sexta-feira, 29 de maio de 2015

Marketing ágil: Um novo jeito de pensar marketing


publicado por Aline Roque
O mundo mudou. Ninguém tem dúvidas quanto a isso. E a tecnologia tem sido, ao longo dos anos, a propulsora de todas as grandes quebras de paradigmas que vêm ocorrendo. Diariamente, as pessoas são bombardeadas por uma avalanche de informações de todos os lados, ao ponto de não saber mais no que acreditar. Na dúvida, palavras não significam tanto. O que vale mais é a experiência. E a experiência de um pode ser compartilhada de forma exponencial em segundos, graças as redes sociais.
Nesse contexto, fica evidente que o marketing não pode mais ser o mesmo. Utilizar novas ferramentas para se comunicar com o público é essencial e por isso o marketing digital é uma área que cresce tanto. Mas o mundo carece de mais. Precisamos de um novo olhar sobre o marketing. Os profissionais de marketing, formados para enxergar as empresas de forma holística, têm a obrigação de ver além, identificando as possíveis relações entre os negócios realizados e o mundo em que o segmento de clientes está inserido. Só assim será possível gerar experiências novas, que realmente agreguem valor à vida das pessoas.
O marketing é muito mais do que promover algo, comunicar, fortalecer o argumento de venda. Precisamos enxergar essa área como principal agente para gerar inovação nos negócios, quebra de paradigmas.
Todos os dias vemos o surgimento de alguma startup que estoura simplesmente por sair da caixa e pensar em formas diferentes de fazer aquilo que já era consolidado. E geralmente, elas são encabeçadas por profissionais de tecnologia que sequer ouviram falar nos famosos 4p’s (produto, preço, praça e promoção), a base do marketing.
Tem uma máxima que diz “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!”. Desconheço o autor, mas ela ilustra muito bem o que o pessoal da tecnologia está fazendo. E isso acontece porque eles não estão presos em amarras quanto ao que é certo e errado na hora de pensar suas estratégias de marketing e montar seu planejamento. Não digo que devemos esquecer tudo que aprendemos na faculdade. Não é isso! Apenas temos a obrigação de ampliar nosso foco para unir todo o nosso conhecimento com essa visão despretensiosa que gera tanto resultado.
O novo marketing, não pode simplesmente executar o que já vinha fazendo, pois assim, estará fadado às demissões em massa em épocas de crise. Precisamos ir além. E é aí que entra o Marketing Ágil.
Muitos já ouviram falar nas metodologias ágeis de desenvolvimento de software. A base do uso dessas metodologias, é o Manifesto Ágil, um conjunto de valores e princípios que devem nortear a criação de soluções, focando no ser humano. No fim das contas, o objetivo é construir algo que realmente gere valor a quem vai utilizar, evitando desperdícios por meros formalismos.
Existem diversas metodologias e ferramentas para se trabalhar com o ágil e, felizmente, muitas delas podem ser adaptadas ao marketing também. Ora, se o produto vai ser construído aos poucos e readequado para se ajustar às experiências dos clientes, o marketing não pode andar na contramão e nem tampouco ser visto apenas como um simples promotor. Temos que nos atentar que o P de produto é a chave de tudo e a grande riqueza que está sendo gerada lá, nas equipes de desenvolvimento, que buscam a interação com os clientes.
Para deixar o marketing da sua empresa ágil não é necessário revolucionar tudo da noite para o dia. Comece aos poucos, busque a interação com os demais times da empresa até o ponto em que estará formada uma equipe multidisciplinar e o marketing, passará a fazer parte da concepção do produto de forma estratégica. Pensar em preço, praça e na promoção a partir disso será muito mais fácil. Basta compreender que o grande objetivo é criar algo, testar, medir e aprender sobre como seu cliente utiliza sua solução (ou se não utiliza compreender as razões). O mesmo vale para as campanhas. Ao invés de comprometer toda a sua verba de comunicação ainda na fase do MVP (Minimum Viable Product), teste campanhas em pequenas doses e identifique a resposta do seu público, para escalar apenas as que geraram mais resultados. E para introduzir o pensamento ágil na sua equipe de marketing, comece com a adoção de um quadro de Kanban, por exemplo.
Um passo de cada vez e logo as diferentes áreas da sua empresa estarão todas falando a mesma língua e gerando muito mais resultados para os negócios. E então, vamos deixar o marketing mais ágil?

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