terça-feira, 30 de abril de 2013

"RH com Você" As 12 Competências mais procuradas no Mercado de Trabalho pelos selecionadores.

Qui, 25 de Abril de 2013 10:49
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As 12 Competências mais Procuradas no Mercado de Trabalho pelos Selecionadores
Que o mercado de trabalho está mais acirrado e concorrido do que nunca todos já sabemos, mas existem perfis que se destacam dentre os candidatos. A procura por um "talento" é muito grande.
O que um candidato teria que ter para ser considerado um "talento" dentro de uma seleção?
Formação superior, pós, MBA's, inglês e outros quesitos técnicos, além da experiência com certeza contam bastante, mas as competências comportamentais são as que mais influenciam do desenvolvimento do nosso trabalho dentro das empresas.
Pensando nisso montei esse TOP 12 apresentando quais as competências mais admiradas e procuradas pelos recrutadores nas seletivas de emprego.
1. Capacidade de adaptação e flexibilidade
Adaptar-se oportunamente às diferentes exigências do meio, sendo capaz de rever sua postura diante de novas realidades.
 
2. Liderança
Canaliza os esforços grupais de forma a atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo um clima motivador, formando parcerias e estimulando o desenvolvimento da equipe.
 
3. Orientação para resultados
Trabalha sob a orientação e metas, focando os resultados a alcançar.

 
4. Comunicação e interação
Facilidade para ouvir, processar e compreender a mensagem. Facilidade para transmitir e argumentar com coerência e clareza, promovendo feedback sempre que necessário.

5. Trabalho em equipe
Desenvolve ações compartilhadas, catalisando esforços e obtendo resultados por meio da cooperação mútua.

6. Relacionamento interpessoal
Ter empatia ao interagir com as pessoas.

7. Criatividade e inovação
Concebe e adota soluções inovadoras, viáveis e adequadas para as situações apresentadas.

8. Motivação e energia para o trabalho
Demonstra interesse e energia pelas atividades que executa, tomando iniciativas e mantendo atitude de disponibilidade.

9. Capacidade empreendedora e negocial
Identifica novas oportunidades de ação e capacidade para propõe e implementa soluções aos problemas e necessidades.

10. Planejamento e organização
Planeja e organiza as ações para o trabalho, atingindo resultados por meio do estabelecimento de prioridades, metas tangíveis, mensuráveis e dentro de critérios de desempenho válidos.

11. Tomada de decisão
Busca e seleciona alternativas, identificando a que garanta o melhor resultado, cumprindo prazos definidos e considerando limites e riscos.

12. Visão sistêmica
Percebe a interação e a interdependência das partes que compõem o todo, visualizando tendências e possíveis ações capazes de influenciar o futuro.

O bom humor também é algo muito apreciado dentro das empresas. Além de o trabalho fluir melhor, o ambiente fica mais leve.
Vamos agora fazer uma autoanálise e vermos qual competência é nosso "ponto forte" e quais devemos trabalhar?
Pontos a desenvolver todos nós temos, o importante é termos a humildade de identificá-los e buscar desenvolve-los.
Só temos a ganhar com isso!

Abraços e sucesso!
Rafael Mendes
Gestor de RH Especialista em Desenvolvimento Organizacional com Vivência em Indústrias de Grande Porte, Consultor e Facilitador em Treinamentos

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