Webinar é uma das iscas virtuais mais utilizadas no marketing digital para a captção de leads e geração de engajamento com a marca.
É através de palestras online, normalmente gratuitas e com temas estrategicamente definidos de acordo com interesse do público-alvo que os webinars são criados e divulgados. E por utilizarem um formato de conteúdo em alta na internet, podem facilitar a geração de leads e a fidelização daqueles que já acompanham sua marca.
O grande engajamento do Webinar transmitido ao vivo está ligado à facilidade de acesso para o público. Por se tratar de um conteúdo rico, que muitas vezes, se tornaria caro ou geograficamente de difícil acesso para muitas pessoas, ele é mais acessível que uma palestra presencial e até mais atrativo do que a leitura de um artigo, por exemplo.
Neste artigo você irá aprender os seguintes conteúdos:
- Como definir o tema e criação do conteúdo;
- Escolha da ferramenta para transmitir o webinar;
- Criando Landing Page de divulgação;
- Disparando emails automáticos de lembrete e pós-webinar;
- Apresentando o Webinar;
- Avaliando os resultados do Webinar.
Acompanhe este artigo para aprender a colocar, passo-a-passo, o seu webinar ao vivo no ar e divulgá-lo utilizando a plataforma de marketing digital da Dinamize, o Dinamize Automation.
O que é webinar?
O webinar é um evento realizado através de uma transmissão ao vivo, online e interativa, que tem como objetivo sobretudo proporcionar uma experiência mais dinâmica e atrativa para os convidados sobre um tema específico.
O grande engajamento do webinar está ligado à facilidade de acesso para o público. Por se tratar de um conteúdo rico, que muitas vezes, se tornaria caro ou geograficamente de difícil acesso para muitas pessoas, ele é mais acessível que uma palestra presencial e até mais atrativo do que a leitura de um artigo, por exemplo.
Os tipos mais comuns de webinars são: apresentação/palestra ou entrevista. O webinar de de apresentação é uma demonstração de algum tipo de conceito ou produto, com base em slides e informações dispostas na tela. No caso de entrevistas, você pode utilizar o espaço para falar com algum especialista no assunto que irá abordar.
Como fazer um webinar
A ideia do webinar é realmente simular uma palestra ao vivo de maneira online. Por essa razão, todos os elementos que normalmente compõem uma palestra, como uma apresentação de slides, um palestrante, podendo haver até um apresentador âncora e alguns convidados e claro, o público para consumir esse conteúdo.
Para trazer uma experiência tão dinâmica quanto um evento presencial, o webinar precisa disponibilizar uma interação com o público que está assistindo ao seminário online. Essa interação irá depender da plataforma utilizada para transmitir o webinar. Porém, as ferramentas mais comuns, já disponibilizam de recursos de bate-papo, tornando essa comunicação entre apresentadores e público possível.
Para criar o seu webinar é necessário seguir os seguintes passos:
1 – Escolher o tema que será apresentado no webinar
Tópicos que podem ser relevantes para produzir a sua apresentação:
- Escolha um conteúdo relevante para o seu público;
- Identifique o melhor momento para a transmissão, consultando seus seguidores. Outra opção é testar diferentes dias e horários
- Crie um roteiro da apresentação. Seguindo os tópicos criados, você não corre o risco de se atrapalhar durante a fala;
- Crie uma apresentação dinâmica, que mantenha seu público interessado. Evite utilizar slides com muito conteúdo em texto. Trabalhe apenas com frases objetivas, que expressem o que você deseja apresentar;
- Defina a plataforma que você irá utilizar para apresentar seu Webinar (YouTube, GoToWebinar);
- Escolha um local silencioso para realizar sua apresentação, para não ser atrapalhado e para que o som seja bem compreendido pelo público;
- Teste os dispositivos que irá utilizar, para verificar se estão em perfeito funcionamento.
2 – Como criar a apresentação do Webinar
O Webinar precisa ser interativo. Por mais que você esteja falando em tempo real e respondendo questões, se o evento durar 60 minutos, será uma hora com o seu rosto na tela. Cansativo para quem assiste, concorda?
Então, preveja a inserção de materiais explicativos na tela. Além dos slides, vale adicionar fotos, por exemplo. Foque em tudo aquilo que agrega ao Webinar.
3 – Escolhendo a plataforma para apresentação do Webinar
Esta é uma etapa muito importante. Existem atualmente diversas plataformas utilizadas para a realização de webinars, algumas gratuitas e outras pagas.
Para essa decisão, considere a sua necessidade e como a ferramenta que pretende utilizar atende ao que precisa.
