terça-feira, 31 de janeiro de 2023

As principais ferramentas de marketing digital que sua empresa precisa

Escrito por Rodrigo Souto

Trabalhar com marketing digital significa lidar diariamente com diversos softwares que cumprem as funções mais variadas, de pesquisa de palavras-chave ao acompanhamento de negócios. Não é à toa que, até 2023, a expectativa é que sejam gastos mais de US$25 bilhões com ferramentas de marketing que trabalham a favor da automação.

Quando uma equipe aposta nesse tipo de tecnologia, libera os esforços dos colaboradores para reforçar a estratégia e reduzir possíveis erros. Inclusive, 79% das companhias com alta performance têm usado ferramentas de marketing há três ou mais anos.

Quais ferramentas e softwares realmente valem a pena usar e vão ser úteis ao dia a dia da equipe, pensando em relatórios, insights e integrações? Para você dar um passo adiante na sua estratégia, reunimos todas as ferramentas que fazem toda a diferença na rotina da sua equipe. Acompanhe!

Ferramentas de SEO

Estar entre os primeiros em uma busca no Google ou em outros buscadores é um trabalho diário, que exige atenção a diversos pontos do blog, do conteúdo, do carregamento das páginas etc. Conte com a ajuda das seguintes ferramentas de marketing para ganhar aumentar o seu tráfego.

Google Analytics

Essa é uma ferramenta gratuita que permite entender melhor como suas páginas estão evoluindo em relação ao tráfego, quais são os conteúdos mais acessados, como as pessoas chegam ao seu endereço, qual é a sua taxa de rejeição, entre outros pontos. É simples de configurar e apresenta relatórios em tempo real, dependendo da sua necessidade.

Yoast SEO

Esse plugin do WordPress facilita muito para que um site ou e-commerce cumpra os requisitos necessários e conquiste boas posições nos buscadores ao indicar os campos de meta description, SEO title etc. São mais de cinco milhões de atualizações instaladas e ativas no mundo todo.

Google Search Console

Google Search Console é essencial para verificar a indexação das páginas web e fazer a otimização delas. É possível, por exemplo, verificar links quebrados, compreender a eficiência das linkagens internas e externas, receber notificações do Google sobre eventuais penalidades e se prevenir contra malwares.

MozBar

MozBar é uma extensão (gratuita para Chrome e Firefox) que analisa diversos aspectos do site que impactam diretamente no ranqueamento — como a velocidade de carregamento, as linkagens externas e internas, o título da publicação etc. Com essas informações, você pode fazer as atualizações necessárias para ganhar posições importantes. 

Ferramentas de palavras-chave

Produzir os conteúdos mais acertados para o seu público pede o entendimento de quais palavras-chave são mais relevantes. Você pode compreendê-las a partir das seguintes ferramentas.

Ubersuggest

Essa opção dá acesso a grande parte de sugestões de palavras-chave do Google e faz uma análise de acordo com o que é escrito no campo de busca. Outro ponto positivo é o fato de mostrar as tendências em palavras-chave.

Google Trends

Se você tem dúvidas sobre qual termo é mais relevante, basta fazer um comparativo no Google Trends para identificar a popularidade por regiões, países etc. O Trends ainda mostra quais são os assuntos mais buscados do momento.

SEMrush

Além das diversas informações que o SEMrush oferece sobre as palavras-chave pesquisadas, o programa ajuda a descobrir os termos que seus concorrentes estão comprando no Google Ads e quais palavras atraem o público da concorrência.

Ferramentas de estratégia de marketing

Quanto mais funções uma ferramenta de estratégia reunir, mais simples se torna o dia a dia da equipe, que não precisa entrar em diversos softwares — que nem sempre se integram facilmente. Para isso, temos duas dicas complementares. Confira!

HubSpot Marketing

O interessante do HubSpot Marketing Hub é que existem várias funções dentro da mesma ferramenta de marketing, que dão mais poder à equipe. Exemplo disso é a possibilidade de criar landing pages e newsletters sem precisar de desenvolvedores, de converter visitantes em leads qualificados e de controlar a satisfação daqueles que já são clientes. 

Como todas as informações estão em um mesmo local, o time trabalha em cima de dados conhecidos de todos, evitando gargalos e erros muito comuns, como o envio duplicado de newsletter.

BuzzSumo

BuzzSumo é um software que permite entender os melhores conteúdos a serem criados. Isso acontece porque ele permite a visualização de quais são as peças mais compartilhadas. Além disso, ele gera relatórios por assunto, encontra os melhores influenciadores que poderão compartilhar sua postagem e avalia o calendário editorial que sua empresa criou.

Ferramentas de automação

Uma ferramenta de automação eficiente deve possibilitar integrações facilitadas e promover o trabalho em conjunto da equipe, trazendo insights em tempo real.

HubSpot CRM

Além de ser 100% gratuito, o CRM da HubSpot tem integração com Gmail e Outlook, atualizando as interações com os clientes de maneira automática. O pipeline dá total visibilidade do andamento dos negócios, sem contar a possibilidade de falar com os prospects em tempo real.

HubSpot Sales

Essa ferramenta é ideal para identificar os prospects mais envolvidos e agilizar o fechamento vendas — até pela possibilidade de filtros para criar as regras específicas do seu negócio. O HubSpot Sales ainda oferece dados aprofundados sobre os visitantes da página, o que confere um panorama mais detalhado da estratégia de marketing. 

Ele também permite criar sequências, modelos e agendamento de e-mails de acordo com as necessidades que a equipe identificar — além de relatórios personalizáveis.

