quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

ABERTURA, CLIQUE, BOUNCE…. VOCÊ CONHECE TODAS AS MÉTRICAS DE E-MAIL MARKETING?

 Por Camilla Edlim em 15 de janeiro de 2021

Você sabe o que fazer para engajar Leads e aproximá-los da sua empresa? Já pensou em usar o e-mail marketing para esse propósito? São tantas opções para usar essa estratégia, seja newsletter, promocional ou institucional. 

O e-mail é um canal de contato direto entre o Lead e a sua empresa. Por isso, incluir essa ferramenta nas estratégias de comunicação integrada é fundamental para aumentar a relevância da sua marca.

Mas saiba que é importante entender como avaliar os resultados para poder otimizar as estratégias. E, principalmente, analisar os resultados, entendendo o que funcionou e o que deu errado.

Dessa forma, os próximos disparos de campanhas serão baseados em uma experiência consolidada, o que ajuda na correção de erros e na criação de estratégias mais eficientes.

Então, quer saber como analisar cada uma das métricas e usar o e-mail marketing de forma eficiente? Continue a leitura e veja mais.

Métricas e indicadores de e-mail marketing

Antes de tudo, sei que existe muita confusão no entendimento do que são indicadores e métricas.

Métrica, por exemplo, remete a fazer medidas, não é mesmo? Mas quando medimos apenas por medir não temos conclusão alguma. Ou seja, métricas servirão para que você construa um indicador. 

O indicador sim, permitirá concluir algo sobre um cenário.

E o acompanhamento dos indicadores de e-mail marketing é fundamental para que a empresa saiba se suas ações estão trazendo – ou não – resultados positivos para o negócio.

Quando falamos sobre indicadores, especificamente para o e-mail marketing, é possível identificar:

  • Se o assunto foi atrativo o suficiente para fazer o Lead abrir o e-mail;
  • Se os CTAs estimularam o Lead a clicar no e-mail marketing;
  • Se a oferta divulgada foi capaz de gerar vendas e muito mais. 

Medir o sucesso de sua campanha de email marketing usando uma única métrica é simplesmente impossível. Você precisa medir um conjunto de indicadores para entender o que precisa e pode ser melhorado para obter maior retorno em cada ação. 

Mas, calma, vou te mostrar os principais indicadores em seguida.

Print da página do RD Station que mostra os principais indicadores de uma campanha de e-mail marketing. Esses indicadores são: taxa de abertura, taxa de cliques únicos, Bounces (total), Soft Bounces, Hard Bounces, Emails descartados, descadastramento, marcados como SPAM

5 métricas de e-mail marketing que você precisa ficar de olho

#1 Taxa de abertura

Tudo começa com a taxa de abertura do seu e-mail! Seus Leads estão abrindo sua mensagem?

Essa é uma métrica que indica o número de Leads que abriram seu e-mail.

A primeira conclusão que você pode tirar de uma boa taxa de abertura é que você soube criar um excelente assunto, ou título, de e-mail. Afinal, ninguém abre o e-mail de uma empresa se não se interessar pelo assunto, correto?

taxa de abertura ideal não é exata, você precisa analisar diversos pontos ao longo de um período e a cada disparo.

A taxa de abertura também é uma métrica muito utilizada para analisar a utilidade das campanhas — como em testes A/B —, além de ajudar a descobrir quais são os melhores horários para disparar os e-mails.

Print que mostra a taxa de abertura de um e-mail enviado pelo RD Station. A imagem mostra a taxa de abertura de 27,44% e 1951 emails abertos

#2 Taxa de cliques

Agora que o Lead abriu o e-mail, passamos para o segundo objetivo: fazer ele clicar no CTA.

A taxa de cliques é um dos indicadores de e-mail marketing mais apropriados para avaliar:

  • A qualidade do conteúdo do e-mail;
  • O potencial da proposta de valor compartilhada;
  • A qualidade do CTA criado;
  • A real motivação dos Leads.

Se você utiliza o RD Station Marketing, sabe que a ferramenta lhe oferece todos os números necessários para acompanhar a sua taxa de cliques. Acompanhar cada disparo e as entregas de uma forma unificada e didática.

Print do RD Station que mostra a taxa de clique único no valor de 2,10%/48

#3 Taxa de conversão

A conversão é o objetivo máximo de qualquer estratégia de e-mail marketing. Entretanto, nem sempre é necessário entender como conversão apenas a transformação de um Lead em cliente.

