Marketing digital e vendas são temas que mudam com muita frequência, especialmente por conta do surgimento de muitas redes sociais. Então, sempre tentamos identificar as tendências, como elas podem impactar o dia a dia dos profissionais que estão à frente das empresas, traduzir e colocar em debate, e em prática.
Uma boa forma de identificar tendências é desvendando o comportamento das pessoas e conversando diretamente com elas. Entender seus hábitos, suas necessidades e ambições, especialmente quando falamos em tendências de mercado, é sempre o melhor caminho.
Pensando nisso, identificamos algumas boas oportunidades nessas tendências que podem ser utilizadas pra quem trabalha com varejo. Confira:
retail media
Não poderia faltar, né? A prática de retail media – a publicidade no varejo, espaços que grandes varejistas reservam nos sites e apps pra outros lojistas e marcas anunciarem, ganhará ainda mais tração no Brasil.
Esse mercado vem crescendo ano a ano mundialmente e a tendência é que isso também aconteça no mercado brasileiro. Nos Estados Unidos o orçamento de mídia destinado ao varejo atinge 14% e na China já bate 40%, aqui já temos muitas iniciativas, mas o orçamento ainda está estimado em 3%.
A perspectiva é que a prática seja responsável por cerca de um quarto dos investimentos de empresas com publicidade até 2026, segundo estimativas da e-Marketer e do Google.
A retail media vem se tornando uma ótima oportunidade para que marcas, através dos dados first-party coletados pelo varejo, se comuniquem melhor com seus clientes desde a construção da marca até o momento da compra.
omnicanalidade: integração entre físico e digital
A integração omnichannel também mudou o comportamento dos consumidores e estabeleceu novos padrões de compra. Agora a pesquisa de preço começa em loja física e termina em compra online. Parece que o jogo virou, não é mesmo?
Mas estamos falando de integração, portanto também existem consumidores que pesquisam virtualmente pra comprar no ambiente presencial. E muitos compram online pra fazer a retirada dos produtos na loja. Por isso, os marketplaces caem como uma luva nesse cenário.
data driven marketing
A análise de dados é um dos caminhos para inovar e pode ser muito mais simples do que parece. O marketing de dados já é uma realidade para entender melhor o mercado e os clientes, direcionar estratégias e por consequência já é uma realidade.
As empresas já deveriam estar estudando informações, mesmo que ainda não tenham as melhores ferramentas do mercado, porque trabalhar com dados é sobre qualidade ao invés de quantidade, na busca pelas melhores estratégias.
E é exatamente isso que guia os planos de marketing que elaboramos junto aos nossos parceiros. Somamos nossa inteligência de mercado e nossas soluções de publicidade às estratégias pra entregar mais assertividade nas ações.
marketing de influência
O marketing de influência é uma forma de humanizar as marcas, pra que elas se aproximem cada vez mais dos diversos públicos.
Não adianta somente estar nas plataformas digitais, para influenciar é preciso planejar, recrutar, negociar e mensurar resultados para entender quais as melhores ações pra atingir o público alvo e conquistar potenciais clientes. A construção de influência é consequência das escolhas da marca.
integração e pessoas no centro
Se coletar informações de forma responsável é uma realidade irreversível, integrá-los em uma única plataforma, principalmente com o volume cada vez maior de informações, será indispensável para que se possa ter uma visão unificada do consumidor a fim de entender os comportamentos, colocá-lo no centro e aumentar as conversões.
Assim, a adoção de algumas ferramentas e tecnologia continuam crescendo no dia a dia dos profissionais de Marketing para que seja possível suportar os casos de uso mais avançados de marketing baseados em dados.
O foco no cliente exige uma atuação na jornada das pessoas com personalização e relevância. Pra isso, é fundamental integrar áreas diferentes nas empresas e os dados que cada uma coleta para uma visão 360. Em 2023, esperamos uma movimentação de consolidação de atuações de áreas e plataformas para favorecer estratégias customer-centric.
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