sexta-feira, 26 de junho de 2015

Os 8 truques que ninguém percebe quando vai ao supermercado




Todas as vezes que você vai fazer compras em um supermercado, existemalguns truques para que você acabe levando o que não precisa - elevando os lucros da rede.

Você já percebeu que a padaria está sempre no fundo do supermercado? O motivo é bem simples: se você só quer comprar um pãozinho, por que não "obrigá-lo" a percorrer mais corredores para se lembrar de também do pó de café?

O layout de um supermercado, assim como no mundo digital, vai muito além de organizar as coisas com bom senso, ou seja, não colocar a água sanitária do lado do presunto.

Hoje em dia a disposição dos produtos é mais que uma ferramenta de venda, virou uma estratégia importante de comunicaçãoobjetivo é maximizar o impulso de compra das pessoas.

Ou você acha mesmo que aqueles doces que ficam ao lado da fila do caixa estão ali por acaso? Que atire a primeira pedra quem nunca pescou um Sonho de Valsa enquanto esperava na fila.
O especialista em marketing da ESPM, Ricardo Pastore, explica no vídeo abaixo como os alguns desses "truques" presentes em qualquer supermercado. A compra casada, produtos certos na altura dos olhos das crianças, enfim, tá tudo pincelado aí.

Resumindo, segue abaixo 8 truques que levantamos que os supermercados usam.

8 truques para você comprar mais:

1) O carrinho de compras: O primeiro fator para impulsionar as compras é o carrinho de compras. Quando maior, melhor. Um carrinho semi-vazio lhe dá a impressão de que você comprou pouca coisa, o que ajuda as pessoas a pegarem mais coisas. Como consequência, nos últimos 25 anos, eles dobraram de tamanho.

2) Sentido anti-horário: Muitos supermercados são construídos de forma que você ande por eles no sentido anti-horário, com os principais produtos na sua direita. Isso tem uma explicação simples, a maioria da população é destra e acaba pegando mais itens com a mão direita do que com a esquerda. 

3) Produtos frescos e flores na entrada: Ao entrar numa loja com produtos frescos e flores na entrada, a ideia é fazer com que os clientes pensem que todos os produtos dentro também estejam frescos. Há outras formas de fazer com que tudo esteja bem: um recipiente de madeiras, cores alinhadas com o produto. Até mesmo a adega de vinhos dos supermercados é feita de uma forma que lhe atraia para comprar.

4) Itens mais vendidos possuem preços atraentes: Para esconder preços altos, os supermercados fazem com que os itens mais vendidos estejam com preços menores, enquanto os outros compensam. Ao fazer com que os preços dos produtos mais vendidos sejam baixos, os supermercados levam os consumidores a acreditar que todos os produtos estão com preços baixos   

5) Estratégia com os filhos: Para impedir que os filhos apressem seus pais durante uma compra, muitos supermercados fizeram carrinhos com formatos diferentes, para agradar crianças. Isso impede que a compra seja abreviada pela presença dos impacientes filhos e ainda permite que eles pressionem os pais a comprar coisas que os pais não comprariam.

6) A posição dos elementos mais comprados: Alguns dos elementos mais comprados em uma lista, como ovo e pão, estão sempre longe dos outros. A lógica é simples: te obriga a andar pelo supermercado e escolher coisas que não seriam compradas de outra forma.

7) Umidificador de vegetais: Muitos supermercados usam umidificadores para fazer com que vegetais estejam mais frescos na hora de serem escolhidos. Isso lhe dá a impressão de que esse item realmente é mais fresco. Alguns supermercados até deixam um barulho artificial de água, que fortalece essa ideia na cabeça. 

8) Som do ambiente: O som também tem um papel fundamental, reparem que a música é sempre mais lenta quando o mercado está vazio, e o oposto quando está cheio.


Cada vez mais as empresas estão investindo no comportamento do usuário e em neuromarketing. Gostou? Leia também sobre Neuromarketing aqui

Vocês aplicam um desses truques no seu estabelecimento? Tem algum que queira compartilhar? 

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