terça-feira, 26 de maio de 2015

Slogan: O que é, conceito e referências que você deve ter.





Quantas vezes você já andou no seu carro com rádio ligado, distraído e, horas depois, você simplesmente começa a cantarolar aquele jingle publicitário?

Isto é considerado uma boa publicidade. O mesmo pode ser dito dos slogans publicitários.

Neste post irei mostrar como funcionam os slogans publicitários para que você possa compreender melhor as várias técnicas que as empresas utilizam para tornar seus produtos e serviços marcantes para você.

Slogan é uma frase curta, de efeito e de fácil memorização que se caracterizam, acima de tudo, pela brevidade, impacto, comunicação imediata e destinam-se a fixar na mente a associação entre uma marca e um argumento persuasivocapaz de fazer as pessoas se lembrarem de uma empresa, produto ou serviço. Por isso deve ter personalidade e credibilidade.

Originalmente significa "Grito de Guerra" e nesse sentido figurado, o uso do slogan para fins publicitários também corresponde a uma guerra entre empresasao disputarem a preferência do consumidor pelos seus produtos ou serviços. 

Alguns slogans ficam imortalizados pela criatividade e inteligência (além de verbas consideráveis de marketing). - Como “Desapega, desapega”, da Olx.

Outros são tão ruins que são irremediavelmente jogados na lata de lixo do esquecimento, após curtas temporadas de desperdício publicitário.

O propósito do tema publicitário ou slogan em um anúncio é deixar a mensagem-chave da marca na mente do alvo (público/consumidor). Ele é o texto que acompanha o logotipo e seu objetivo é fixar.


Slogans famosos

Bombril: "1001 utilidades"
Skol: "A cerveja que desce redondo" 
Colgate: "Sorriso Saudável. Sorriso Colgate" 
Doril: "Tomou Doril, a dor sumiu" 
Brastemp: "Não tem comparação"
American Express: "Não saia de casa sem ele"
Apple: "Pense diferente"
Polaroid: "A diversão é instantânea"

Os slogans frequentemente são tratados como marcas registradas. Se quiser ver uma lista com mais de 100 slogans, clique aqui.

Um bom slogan deve incluir um benefício-chave: "Projetado como nenhum outro carro do mundo" (Mercedes Benz), é uma declaração e dai? Você pode dizer "Eu quero um carro projetado como nenhum outro carro do mundo".

Existe um conselho bem conhecido no mundo do marketing: "venda o cheiro, não o bife". Isto significa, vender os benefícios, não os recursos.

Além disso, um bom slogan deve diferenciar a marca. A frase: "A Heinekenrefresca as partes que as outras cervejas não alcançam" faz isto brilhantemente. É um clássico.

Um bom slogan também deve lembrar o nome da marca. Qual é a vantagem de veicular um anúncio publicitário no qual o nome da marca não está claro? Ainda que milhões de dólares sejam gastos dessa forma, se o nome da marca não estiver no slogan, é melhor que ele seja sugerido com firmeza. Uma das melhores técnicas de lembrar o nome da marca é fazer um slogan com rimacom ele. "Dúvida porque? Detergente é Ypê"

Um slogan efetivo deve transmitir sentimentos positivos sobre a marca. Todos os slogans mencionados anteriormente fazem isto, alguns mais do que outros: "Dirija uma vez e se apaixone para sempre" ou "Coca-cola é isso aí!".

Um bom slogan deve ser estratégico. Algumas empresas podem efetivamente transmitir sua estratégia de negócio em seus slogans, como "Inovação" da 3M.

Para terminar, separei alguns slogans engraçados que coletei na internet:

Funerária São Cristóvão: "Nossos clientes nunca voltaram para reclamar"
3i: "Pense grande. Você já ouviu falar de Alexandre, o Médio?
Blockbuster: "As fitas não são virgens, mas, também hoje em dia quem é?"
Body Shop: "Há três bilhões de mulheres no mundo. Só oito são top models"
Fashion Clinic: "Economizar no vestuário não significa andar 30 anos com a mesma roupa"
Conhaque Martell: "Beba-o com respeito. é provável que ele seja mais velho que você."
Pinho Sol: "Se você é uma pessoa sensível, vai saber que o Pinho Sol mata os germes sem dor nem sofrimento"

Confira também alguns Slogans Sinceros divertidíssimos, clicando aqui!

















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