Ferramentas colaborativas

As ferramentas de marketing colaborativas possibilitam que arquivos sejam editados simultaneamente, de forma remota, e fazem com que os times estejam todos na mesma página.

G Suite

pacote do Google conta com Drive, Hangouts para reuniões remotas, arquivos variados para edição, agenda e o próprio Gmail com chat, que facilita a comunicação entre todos.

Trello

Trello é um app de gerenciamento de projetos e permite que o time se organize e esteja a par de todas as etapas cumpridas por meio de quadros, listas e cartões — que são essencialmente visuais.

Asana

Asana também é uma plataforma de gerenciamento de trabalho que faz com que os colaboradores foquem nos seus projetos e nas suas tarefas com a criação de cronogramas e calendários de acordo com as necessidades do time de marketing.

Ferramentas de monitoramento de redes sociais

Agendar postagens, monitorar o que as pessoas estão dizendo da sua marca e criar alertas são funções extremamente úteis para quem cuida das redes sociais. Três ferramentas se destacam. Confira quais são elas a seguir.

Hootsuite

Hootsuite permite o agendamento de postagens, o gerenciamento de conteúdo, a filtragem de conversas e apresenta relatórios de como as campanhas estão andando para que você otimize os resultados. A ferramenta contempla Facebook, Twitter, WordPress, Instagram e LinkedIn.

Google Alerts

O recurso é gratuito e totalmente customizável para que você possa monitorar o que as pessoas andam dizendo da sua empresa. Você pode filtrar por periodicidade, tipos de conteúdo etc.

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Mention

Essa ferramenta de marketing permite que empresas e agências monitorem suas marcas na internet, escutem seu público e gerenciem as mídias sociais. São analisadas mais de um bilhão de fontes, entre sites, fóruns e mídias sociais.

Ferramentas para a otimização de sites

Entender o que o seu site precisa para promover uma experiência melhor aos usuários fica mais simples ao apostar nas ferramentas que fazem uma varredura mais completa.

Website Grader

Website Grader é uma ferramenta grátis, que verifica performance, SEO, responsividade no mobile e aponta os pontos positivos do endereço. Além disso, indica ações para otimizar os estágios do funil de vendas.

PageSpeed Insights

PageSpeed Insights é um software do Google que faz uma análise sobre o conteúdo de uma página e, na sequência, mostra algumas opções de iniciativa para torná-la mais rápida.

Ferramentas para a comunicação do time

Em tempos nos quais o trabalho remoto é uma necessidade para quem vive viajando ou mesmo para empresas que apostam no home office, é preciso garantir formas eficientes de comunicação.

Slack

Slack permite que você crie canais específicos, seja para os profissionais envolvidos em um projeto, seja para os gestores fazerem alinhamentos. Tudo o que é publicado em canais públicos pode ser facilmente encontrado por buscas. A ferramenta também é compatível com vários outros apps.

Zoom

Zoom permite diversas formas de comunicação que vão além das já conhecidas reuniões virtuais, como telefonia em nuvem, webinars simples de usar e chat. Pode ser usado com extensão do Chrome e do Firefox.

Skype

Com o Skype é possível realizar chamadas telefônicas e de vídeo com facilidade, tanto no mobile quanto no desktop. Inclusive, o compartilhamento de telas no mobile é simples de ser feito.

Ferramentas para a criação de conteúdos

Perder anotações, ideias ou até mesmo materiais completos porque não foram salvos é algo que ficou no passado. As ferramentas de marketing para produção garantem mais produtividade no dia a dia.

Evernote

Evernote é um app para a criação de listas e insights sobre qualquer ideia que você possa utilizar para a criação de um conteúdo mais tarde, além da elaboração de to do lists de acordo com a demanda do trabalho.

Canva

Canva tem templates personalizáveis para diversas peças, como cards para redes sociais, apresentações, cartões de visita e convites, o que facilita o dia a dia de quem precisa de designs criativos.

Google Docs

Docs faz parte do pacote G Suite que falamos anteriormente e é uma forma de trabalho online e colaborativa, que salva automaticamente as modificações, evitando possíveis perdas. Pode ser configurado também para uso offline e inclui documentos de texto, planilhas, formulários e apresentações.

Ferramentas de anúncio

Otimizar os ads ajuda a conquistar leads mais qualificados e permite que o ciclo de vendas seja mais curto. Duas opções a seguir podem ajudar bastante nesse sentido.

Campanhas Inteligentes

ferramenta do Google permite ver quais anúncios e extensões uma palavra-chave está acionando e mostra como o seu anúncio aparece nos resultados da pesquisa.

AdEspresso

AdEspresso apresenta um jeito mais simples de criar campanhas de ads — do zero ou reaproveitando. Uma das possibilidades é fazer testes de anúncios e com o público, além de relatórios detalhados sobre os resultados.

É do AdEspresso a Galeria de Anúncios do Facebook, que traz ótimas opções de anúncios criativos e mostra como outros anunciantes estão fazendo em desktop ou mobile.

As ferramentas de marketing devem ser escolhidas de forma a gerar mais autonomia e produtividade à equipe. Pensando nas ferramentas de automação, o ideal é que os colaboradores ganhem tempo para pensar estrategicamente, uma vez que as tarefas repetitivas passam a ser feitas pelo software. Além disso, apoie-se sempre nos diversos relatórios para ganhar mais inteligência nas campanhas e ter mais recursos para escalar os negócios! 

Agora que você já sabe como as ferramentas de marketing podem otimizar o seu dia a dia, experimente gratuitamente a opção de marketing da HubSpot e garanta mais produtividade!

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