções claramente
Manter claras as funções que serão desempenhadas por cada empregado é um item que parece simples, mas é de fundamental importância. Desta forma, ele tem mais clareza de quais ações deve priorizar e dilui mais facilmente o estresse do trabalho, além de tornar mais simples a definição de metas.
Neste ponto, vale um lembrete: ao definir as metas, seja realista e não proponha nada que seja inalcançável ou com prazo impossível de ser cumprido.
Invista em treinamentos
Quando um funcionário está atualizado sobre o trabalho que desempenha, o dia a dia fica mais produtivo. Assim, ganha a empresa, que direciona o tempo do trabalhador para aquilo que mais importa, e ganha o empregado, que tem a possibilidade de crescer pessoal e profissionalmente.
Se a sua empresa for de pequeno ou médio porte, ter um funcionário bem treinado pode representar ainda mais um benefício: com um atendimento bem-feito por alguém atualizado, sua marca pode se destacar no mercado e conquistar mais presença.
Crie um sistema de gestão
Ter um sistema de avaliação definido, pelo qual seja possível saber quem contribuiu mais e quem se desenvolveu mais, por exemplo, é essencial, principalmente na hora de dar algum benefício. Essa, inclusive, pode ser uma forma de estimular ainda mais a produtividade dos funcionários.
Não é obrigatório que você dê um aumento para aquele que mais produziu. Conceder algum tipo de vantagem, como uma folga extra ou trabalhar de casa, são possibilidades viáveis para qualquer empresa e que você pode pôr em funcionamento facilmente.
Utilize o feedback constantemente
Juntamente com o sistema de gestão, uma rotina de feedback constante é outra atitude que permite ao funcionário saber quais são os pontos em que a empresa espera que ele se desenvolva mais e quais ele já atende.
É importante destacar que o empregado também deve estar livre para fazer comentários sobre o que ele sente em relação à empresa. Só assim a relação entre as partes fica mais próxima e possíveis conflitos podem ser sanados.
Tenha comunicação interna
Mais do que um simples mural com algumas notícias, a comunicação interna é muito importante para evitar que a famosa “rádio corredor” divulgue informações inexistentes. Por isso, não esconda informações dos seus funcionários. Se sua empresa não tem como apostar em uma grande ferramenta de comunicação interna, um e-mail com as atualizações mais importantes ou uma reunião podem ser uma boa saída.
Mantenha um bom clima
Ter um bom clima no escritório ou ambiente de trabalho não é utopia. Essa deve ser uma realidade para que seus funcionários tenham prazer em trabalhar. Assim, é importante que você tenha sempre em mente que o ambiente entre os colegas deve ser saudável e que equipamentos, como computadores, ventiladores etc., devem estar funcionando bem para que tudo saia como o esperado.
Para a maior parte desses pontos, é possível encontrar alguma solução para a sua empresa, seja buscando ajuda de um profissional ou de uma empresa especializada. Ficou com alguma dúvida ou sabe de outra prática que ajuda a melhorar a gestão de RH? Então compartilhe com a gente!
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