sexta-feira, 21 de maio de 2021

JULIETTE: COMO UMA BOA ESTRATÉGIA DE SOCIAL MEDIA DEFINIU A VITÓRIA NO BBB21


Na última terça-feira, 04/05, Juliette Freire, advogada e maquiadora de 31 anos, levou para casa o prêmio de R$ 1,5 milhão e consagrou-se como a 21ª vencedora do Big Brother Brasil, com uma votação invejável de 90,15% votos.

O resultado apresentado é uma vitória para a pernambucana que, em poucos meses, conquistou o coração dos brasileiros, mas também uma vitória da sua equipe de mídias sociais, encabeçada por Huayana Tejo e Maria Tereza Falcão, cuja estratégia 360º criada para as contas da brother alavancou o nome Juliette entre os trending topics do Twitter e entrou para a história do programa (e do marketing digital como um todo). 

 

OS NÚMEROS DE JULIETTE

Se você entrar no perfil do instagram da BBB, verá a marca acima de 25 milhões de usuários, mas, antes da estreia do programa, esse número não passava dos 3 mil. Sendo assim, a equipe responsável pelas contas de Juliette conseguiu em 100 dias o que muitas marcas ainda lutam para conseguir, um número de seguidores e índices de engajamento invejáveis. 

Isso porque o perfil da pernambucana possui índices de engajamento de deixar celebridades como Beyonce e Anitta no chinelo. Segundo relatório da mLabs, o perfil da nova queridinha do Brasil conquistou mais de 17 milhões de interações e uma taxa de engajamento, em março, de 7,6% (só para fins de comparação, Anitta possui 1,7% e Beyoncé, 1,2%). 

buscas pelo nome JulietteAumento no número de buscas pelo nome de Juliette durante os meses de confinamento. (Fonte: Google

 

PREDECESSORES 

Até pouco tempo, toda a estratégia de Social Media dos participantes do BBB era realizada de forma passiva, tendo como base apenas o material que ia ao ar pela emissora. A grande virada aconteceu na edição passada quando Manu Gavassi preparou uma série de materiais de storytelling antes de entrar para o confinamento, com vídeos sendo postados quase diariamente. 

Além da periodicidade, o material de divulgação mostrava uma Manu com atitudes e falas coerentes com aquelas mostradas no programa, o que ajudou com que a candidata caísse nas graças do público.

Com Juliette foi a mesma coisa. Enquanto candidatos como Karol Conká eram massacrados aqui fora por apresentarem atitudes dissonantes da imagem que era vendida para os fãs, a Juliette que era vista na tela tinha posturas e comportamentos condizentes com o material divulgado aqui fora. 

Mas a equipe da candidata levou as estratégias de Manu a um novo patamar, apelando também para a história de vida da participante, regionalidade e visão de jogo. 

Juliette Post Ultimas Horas de votacao

 

CASE JULIETTE: 10 PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS. 

 

1 – FREQUÊNCIA 

Um dos principais fatores para o crescimento de um perfil no Instagram é, sem dúvida, a frequência de publicações. Sabendo disso, a equipe de Juliette pesou a mão na quantidade de posts, tanto no próprio Insta como em outras redes, criando uma estratégia multiplataforma. 

 

2 – DINAMISMO

A diversificação no formato das postagens (fotos, carrosséis, IGTV, enquetes, stories, etc…) também foi um fator positivo na estratégia da sister, impactando o público de maneiras diversas e diferentes formatos de conteúdo

 

3- INFORMAÇÃO

Outra estratégia utilizada no Insta da sister foi a criação de um “dicionário” do Juliettês, explicando as expressões utilizadas pela paraibana, gerando identificação com as pessoas de sua região e educando pessoas de todo o país sobre esses regionalismos. 

 

4 – MEMES

Todo mundo sabe que o BBB é uma verdadeira máquina de memes, e os administradores se aproveitaram desse potencial, replicando os memes criados pela candidata durante o programa e criando alguns novos. 

Juliette humor meme

 

5 – TBT´S

Para a estratégia de Juliette, os tbt’s serviram como uma forma de fazer com que o público a conhecesse melhor com a postagem de lembranças e momentos marcantes do passado da participante. 

 

6 – CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE

O senso de comunidade é um dos grandes fatores de engajamento nas redes sociais. Sabendo disso, foi criada uma verdadeira comunidade de apoiadores de Juliette, que ganharam até mesmo um nome: “cactos”. 

 

7 – IDENTIDADE VISUAL E BRANDING

Uma estratégia vital para qualquer marca é fazer com que seus produtos e sua comunicação sejam facilmente reconhecidos pelo público. Isso se dá através do branding e da criação de uma identidade visual bem definida. O mesmo conceito foi aplicado ao perfil de Juliette, com cores e elementos gráficos que se repetem em diversos momentos.

 

 

8 – POSICIONAMENTO

Em uma edição tão polêmica quanto essa, mais do que nunca foi necessário um posicionamento forte por parte dos participantes em relação a tudo o que estava acontecendo dentro da casa. No caso de Juliette, esse posicionamento era visto tanto dentro do programa quanto em suas redes, gerando identificação com pessoas que pensam de forma parecida. 

juliette posicionamento

 

9 – ANTECIPAÇÃO

Ao longo dos meses de duração do BBB, diversos familiares de Juliette participaram de programas de TV. Nesses casos, os perfis da maquiadora alertavam os fãs para essas participações e outras novidades, aumentando a presença da comunidade nesses “eventos”. 

 

10 – HUMANIZAÇÃO 

Juliette possui uma personalidade que gera uma fácil identificação com a audiência, e esse fator foi muito bem explorado pela sua estratégia virtual, sem medo de humanizar a candidata e mostrar suas vulnerabilidades.

 

CONCLUSÃO

A estratégia de marketing desenvolvida pela equipe de Juliette é de dar inveja até mesmo em grandes agências de marketing digital e conteúdo e traz uma série de lições para marcas e outros negócios, entre elas, a necessidade de criar identificação e uma aproximação com o seu público e estar antenado ao que acontece nas redes sociais. 

Se você ainda não leva a sério o potencial desse tipo de plataforma, talvez seja hora de rever a sua estratégia, porque, mesmo que sua marca não esteja engajada nas redes sociais, pode ter certeza de que seu público está. 

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Fonte: www.linka.com.br/

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