No Brasil, 72% do e-commerce atual é formado por micro e pequenas empresas, segundo dados da Ecommerce School compartilhados no eCommerce Meeting 2013, realizado em São Paulo no dia 18 de abril. Esse grupo de lojas virtuais reúne os mais diversos segmentos, como eletroeletrônicos, informática, livros e vestuário. Em 2012, o faturamento desse comércio foi de R$ 22,5 milhões. E para esse ano a projeção é de R$ 28 milhões (eBit). O gosto do brasileiro pela facilidade do parcelamento ajuda, mas não é só.
O e-buyer brasileiro aderiu ao comércio eletrônico pela comodidade de fazer a compra de sua casa, pela variedade de produtos, agilidade na transação e economia. Além disso, é preciso lembrar que passamos 17 horas semanais conectados na internet, sendo 20% desse tempo dedicado ao uso de alguma mídia social. Diante desses dados, há um cenário muito oportuno para o e-commerce.
Uma pesquisa de 2012 da SteelHouse/Serasa Experian aponta que 80% dos consumidores online estão nas mídias sociais e 55% compartilham as compras com suas redes. Já o eBit apresentou no começo deste ano um ranking com os produtos mais vendidos na internet:
1. Eletrodomésticos;
2. Moda e acessórios (dois anos atrás o segmento não fazia parte desse TOP 5);
3. Saúde e beleza;
4. Informática;
5. Casa e decoração.
Uma pesquisa de 2012 da SteelHouse/Serasa Experian aponta que 80% dos consumidores online estão nas mídias sociais e 55% compartilham as compras com suas redes. Já o eBit apresentou no começo deste ano um ranking com os produtos mais vendidos na internet:
1. Eletrodomésticos;
2. Moda e acessórios (dois anos atrás o segmento não fazia parte desse TOP 5);
3. Saúde e beleza;
4. Informática;
5. Casa e decoração.
Para quem está de olho no varejo virtual, algumas dicas:
- As compras serão cada vez mais móveis. Hoje são 94 milhões de usuários de smartphones, sendo que 60% acessam dados via internet;
- 20% das compras online são feitas para presente, sendo que 30% das lojas não oferecem embalagem (dica de ouro!);
- Invista no atendimento online e na comunicação apropriada. 55% das dúvidas dos clientes estão no próprio site;
- Use e abuse do e-behavior. Acompanhe as tendências do consumidor. Todos deixam dicas nas mídias sociais;
- Para 2014 são esperadas 45 mil lojas virtuais no Brasil para atender cerca de 100 milhões de usuários de internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário