quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Tendências de marketing digital para ficar de olho em 2020


  • Pedro Malta
O marketing digital passa por revoluções constantes e quem não fica ligado no mercado e nas práticas que estão dando certo acaba perdendo competitividade. Por isso, preparamos uma lista com algumas das tendências para o mercado em 2020 para você já começar a observar e testar nas estratégias da sua marca.

Busca por voz

As buscas por voz, utilizando os assistentes em dispositivos móveis ganham cada vez mais espaço e é preciso pensar em estratégias de SEO que se adequem à forma como o público fala com seu aparelho. Não existem ainda muitas soluções para ajudar nas estratégias para busca por voz, mas o Jetson.ai aparece como opção.
Ele se propõe a facilitar que as pessoas encontrem o e-commerce através da Alexa, do Google Home e Google Assistante, que estão presentes em alguns dos principais dispositivos. A solução aprende com os clientes e personaliza as interações, assim aumentando as chances de resultados para sua marca.
Esta é apenas uma solução inicial, com certeza estratégias de otimização para pesquisas de voz irão surgir e você também pode montar a sua para tentar aproveitar um espaço ainda pouco explorado e com pouca concorrência entre as marcas.

Canais de comunicação alternativos

Muitas vezes as empresas contentam-se em trabalhar e-mails, redes sociais e sites, mas existem vários outros canais de comunicação disponíveis e que também podem ser interessantes para a estratégia do negócio. 
O WhatsApp já ganha grande espaço, mas ainda é pouco aproveitado e ainda existem outros aplicativos que oferecem soluções para que as empresas se conectem com o público. O e-mail ainda é e poderá ser por muito tempo o mais importante canal para comunicar-se diretamente com o público, mas está na hora de buscar alternativas.
Assim como na busca por voz, a ideia aqui é aproveitar territórios pouco ou nunca explorados e atingir seu público com mais força e eficiência, inclusive via aplicativos de nicho, notificações em smartphones – baseadas em comportamento – e mais.

Competitividade? Só com automação

O marketing digital sobrevive através dos anos com o trabalho e o estudo contínuo, com a descoberta de novas formas de atrair o público, prender sua atenção e levá-lo a um objetivo, seja de reconhecimento de marca, de engajamento ou da compra de um produto e serviço. 
Isso sempre foi possível com o trabalho e com as ferramentas dispostas online, porém um elemento fica cada vez mais importante no trabalho de marketing: a agilidade.
Para atingir grande parte do público ao mesmo tempo e sair na frente da concorrência, é preciso trabalhar com automação de marketing e as ferramentas de automação são cada vez mais diversas e práticas para os diferentes níveis do trabalho. 
As empresas devem buscar estas soluções urgentemente para garantir seu sucesso junto ao público e se torna impossível ser competitivo sem elas. Porém não se engane, os profissionais que manejam essas ferramentas também são fundamentais.

Busque profissionais especialistas em marketing digital e que tenham a energia e o dinamismo necessário para desenvolver, aplicar e ajustar continuamente suas estratégias de marketing digital, inclusive buscando sempre as melhores soluções e serviços para acelerar e elevar resultados. 

Um comentário:

  1. De muita importância as informações, Marketing não é uma área fácil e merece um cuidado especial se o sucesso nos negócios é foco.

    ResponderExcluir