Por exemplo, se você está organizando um webinar, a conversão que deseja é a inscrição do Lead no evento. Uma conversão pode ser entendida como a realização da ação que você deseja que o Lead execute. Acompanhar sua taxa de conversão vai mostrar o quão efetiva está sendo toda sua campanha.

Ou seja, depende do contexto, e não se deve compará-la com outros tipos de negócios. Preocupe-se com os seus resultados, buscando sempre melhorá-los.

Uma dica para conseguir uma boa análise da taxa de conversão das suas campanhas de e-mail marketing é utilizar, também, ferramentas como o Google Analytics, medindo as conversões e verificando de onde elas estão vindo.

#4 Taxa de cancelamento de inscrição

O nome desse indicador de e-mail marketing é auto-explicativo. Todo e-mail marketing que você enviar deve conter um link de cancelamento de inscrição

Ao clicar nesse local o Lead informa para você que não deseja receber mais os seus e-mails.

Muitas são as razões para um Lead fazer isso, mas no fundo todas elas querem dizer que ele não deseja manter mais o relacionamento com a sua empresa, pelo menos não por esse canal.

É claro que a taxa de cancelamento de inscrição é um dos indicadores de e-mail marketing mais relevantes para um negócio, afinal, pode dizer muito sobre o alinhamento entre seu conteúdo e as necessidades de seus Leads.

Print que mostra a mensagem de cancelamento de inscrição. Escrita em uma fonte menor, a mensagem é "Se não deseja receber mais mensagens como esta, clique aqui". O "clique aqui' está sublinhado e em negrito

Infelizmente, sempre haverá pessoas saindo da sua lista de e-mails, por isso não espere alcançar uma taxa de 0%. Use esse indicador para ficar atento a qualquer oscilação mais drástica.

#5 Taxa de rejeição

Quando falamos taxa de rejeição, ou bounce rate, isso indica a quantidade de e-mails que não chegaram ao destinatário final.

Para isso ocorrer, podemos enumerar vários motivos, como erros temporários no servidor e até mesmo contas que estão desativadas.

Esses tipos de rejeição são divididos da seguinte forma: 

  • soft bounce: a rejeição que acontece por problemas temporários, como caixas de e-mails lotadas e servidores ocupados. Geralmente, a mensagem é entregue logo após a resolução desses obstáculos;
  • hard bounce: esta é a rejeição permanente, que acontece quando um e-mail foi inserido incorretamente na lista ou quando a conta foi permanentemente desativada pelo usuário.

É fundamental acompanhar essa métrica para manter a lista de emails sempre limpa.

Ao manter altas taxas de hard bounce, a sua empresa pode ser vista como propagadora de Spam para os provedores.

Print do RD Station que mostra os três tipos de taxas de Bounces: Bounce Total, Soft Bounce e Hard Bounce

Outros dados que você pode descobrir

No RD Station você consegue analisar profundamente os resultados dos seus e-mails, saiba que por lá é possível conferir outros números especificos deste canal.

A aba Análise de Canais te ajuda a comprovar e enxergar novas oportunidades de investimento entre os canais de mídias digitais que você utiliza para suas estratégias.

As informações da Análise de Canais são atualizadas quase em tempo real, podendo levar alguns minutos para serem processadas por completo. Lá você pode utilizar as seguintes opções de filtros e agrupamentos para construir os relatórios de canais:

1. Seleção e agrupamento de data:

Nesta parte, você seleciona o período que gostaria de analisar (existem alguns pré-definidos, como 6 meses, 2 semanas, hoje) e como deseja que esse período seja agrupado – em dias, semanas ou meses.

Print da ferramenta do RD Station que mostra a análise de canais

2. Seleção do agrupamento de canais

Aqui, você seleciona quais canais deseja ver no seu relatório. São 10 opções diferentes que influenciam como o seu relatório vai ser filtrado:

Print do RD que mostra a ferramenta onde é possível selecionar os canais que deseja solucionar. A imagem mostra a barra do drop down  selecionada em "Campanhas de E-mail"

Em campanhas de e-mail você encontra os resultados específicos deste canal quebrados por cada campanha feita (o RD Station Marketing já insere automaticamente os parâmetros UTM nos links das campanhas de e-mail e fluxos de automação para que você tenha essa análise pronta).

Gif que mostra como é feita a análise de canais pelo RD Station

Agora que você já sabe quais são as métricas, como analisar e qual a sua importância, é hora de analisar, rever e estudar suas estratégias na prática.  

E se ficou alguma dúvida sobre métricas de e-mail marketing, compartilhe aqui nos comentários. Será um prazer lhe auxiliar com essa estratégia. 

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