Vamos a algumas ferramentas de webinar:
Confira lista de ferramentas para webinar que possuem versões gratuitas, com os pontos positivos e negativos de cada uma:
- YouTube Live (onde pode ser usado programas como OBS studio ou StreamYard);
- Facebook Live;
- Instagram ao vivo.
Além das plataformas gratuitas, existem diversas ferramentas de webinar pagas, onde são disponibilizados recursos de acordo com o plano escolhido.
A seguir, listamos algumas das principais ferramentas para transmissão de webinar pagas:
- GoToWebinar;
- WebinarJam;
- Zoom;
- ClickMeeting;
- Livestorm;
- WebinarNinja;
- Join.me.
A escolha da ferramenta ideal para seu webinar depende do seu nível de habilidade com as diferentes funcionalidades de cada plataforma e de sua necessidade em relação aos recursos oferecidos.
4 – Escolha a data e crie o evento na plataforma de webinar
Tenha atenção na hora de escolher a data de seu webinar, pois marcar seu webinar para uma véspera de feriado ou para uma sexta-feira, por exemplo, quase sempre é uma má escolha. Além disso, verifique se não há outros eventos que seu público-alvo possa participar no mesmo dia e horário (Exemplo: evento no concorrente).
Você também precisa considerar os interesses do seu público para garantir que ele esteja online no momento da transmissão. Quanto menos o seu evento concorrer com outros que possam afetar sua audiência direta ou indiretamente, melhor.
5 – Como Criar uma Landing Page para divulgação do seu Webinar
Agora que você já tem o tema, data, horário e local onde acontecerá o webinar, vamos trabalhar na criação da página de captura dos participantes. Com um visual limpo e sem distrações, ela funciona como um convite para o webinar. Ela deve trazer um breve formulário, que é onde o lead registra seu nome e seu e-mail.
A landing page do seu webinar precisa ainda de um título chamativo, recursos visuais cuidadosamente explorados, clareza na oferta e vantagens que o evento oferece, além de um CTA, geralmente com um botão de inscrição e uma frase curta e convidativa.
Uma vez que o usuário preencheu sua landing page demonstrando o interesse em participar do webinar é importante deixar registrado que você recebeu corretamente a inscrição, além de também poder enviar o link onde ocorrerá o webinar.
Veja como é fácil criar uma landing page para divulgação do webinário na ferramenta da Dinamize:
Email de confirmação após a conversão na landing page
Portanto, crie um fluxo de automação para que imediatamente após a conversão na landing page, o lead receberá um email com a confirmação da inscrição com o link de acesso ao webinar. Lembre-o também da data e horário do webinar neste email.
Algo importante também que pode ser inserido neste email é o link para inclusão do evento no seu calendário. Para isso, crie um evento no calendário e clique em publicar evento, irá gerar uma URL personalizada para que você possa colocar em seu email.
6 – Como divulgar um Webinar
Tendo a landing page e link do seu webinar prontos, o próximo passo é divulgar ao seu público-alvo o seu evento. Para isso, explore estratégias de marketing digital. Dentre elas você pode utilizar diversos canais, como: Email marketing, Mídias Sociais, Pop-up no site/blog, etc.
Divulgar através do Email marketing
Essa tática é muito útil se você tem uma boa base de e-mails cadastrados. Conhecer detalhes do seu público é a chave para acertar na linguagem e na proposta da oferta a ele. Se estiver na dúvida de que assunto pode chamar mais atenção, vale um email de teste A/B com algumas variações de assunto anunciando o webinar. Conhecer detalhes do seu público é a chave para acertar na linguagem e na proposta da oferta a ele.
Publicação nas redes sociais
As redes sociais também são uma ótima forma para divulgar seu webinar. Para redes sociais como Instagram que não permitem a inclusão de links sugerimos a utilizar o link na bio e mencionar isso na publicação, ou então usar ferramentas gratuitas para gestão dos links, como o Linktree.
Caso queira investir também em campanhas pagas, o Facebook possui um recurso que é Geração de cadastros (ou Facebook Lead ADS), onde permite que a pessoa impactada pelo anúncio, efetue um cadastro rápido já com os seus dados disponíveis no Facebook, facilitando o cadastro. A partir disso, também é possível integrar diretamente a conversão com a plataforma para o lead inscrito receber o email de confirmação do cadastro.
Incluir pop-up no site
Outra ação que pode ser feito é o convite aos visitantes do seu site ou blog. Pode ser feito em páginas de conteúdos similares ou em todas as páginas.
Não esqueça de linkar para a landing page, é claro.
