23 de jun de 2015
O primeiro conceito que deverá ser absorvido é não confundir estratégias de marketing com táticas de comunicação.
- Marketing está relacionado ao posicionamento da empresa, que materializa-se na memória do cliente através dos produtos e serviços que atendem suas demandas.
- Comunicação é o passo seguinte. Após estudar e compreender o comportamento de compra do cliente, agrupa-se um conjunto de ferramentas e mídias formando um plano de comunicação que tem como objetivo propagar as mensagens para seu(s) público(s), através de um conceito criativo eficiente, ou seja, que facilite a compreensão da mensagem.
CRIANDO ESTRATÉGIAS DE MARKETING PASSO A PASSO - “GO-TO-MARKET”
ANÁLISE DA OPORTUNIDADE. RELACIONE SEUS PONTOS FORTES, DOCUMENTE OS FRACOS.
Um programa, ou campanha de marketing e comunicação, deverá reforçar o posicionamento da empresa. Na prática, significa abordar os pontos - “silver bullets” - que diferenciam seus produtos e serviços de seus concorrentes. Nunca utilize táticas de paridade, que são aquelas que igualam seus produtos aos dos concorrentes. O desafio é selecionar os pontos fortes que melhor se relacionam com a oportunidade que a empresa deseja explorar e empreender.
As relação das fraquezas e ameaças servem como parâmetro para que a campanha não se atreva a atravessar para um campo perigoso, propondo uma promessa enganosa, ou que não poderá ser cumprida.
Essa relação também servirá para aferir se a campanha possui real chance de sucesso. Uma fraqueza associada a uma ameaça normalmente exige uma estratégia de sobrevivência, e não uma estratégia agressiva.
O PÚBLICO ALVO
Sempre promova a marca com coerência e consistência. Se suas mensagens não atingem a "dor do cliente", suas campanhas não terão nenhum efeito.
O(s) público(s) alvo são bem conhecido(s), assim como suas respectivas mensagens. No entanto, para um “go-to-market” específico como uma campanha sazonal, por exemplo, vale testar se a chamada ou “call-to-action” da campanha efetivamente mobiliza o público.
Dedique especial atenção quando escolher a oferta e a frase que representará a campanha. Não utilize atributos vagos como “venha conferir a qualidade de nossos produtos”. A melhor tática é provocar o público relatando porque devem comprar, por exemplo: “Não compre carro amanhã. Nesse fim de semana carros com preço de fabrica”. Ou ofertas do tipo” de R$ 1.000,00 por R$ 800,00 estoque limitado.
AS CINCO ESTRATÉGIAS SÃO :
- Conquistar novos clientes - gerenciar o desempenho da carteira de clientes do vendedor exige renovação.
- Reter clientes existentes - “manter marketshare” - Manter o cliente ativo significa gerar venda recorrente ou “backlog”.
- Aumentar participação no mercado - “aumentar market share”. Seu cliente não compra 100% do que necessita exclusivamente da sua empresa. Seu concorrente leva parte do dinheiro - “share of wallet”.
- Conquistar novos mercados.
- Criar novos canais de vendas direta - “sell to” - e também parcerias estratégicas - “sell through”.
MONITORE O RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO EM MARKETING
Existem três características de campanha que tem objetivos distintos, mas podem ser utilizar da mesma fórmula para calcular o retorno sobre investimento:
- Construção de marca - Construir marcas que vendem é o principal desafio da empresa.
- Geração de demanda - Campanhas de marketing e vendas devem ser integradas e gerar vendas.
- Desenvolvimento de canais de vendas - Construir e gerenciar canais de vendas garante que seu produto esteja presente no ponto de venda.
ESTABELEÇA METAS E MÉTRICAS
- Cobertura - número de impactos gerados no público alvo. Por exemplo, some os impactos de cada uma das mídias selecionadas no plano de comunicação.
- Impacto efetivo - considere, por exemplo, que o cliente só registra seu chamado depois do terceiro impacto. Ou seja, o impacto efetivo será de 1/3 da cobertura.
- Qualificação - considerando o 1/3 de impactos efetivos, quantos clientes irão atender o chamado. Estime por exemplo que 10% dos clientes atenderão o chamado.
- Ticket médio - é o valor médio do produto ou serviço que está sendo oferecido.
- Conversão - finalmente estime um percentual dos clientes qualificados que efetivamente comprarão seus produtos e serviços.
Na prática:
- Cobertura : 100.000 ( público alvo )
- Impacto efetivo : 33.000 ( 1/3 do público impactado )
- Qualificação : 3.300 ( 10% do público impactado )
- Ticket médio : R$ 500,00
- Conversão : 10% ou 330 clientes
- Total Investido no Go-to-Market : R$ 20.000,00
- ROMI - “Return on Marketing Investment”
- 330 x R$ 500,00 = R$ 165.000,00
- R$ 165.000,00 / R$ 20.000,00 (investimento) = R$ 8,25
- ROMI = para cada R$ 1,00 (investido) temos R$ 8,25 (retorno)
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E VENDAS DEVEM SER INTEGRADAS COM O NEGÓCIO DA EMPRESA.
INTEGRAÇÃO ENTRE AS ÁREAS DE MARKETING E NEGÓCIOS
As áreas de negócio desenvolvem continuamente seus planos de negócios - “business plans” - para lançar novos produtos e para expandir sua participação de mercado. O sucesso dos “business plans” está na assertividade do cálculo do volume de vendas para atingir o ponto de equilíbrio e, na sequência, crescer até alcançar o faturamento e margem almejados.
As áreas de marketing e vendas devem ser enxergadas como áreas de serviço. A área de marketing prepara os “go-to-markets” conforme a estratégia da área de negócios. A área de vendas, juntamente com os vários canais de vendas, se posiciona conforme a “cobertura aérea” promovida pelo “go-to-maket”. Assim que o cliente escolher comprar diretamente do vendedor da empresa ou através de um canal, todos estarão preparados e treinados para converter o contato em vendas.
MONITORE AS MELHORES PRÁTICAS.
Ao longo do tempo, vale a pena registrar as ações que melhor representaram retorno em vendas versus investimentos. Criar inteligência em marketing e comunicação é.... leia artigo completo >> http://www.brandme.com.br/1-estrategias-marketing/
fonte: https://www.linkedin.com/pulse/criando-estrat%C3%A9gias-de-marketing-passo-go-market-nori-lucio
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