quarta-feira, 17 de abril de 2013

Adwords e Facebook Ads: Como e porque vender para seus clientes

 


Como e porque vender para seus clientes.
Como e porque vender para seus clientes.
Conquistar público para nosso site ou fanpage pode ser uma tarefa muito difícil logo no início. As empresas costumam investir em muitas estratégias e promoções  sem antes construir um público com interesse ou ter um bom alcance. Isso faz com que todo esforço dedicado a criação da estratégia seja em vão ou tenham pouco engajamento, não atingindo os resultados esperados.
As pequenas e médias empresas costumam pensar estratégias a curto ou médio prazo. Esperar o público crescer de forma natural, pode demorar muito e não ser muito vantajoso para essas empresas.
Para isto servem os links patrocinados. 
O objetivo deste artigo não é detalhar como funcionam os links patrocinados, mas sim a importância desse trabalho para você e seu cliente.
Os links patrocinados são bons, mas devem ser usados com moderação, sazonalmente e quando necessário. Não acostume seu site ou fan page a receber apenas visitas pagas. Invista em conteúdo, crie formas de fazer as pessoas retornarem mais vezes ao seu site e use as campanhas patrocinadas apenas para expandir ou construir um público para engajar.
É importante perceber que se você tem 500 usuários, provavelmente não precisa ter muito mais. Tente criar formas de engajar mais pessoas desses 500, e verá se está fazendo um bom trabalho ou se irá depender sempre de mídia patrocinada.
Mas porque investir?
Essas ferramentas são muito boas e podem se tornar as que oferecem maior retorno para sua empresa caso seja feito um bom trabalho. O Google é o maior mecanismo de busca do mundo e as pessoas o utilizam como fonte de pesquisa para várias coisas do dia a dia, simples ou complexas. A vantagem é que as pessoas estão à procura de soluções, e atendê-las trará um retorno muito positivo.
As ferramentas do Google, associadas ao Google Adwords também são a numero um em alcance mundial de publicidade. Também possui ferramentas incríveis para proporcionar o melhor investimento possível. O Adwords também permite criação de anúncios de texto, anúncios multimídia e até campanhas de vídeos no YouTube.
Além disso, 81% dos consumidores fazem pesquisas no Google antes de decidir qualquer compra, independente da categoria do produto ou serviço.
Já o Facebook, agrega a prova social e trás mais credibilidade ao seu negócio. Nele você pode usar várias ações como Ofertas, Eventos, Check-in, Promover publicações e criar Anúncios ou Histórias Patrocinadas. Se a logística de sua estratégia for bem feita e utilizar os benefícios do Facebook com certeza você terá uma campanha vitoriosa.
O Adwords e o Facebook Ads dá total apoio aos investidores. Permite total controle dos gastos, custo por clique, relatórios completos das campanhas e se aliado ao Analytics, é possível explorar ainda mais os dados e usá-los para nortear as próximas ações.
Enfim, se bem planejado, é um ótimo retorno sobre o investimento e se também tiver uma boa landing page (página de destino), que atenda as necessidades dos clientes, pode estar a um passo da conversão.
Mas e seus clientes, já sabem deste potencial?
Quem trabalha com Adwords já deve ter passado um bom tempo para entender a lógica, conhecer todos os recursos, termos e o que pode ser feito. Seu cliente devem saber muito menos, e na maioria das vezes não investe ou não tem interesse por nunca ter sido apresentado de forma prática e simples – resumindo – na língua dos clientes.
Pensando nisto, resolvi proporcionar a profissionais de marketing, agências ou setores de marketing, uma apresentação em PDF para que consigam uma aceitação melhor dos clientes para investir em links patrocinados. Essa apresentação pode ser solicitada aqui. Ela está repleta de dados sobre o uso das ferramentas e fala para o cliente apenas o que ele quer saber como as principais funções, possibilidades, formas de se relacionar financeiramente, etc.
Use com responsabilidade e profissionalismo. O PDF possui um número ideal de slides e pequenos textos para não torná-lo cansativo. Fale de forma breve. Utilize de 10 a 15 minutos para explicar todo o processo. Você pode solicitar clicando aqui.

Faça realmente valer o investimento do cliente. Muitas pessoas costumam fazer este tipo de trabalho e não calculam como aquele investimento será medido ou se os objetivos foram alcançados. Integre as potencialidades ao produto ou serviço do cliente. Ajude-os com as suas landing pages. De forma nenhuma, deixe um cliente anunciar em Adwords com um site mal construído.
Mostre para os clientes o poder dessas ferramentas e com certeza o investimento será mantido. Os outros passos, como bolar a estratégia ideal, atribuir valor às conversões, conseguir o melhor custo por clique, já são trabalho de quem está fazendo a campanha.
Para iniciantes
Google Engage
Para quem está iniciando no assunto, ou ainda não sabe, o programa Google Engage promove treinamentos de Adwords para pessoas físicas e agências, com certificação e prêmios reais e virtuais, como pen drives, mesa de totó e até visitas a sede do Google em SP. Se você alcançar o primeiro prêmio, ganha um Voucher para fazer 4 provas do Google (200 dólares de economia). O site oferece material de apoio e outras informações cruciais para o seu desenvolvimento nesta área.
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Gostou desse artigo? Você acha que é possível fazer esse trabalho ou precisamos investir alto com as agências de Adwords? Você já trabalha com seus clientes?

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