Artigo Atualizado em: 12/05/2021
Estar presente nos marketplaces é hoje essencial para qualquer e-commerce. Além de serem portas de entrada para lojas virtuais, esses grandes shoppings online carregam um grande nome e por isso podem ser a melhor solução para conseguir aumentar as vendas online.
Para decidir em qual marketplace entrar é preciso ter claro quais as especificidades de cada um deles e também quais são as regras que precisam ser seguidas, assim como responsabilidades e direitos.
O ANYMARKET possui integrações com diversos marketplaces como Via Varejo, B2W, Amazon, Carrefour, Magazine Luiza, Walmart, Web Continental, Buscapé, Cissa Magazine, MadeiraMadeira,Walmart, Mercado Livre, Netshoes, Dafiti, Kanui e Tricae.
Não existem regras únicas adotas por todos eles. Cada marketplace ou grupo de marketplaces adota seu próprio modelo, porém a maioria possui regras próximas como tempo mínimo de operação, avaliação em empresas como E-bit e Reclame Aqui, além do registro formal que envolve inscrições estaduais e CNPJ.
O Marketplace ideal para sua loja
Os marketplaces como Dafiti, Kanui e Tricae tem um nicho claramente voltado para moda e confecções, já o lojista que pretende vender artigos esportivos deve estar presente na Netshoes, já os outros marketplaces são ótimos para vender os mais variados produtos, desde móveis até eletrônicos. A seguir iremos discorrer em nosso artigo os principais marketplaces e suas particularidades ou se preferir, você poderá fazer o download do nosso ebook que possui informações mais detalhadas.
É muito importante que o lojista saiba aonde vender seu produto, conheça seu público para alcançá-lo da melhor maneira possível. O Submarino é um marketplace conhecido mais pelos produtos eletrônicos, já a Casas Bahia é mais voltada para móveis. Estar presente nos marketplaces é importante porém é mais importante saber aonde seus produtos terão mais destaque.
Parte de ser bem-sucedido nos marketplaces é entendê-los, para que seja possível otimizar anúncios a aparecer no Buybox, local onde aparecem anúncios em destaque.
Então, vamos conhecer mais sobre cada marketplace!
Amazon
A Amazon é um marketplace considerado recente no Brasil. É possível anunciar na Amazon desde 2017! Essa é uma oportunidade para ser um dos primeiros a anunciar determinados produtos.
A empresa americana é reconhecida pela preocupação constante com as experiências de seus consumidores, sempre trabalhando para exceder às expectativas. É preciso preparar o seu negócio e deixá-lo mais competitivo, oferecendo melhores experiências aos consumidores.
O que vender na Amazon: O Marketplace da AMAZON atua no segmento geral com o comércio de produtos como Livros, Celulares e Telefonia, Eletrônicos, TV e Áudio, Informática e Acessórios, Games e Consoles, Casa e Cozinha, Ferramentas e Construção, Papelaria e Escritório.
Mercado Livre
No caso do Mercado Livre é importante ter anúncios com títulos que facilitem a busca, descrição detalhada, qualificações de venda feitas pelos compradores, rápido atendimento, entre outras.
É o maior marketplace da América Latina e reúne milhões de vendedores e compradores num cenário de mais de 60 milhões de ofertas de produtos, automóveis e serviços.
Com 52 milhões de visitantes únicos por mês, o Mercado Livre é o 6º site mais visitado da Internet. Possui diversas soluções como Mercado Pago (solução de pagamento), Mercado Envios (tecnologia de gestão de logística), Mercado Livre Publicidade (responsável pela comercialização de publicidade dentro da plataforma) e Mercado Shops (plataforma para criação de loja online).
O que vender no Mercado Livre: Esse marketplace é bastante abrangente e comporta todas as categorias de produtos.
Via Varejo (Cnova)
Na Via Varejo é preciso focar na qualidade dos anúncios, assim como nas imagens de qualidade, preços e frete competitivos, tratamento de reclamações, entregas no prazo e um bom atendimento.
Esse marketplace posiciona-se como um dos maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo. A Via Varejo administra importantes marcas como o Ponto Frio, Casas Bahia e Extra, já integrados ao ANYMARKET.
Premiada 11 vezes como Top of Mind, possui mais de 59 milhões de visitas em sua páginas, 1,4 milhões de itens vendidos, 100 milhões de buscas e 1 milhão de pedidos.
O que vender na Via Varejo: O destaque aqui é para Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Móveis, mas as marcas do grupo Via Varejo abrangem todos os tipos de categorias.
B2W
Assim como os outros marketplaces a B2W também preza por descrições detalhadas, imagens de qualidade, preço competitivo, bom frete e avaliações positivas de clientes.
O B2W Marketplace é um grupo líder no ranking de alcance do e-commerce B2C, atinge 22% do varejo na web e 70% dos heavy users (consumidores potenciais).
Dentre as marcas que fazem parte do Grupo B2W o ANYMARKET já está integrado com Shoptime, Americanas.com e Submarino.
