O cartão de crédito é hoje uma das ferramentas de consumo mais importantes do brasileiro. Existem muitas pessoas que optam por concentrar suas despesas cotidianas em um único cartão, já que dessa forma o controle financeiro fica mais fácil, com a ajuda do descritivo destes gastos na fatura mensal. Além disso, quanto maior o consumo em um único cartão, maiores as vantagens que ele lhe oferece, principalmente no que diz respeito à negociação da anuidade e outros benefícios, tais como o Programa de Milhagem.
Para os bancos, clientes com concentração de gastos em um único cartão são valiosos, em especial aqueles com menor probabilidade de inadimplir. Perder um cliente assim é mau negócio para qualquer instituição financeira, já que custa dinheiro trazer novos clientes com este perfil.
Pensando nisso, o consumidor deve estar disposto a negociar a anuidade que o banco lhe cobra por possuir e utilizar seu cartão de crédito. Esta negociação é simples, mas depende do interesse do cliente em fazê-la. Para facilitar, seguem algumas dicas simples, mas muito valiosas que vão lhe render uma boa economia:
1 - Todos os bancos e empresas de cartão de crédito têm áreas específicas pra fazer esta negociação. Não fique inibido, pois os bancos querem negociar;
2 - Nesta negociação, obviamente o atendente descreverá os benefícios do cartão, e você insistirá na anuidade zero ou em um bom desconto;
3 - Argumente que concentra todos os seus gastos neste cartão;
4 - Nunca menospreze seu consumo mensal. Não importa se é alto ou baixo. Para o banco, seu gasto mensal é importante;
5 - Fale sobre o tempo em que você já é cliente, além do histórico positivo de pagamentos. Como existem vários cartões com anuidade gratuita no mercado, é muito forte o argumento de que você deseja este mesmo benefício no banco em que você já é cliente;
6 - Dizer que você quer cancelar o cartão devido ao alto preço da anuidade é sempre uma saída, mas esteja certo, apenas pelo fato de ligar e pedir o desconto, você já terá direito a um grande desconto ;
7 - Os bancos sabem que vários clientes não percebem o lançamento da anuidade na fatura do cartão, e entre aqueles que percebem, muitos não se interessam em ligar para negociar. Entretanto, clientes que querem negociar podem de fato cancelar, e isso pode não ser um bom negócio para as empresas. Assim a estratégia das administradoras de cartão é cobrar o ?valor cheio? da anuidade para todos os clientes. Aqueles que ligam e ameaçam cancelar são os mais negociadores e, portanto, merecem vantagens;
8 - A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços oferece um comparador de taxas de tarifas de cartão de crédito. Neste website as anuidades e taxas de juros cheios são apresentadas, mas ainda existe muito espaço pra negociação. Não deixe de negociar com seu banco.
fonte: http://www.negociecomseubanco.com.br/negocie/8-dicas-para-nao-pagar-anuidade-do-seu-cartao-de-credito
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