Por GUSTAVO GOMES
Você pode produzir um texto muito bem escrito, com muitas informações ricas e relevantes para o seu público, mas se não aplicar técnicas de copywriting, provavelmente seus materiais não converterão leads. É aí que está a importância do copy pra vender serviços.
Principais aprendizados deste artigo:
- Copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que voltou a ganhar notoriedade pela sua significativa contribuição nas estratégias de marketing digital.
- Uma boa copy de vendas é aquela que gera conexão, transformação e senso de urgência nos leitores.
- Para dar o tom de voz correto para as copys (textos), é primordial que as empresas criem uma persona. Esta ferramenta ajuda a entender os desafios e a linguagem utilizada pelo público a ser alcançado.
- Os gatilhos mentais também são instrumentos que favorecem os bons resultados das copys. Os mais aplicados são: reciprocidade, prova social, escassez e urgência.
- As técnicas de copywriting podem ser utilizadas para conduzir os leads durante toda a sua jornada de compra, até a fidelização. Conhecer todo esse processo é fundamental. Para saber mais, confira o conteúdo: Sucesso na Jornada do Cliente: da pré-venda ao pós-venda
Copy é como chamamos as estratégias de copywriting. Trata-se de técnicas de escrita que persuadem os leitores e incentivam a tomada de determinadas ações, como por exemplo, baixar um conteúdo, se inscrever para um evento, ou então, comprar determinado serviço.
O copywriting pode (e deve) ser utilizado para diversas outras ações, porque seu objetivo é persuadir e converter, independentemente da etapa do funil de vendas ou marketing em que o leitor se encontra.
É por isso que uma copy ruim, ou simplesmente a ausência de técnicas de copywriting em seus conteúdos, é uma barreira para que suas conversões aumentem, e contribui para que você desperdice tempo e recursos financeiros produzindo esses materiais.
Por outro lado, uma boa copy é aquela que é capaz de elevar suas conversões e criar mais oportunidades de vendas. Para isso, ela deve promover, entre outros elementos:
- urgência;
- transformação;
- conexão;
- exclusividade.
Se você quiser saber mais sobre essa técnica e entender como criar uma copy para vender serviços que realmente traz resultados, é só continuar conosco e acompanhar a leitura deste artigo!
O que é copywriting?
Copywriting, como definimos no início, é uma técnica de escrita que tem como objetivo a persuasão e a conversão dos leitores.
Por meio de gatilhos, o copy, que refere-se a um texto, é capaz de estimular o leitor as ações que colaboram para que uma empresa alcance seu objetivo, como:
- comprar um serviço;
- baixar um conteúdo;
- acionar um vendedor ou iniciar uma conversa;
- solicitar um orçamento;
- iniciar um teste gratuito.
Esta é uma técnica muito conhecida na publicidade, e já era utilizada desde o século XIX para escrever anúncios em jornais. Um redator publicitário, portanto, também era conhecido como um copywriter.
No entanto, a definição do que faz um copywriter mudou conforme a ascensão do marketing digital, o termo ganhou um novo conceito.
As técnicas de copywriting são mais direcionadas para a atração e conversão rápida dos leads dentro de uma estratégia de marketing digital, enquanto a redação publicitária se concentra em campanhas publicitárias mais robustas, que podem ocorrer também nos meios tradicionais e off-line.
Perceba que, em cada uma dessas estratégias, o público tem uma experiência de compra muito diferente. Na publicidade “tradicional”, ao ver um anúncio, pode ser que o público não consiga tomar uma ação imediata, dependendo de como foi impactado.
No meio digital, ao se deparar com um anúncio, o leitor consegue tomar uma atitude naquele exato momento. O papel do copywriting dentro dessa estratégia, é incentivar essa ação.
Técnicas de copy para vender serviços
1. Persona
A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, desenvolvida a partir de dados verídicos. Ela representa o decisor do processo de venda, e te ajudará a mapear o seu comportamento de compra.
Ao construir sua persona, você deve sinalizar informações importantes, como idade, gênero, cargos, estado civil, hobbies, desafios, interesses etc. Tudo isso cria um tom de voz, uma linguagem específica que faz com que essa persona se identifique com o seu texto.
Com isso, você pode escrever uma copy para vender serviços que esteja alinhada com o seu público. Este é o primeiro passo para começar a obter mais resultados com essa estratégia.
2. Títulos atrativos
O título é o primeiro elemento de uma copy que o leitor encontra, e é por essa razão que deve ser o mais atrativo possível, fato que também o torna desafiador.
Vamos a um exemplo de copy para vendas de um serviço de consultoria empresarial. Ao invés de simplesmente colocar o título de um material como “Consultoria empresarial em São Paulo”, experimente:
“Transforme o seu modelo de negócio de acordo com as novas regras do mercado”
Repare que esta copy gera urgência, por precisar acompanhar o novo comportamento do mercado, e também transformação, já que proporciona um aperfeiçoamento na empresa do leitor.
Conheça palavras poderosas que chamam a atenção dos clientes:
3. Gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são peças-chave para uma copy para vender serviços.
O gatilho mental de prova social, por exemplo, é utilizado como uma espécie de evidência para mostrar que existem outras pessoas comprando e aprovando o seu serviço. Em modelos de negócio B2B, onde as tomadas de decisão são mais racionais e os números tendem a acelerar este processo, esse gatilho é muito poderoso.
Veja a diferença:
Você pode dizer “Muitas empresas já testaram e aprovaram nossa solução”. Mas, se quiser melhorar sua copy de vendas e aumentar sua conversão, pode dizer:
“Mais de 4000 empresas iniciaram um teste grátis e aprovaram nossa solução”
4. Crie conexão com as perguntas certas
É essencial que a copy para vender serviços consiga estabelecer uma conexão com o leitor. Este é um dos fatores que incentivará uma tomada de decisão rápida para converter os leads.
As perguntas são uma ferramenta que viabilizam isso, no entanto, elas devem ser feitas de maneira estratégica. Caso contrário, ao invés de aproximar o seu lead, você correrá o risco de afastá-lo.
Neste contexto, é preciso fazer perguntas que gerem concordância nos leitores, ou seja, perguntas que tenham “sim” como resposta.
Vamos supor que você venda um serviço de coaching profissional, e observe as seguintes alternativas de copy:
- “Buscando a ajuda de um coaching de carreira?”;
- “Cansado de se sentir insatisfeito com a sua carreira?”.
Qual destas opções você acredita que gera mais conexão com o público que precisa deste serviço?
A segunda, concorda? Este é um bom exemplo de copy para vendas, porque ele foi capaz de destacar a dor do lead e criar identificação com o leitor.
Agora que você conheceu as quatro dicas mais fundamentais para criar uma copy para vender serviços que realmente converte, lembre-se de que, dentre elas, a persona é um dos pilares para sustentar essa estratégia de forma consistente.
A persona o ajudará a alcançar seus clientes ideais, com maiores chances de fechar negócio com a sua empresa.
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