O que vender na B2W: As marcas se destacam em Eletroeletrônicos, Smartphones, Livros e Eletrodomésticos, mas você pode anunciar diversas categorias.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza foi o primeiro comércio eletrônico do mundo! Com grande visão tecnológica a Magazine Luiza implementou em 1981 um sistema de computação nas lojas e em 1986 inagurou o 1º Centro de Distribuição (CD) em Ribeirão Preto-SP, totalmente automatizado. Esse avanço propociou que em 1992 nascesse com a Magazine Luiza o primeiro modelo de comercio eletrônico do mundo. As “Lojas Eletrônicas” (Lojas Virtuais) são resultado de um projeto inovador onde vendiam produtos por meio de terminais multimidia sem necessitar de produtos em exposição ou no estoque.
Possui mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, 35 milhões de acessos em media em sua pagina e possui as melhores comissões do mercado.
O que vender na Magazine Luiza: Móveis e Eletroeletrônicos são destaques, mas a Magazine Luiza anuncia de tudo! Uma novidade é a categoria Mercado, que comporta produtos de limpeza, pet shop, perfumaria e entre outros.
Netshoes e Zattini
A Netshoes é um grupo presente em 3 países (Brasil, Argentina e México), com mais de 22 milhões de clientes. É o maior marketplace de lifestyle esportivo na America Latina, e uma das 100 marcas de maior prestígio no Brasil!
O Grupo Netshoes possui também a Zattini. Dessa forma, atua em 3 segumentos: Esporte (Netshoes), Moda e Beleza (Zattini).
Dentre as características necessárias para firmar parceria com o grupo Netshoes, consta: Originação e originalidade do produto, gestão do canal adequado com headcount dedicado, idoneidade da empresa, catálogo aderente ao posicionamento da marca, emitir Nota Fiscal Eletrônica, Picking e Packing capaz de atender o volume do canal.
O que vender na Netshoes: As marcas presentes na Netshoes são Mizuno, New Era, Optimum Nutrition, Mormaii, Penalty e Fut Fanatics. Anuncia-se calçados, roupas, suplementos, acessórios e artigos esportivos.
O que vender na Zattini: Na Zattini, as marcas em destaque são Osklen, Sunglass Hut, Foxtou, Cantão, Enjoy, Malwee e Levi’s. Além de produtos do segmento de Moda, também é possível anunciar artigos para bebês, produtos de beleza e itens para casa (como móveis, iluminação e cama, mesa e banho).
Grupo GFG (Dafiti, Kanui e Tricae)
O Global Fashion Group (Grupo GFG) atua com mais de 3000 marcas nacionais e internacionais.
Sua atuação compreende cinco plataformas de marca em 24 países com mais de 9000 colaboradorares e é lider no mercado de moda online em cinco regiões diferentes do mundo.
Dafiti
A Dafiti é um marketplace que possui mais de 10 milhões de visitantes únicos por mês. É o maior marketplace de moda do Brasil, e uma das empresas que compõe o Grupo GFG.
Todos os marketplaces de moda como Dafiti, Kanui e Tricae prezam muito pela qualidade das imagens e também pela variedade de produtos.
O que vender na Dafiti: Roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza e utilidades para casa são categorias presentes neste marketplace.
Kanui
Último marketplace de Moda da nossa lista, a Kanui é líder nos segmentos de Surf, Skate e Lifestyle. Se esses são os interesses do seu público, aposte na Kanui para reforçar sua presença online!
O que vender na Kanui: Todos os itens de vestuário, e também artigos esportivos como skates, bicicletas, patins e etc.
Tricae
Maior vitrine infantil do Brasil, a Tricae foi criada em 2011 com foco em produtos para crianças de 0 a 12 anos.
O que vender na Tricae: Roupas e calçados infantis, brinquedos, móveis e decoração, artigos para gestantes e artigos escolares.
Carrefour
O Carrefour é conhecido como uma rede internacional de hipermercados. Como marketplace não é diferente: boa parte das categorias de produtos encontradas no hipermercado são anunciadas.
O que vender no Carrefour: Casa e decoração, tecnologia e eletrônicos, infanto-juvenil, saúde e bem-estar, auto e ferramentas.
MadeiraMadeira
Este marketplace foi lançado em 2009 e é um pioneiro na venda online de materiais de construção, acabamento e decoração. Com mais de 50 mil produtos e 2.500 entregas por dia, a MadeiraMadeira conta com mais de um milhão de clientes satisfeitos.
O que vender na MadeiraMadeira: Móveis; Pisos e Revestimentos; Portas e Janelas; Iluminação; Banheiro; Cozinha; Eletrodomésticos; Eletroportáteis; Ar e Ventilação; Decoração; Cama, Mesa e Banho; Utilidades Domésticas; Jardim e Lazer; Ferramentas; Alimentação; Áudio e Vídio; Automotivo; Brinquedos; Ferragens; Fitness.