Envie um email de lembrete do webinar 1 dia antes e também 10 minutos antes
Algo que ocorre muito é lead inscrito esquecer do evento, principalmente se tiver se cadastrado há muitos dias atrás. Por isso o email de lembrete é fundamental para que os participantes recordem do seu webinar e se programem. Por isso, agende um lembrete 1 dia antes e também 10 minutos antes de iniciar o webinar, isso aumentará o engajamento dos usuários com seu webinar.
Email Marketing pós-webinar
Após finalizar seu Webinar, disponibilize a versão gravada e materiais complementares. Todo o trabalho que você teve não merece ser utilizado apenas pelo tempo em que o webinar estiver no ar.
Além disso, disponibilizar seu conteúdo em plataformas como o YouTube ajuda a reforçar a sua autoridade e a atrair a atenção da audiência para a sua marca ou empresa, gerando tráfego para seu site ou blog.
Outra opção é anunciar no Facebook, Instagram e Google Ads. No Facebook, você pode impulsionar a sua postagem para aumentar o alcance da sua mensagem.
Facebook Leads – Criando anúncios para captação de contatos.
7 – No dia da Apresentação de seu Webinar
Ao menos 1 hora antes do Webinar teste a internet (se possível tenha uma internet alternativa). Outro ponto importante, ainda que apresente sozinho o Webinar, tenha uma “retaguarda” para controlar os comentários, por exemplo. Se houver problemas na transmissão ao vivo, essa pessoa também cumpre o papel de avisá-lo.
Lembre-se de ser claro e didático, explicando o assunto e retomando pontos que exigem atenção. Não esqueça de agradecer ao público ao iniciar e ao encerrar o Webinar.
O Webinar também é um momento que pode ser usado para estreitar a relação com seus leads, adicionar materiais complementares, ebooks, etc.
Mantenha seu público interessado
Entonação e vocabulário são fundamentais para manter seus ouvintes interessados no seu conteúdo. Falar lentamente pode cansar seu público, mas falar rápido demais o deixará confuso.
Cuide sua entonação. Falar baixo pode deixar os participantes sem interesse na sua apresentação e falar alto demais poderá irritá-los, além de prejudicar o áudio. É indicado testar o áudio antes do início da transmissão, para identificar o tom ideal para você e para os participantes.
O uso de gírias em sua apresentação pode não ser a melhor forma de se comunicar com seus contatos. Evite uma linguagem tão informal, para que seu público não crie conceitos desnecessários sobre você e sobre o conteúdo.
8 – Gerando certificado de participação do Webinar
Um recurso muito importante para criar maior engajamento no Webinar é a geração de certificado de participação. Com as informações de Nome completo e Email, você poderá gerar um certificado de envio automático através da Automação.
Por exemplo: cliente clicou no botão receber certificado, imediatamente envia email do certificado com os campos personalizados e nome do webinar.
10 – Analisando os resultados do Webinar
Algo muito importante é gravar o webinar para que possa realizar outras ações com o conteúdo apresentado. Após finalizado, realize a edição do vídeo da versão gravada, removendo falhas, cortes e se possível incluindo legendas e vinhetas.
Com o vídeo editado, faça upload dele no canal do Youtube de sua empresa, utilizando palavras-chave relacionadas. Isso aumentará o alcance do seu conteúdo, mesmo após a transmissão ao vivo.
Com a inclusão do webinar gravado no Youtube, o conteúdo também será encontrado de forma orgânica, melhorando o SEO e posicionamento da sua marca. Mas você também poderá gerar leads pelo Youtube através da criação de uma landing page e a disponibilização dela na descrição de seu vídeo, para incentivar a conversão, ofereça algum material rico, como o download dos slides utilizados, uma planilha complementar, ou até uma demonstração gratuita do serviço que sua empresa presta relacionado ao conteúdo do webinar.
Outra ação muito importante é um disparo de email marketing com um link do vídeo gerado pelo Youtube para que os participantes e para quem não conseguiu participar terem acesso ao seu conteúdo. Caso seja um curso, você pode disponibilizar um certificado de participação com o dia, horário, tempo de duração e o nome de seu curso.
É interessante ainda promover uma pesquisa junto àqueles que assistiram ao evento online – o que pode ser realizado por e-mail. Por isso, você pode realizar uma pesquisa de NPS para enviar após a participação do Webinar.
Para você ter sucesso na sua transmissão, prepare-se com antecedência, divulgando, preparando o conteúdo, o ambiente e analisando a confirmação de seus participantes. Ao terminar a apresentação, solicite uma avaliação dos participantes sobre o Webinar.
E aí, pronto para produzir seus Webinars?
Referências:
Descubra O que Eu Faço para Aumentar a Participação no Webinar
How to Create and Host a Successful Webinar | GoToWebinar
Nenhum comentário:
Postar um comentário