WebContinental
Pertencente ao Grupo Infoar, a WebContinental possui 3 Centros de Distribuição pelo Brasil e é considerada a loja preferida do Sul do Brasil. Anuncia mais de 15 mil produtos e cresce 3x mais que o mercado em seus 10 anos de e-commerce.
O que vender na WebContinental: Ótimo canal para anunciar produtos de Ar e Ventilação. Outras categorias são Eletrodomésticos; Eletroportáteis; Móveis e Decoração; Tecnologia; Cultura e Lazer; Estilo e Bem-Estar; Itens para Crianças e Bebês; Automotivo; Comercial e Industrial; Ferramentas e Peças.
Saraiva
Trabalhar com o marketplace Saraiva é uma ótima oportunidade para comerciantes de produtos do ramo de educação, cultura e entretenimento. O site recebe mais de 220 milhões de visitas por ano e está entre os maiores e-commerces do Brasil
O que vender na Saraiva: Livros – E-books – Aparelhos telefônicos – Consoles e games – Informática – Papelaria -Acessórios (fones, caixas de som, cartões de memória)
Centauro
O marketplace da Centauro é voltado para produtos do segmento esportivo. Fundada em 1981 com o objetivo de democratizar o esporte no país, a empresa foi pioneira no conceito de megastore e hoje é considerada a maior varejista de artigos esportivos da América Latina. Além disso, a companhia conta com mais de 180 lojas físicas espalhadas por todo o Brasil.
O que vender na Centauro: Esportes, Roupas, Calçados, Acessórios (relógios, óculos, mochilas etc.), Equipamentos (bicicletas, pranchas, piscinas)
Ricardo Eletro
A Ricardo Eletro foi fundada em 1989 no interior de Minas Gerais e hoje é uma das maiores varejistas brasileiras no segmento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Atualmente é a terceira maior empresa no segmento e possui mais de 700 lojas no país.
O que vender na Ricardo Eletro: Ar e ventilação, Casa e ferramentas, Celulares e telefones, Eletrodomésticos, eletroportáteis, Informática, Móveis e decoração, Utilidades domésticas
Zoom
Criado em 2001 Zoom é um comparador de preços que surgiu com o objetivo de ser uma alternativa ao Buscapé. A empresa permite que os clientes comparem, em uma mesma interface, os preços de produtos de diferentes marcas – se o consumidor clicar em uma oferta, ele é redirecionado ao site específico da loja.
O que vender na Zoom: Celulares e telefones, Informática, TV e eletrônicos, Eletrodomésticos, Eletroportáteis, Moda e acessórios, Móveis e decoração, Esporte e lazer, Games
Camicado
A Camicado é rede de lojas especializada em casa e decoração. Possui grande variedade de produtos.
O que vender na Camicado: Artigos de decoração, utensílios de cozinha, mesa posta, eletroportáteis, cutelaria, cama, mesa e banho e organização.
A média de comissão nos marketplaces
A comissão em cada marketplace pode variar de acordo com o tipo de anúncio ou categoria de produtos, porém os números médios são:
- Mercado Livre:
- Comissão premium – 16% (cliente pode parcelar em 12x sem juros, maior relevância e outras vantagens)
- Comissão padrão – 11%
- B2W: 16% para todos os parceiros independente de categoria
- Via Varejo: de 14% a 18%
- Cobasi: em torno de 20%
- Walmart: 16%
- Netshoes: de 20% a 30%
- Dafiti: de 25% a 30%
- Wish: 15%
- Camicado: em média 25%
- GFG: de 25% a 30%
- Amazon – em média 11%
- Magazine Luiza – em média 12%
- Dia Group – Comissão por categoria, mínimo 13%
- Carrefour: por categoria
- Auto e Ferramentas – 13%
- Casa e Decoração – 14%
- Eletrodomésticos – 12%
- Eletroportáteis – 13%
- CD e DVD – 10%
- Instrumentos Musicais – 14%
- Livros – 10%
- Papelaria – 10%
- Estilo e Beleza – 14%
- Infantil – 13%
- Tecnologia – 12%
- PET – 13%
- Saúde e Bem Estar – 13%
O maior comissionamento é o dos marketplaces de nicho (Netshoes, Dafiti e Cobasi). Isso acontece pois o objetivo não é o volume de lojas e sim a qualidade do produto e a performance do seller. Por isso, na Netshoes, por exemplo, todos os sellers têm um analista de performance.
Os valores de comissão estão sujeitos a alterações/atualizações pelos marketplaces.
Mesmo sendo diferentes, percebe-se que muitos marketplaces têm algumas regras em comum, por isso o mais importante para os lojistas é entender de fato o que cada um deles pode ou não proporcionar de melhoria nas vendas. Vale lembrar que cada marketplace possui sua própria comissão, isso é muito importante para que os lojistas saibam quanto de fato vão receber por cada venda.
Fonte: https://marketplace.anymarket.com.br/marketplaces/entenda-as-diferencas-entre-os-marketplaces/?utm_campaign=newsletter_semanal_-_20-05-21&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
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