quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Estratégias e tendências em Marketing Digital para 2020


Estratégias e tendências em Marketing Digital para 2020
Todo final de ano é um momento de reflexão e planejamento. Dentro da área de marketing, esse processo precisa ser conectado a dados para se entender o que passou e criar uma estratégia para o que está por vir. Só dessa forma, os profissionais terão subsídios suficientes e reais para impulsionar o negócio de forma estruturada.
uso de dados deixou de ser uma tendência para o marketing e passou a ser uma regra. A análise de resultados, geração de insights e personalização de campanhas por meio de informações dos consumidores é parte do trabalho de quem cria campanhas e tende a só evoluir no próximo ano. 
Confira as principais tendências em marketing digital para 2020.

1 – Uso de personalização em diferentes estágios da jornada de compra:
De acordo com a Tata Consultancy Services, os profissionais de marketing que tiveram os melhores resultados foram os que apostaram no uso de dados sobre os consumidores para personalizar a jornada de compra desde os primeiros estágios. 
A pesquisa mostra que  86% dos líderes pretendem utilizar ainda mais a personalização de campanhas e comunicações. Mas diferente do que é feito, a aposta é de que em 2020, além da atração e conversão, estas informações sejam mais importantes para os negócios nos estágios de suporte e retenção.  
Ter dados do relacionamento da marca com o consumidor será cada vez mais importante para  criar um marketing de impacto. No Web Summit 2019, Fernando Machado, CMO do Burger King, ressaltou a importância dessa prática. “São mais e mais dados para alcançar nosso consumidor de uma maneira otimizada e super personalizada, então foque no que a marca representa e como você diz isso a eles”, apontou Fernando.

2 – Inteligência artificial como insumo de dados
Cada vez mais as pessoas têm usado pesquisas por meio de voz. A inteligência artificial por trás do reconhecimento de imagens também vêm evoluindo como forma de encontrar e adquirir produtos, porém, de forma mais tímida. 
Com o desenvolvimento das assistentes pessoais, a tendência maior fica por conta da busca por comando de voz. Entender a forma e o momento em que os consumidores estão procurando por determinado serviço ou produto é essencial para oferecer os gatilhos certos, se posicionar da maneira correta.
Os dados, portanto, não podem mais ser apenas de busca e consumo da forma tradicional, mas também devem acompanhar as novas tecnologias.

3 – Estratégias omnichannel
Por mais que o mundo digital tenha ganhado uma importância crucial para as estratégias de marketing, não podemos esquecer que algumas etapas cruciais se dão em ambientes offlines. Ter dados de todos os pontos de contatos dos consumidores com a marca e pensar em estratégias omnichannel será ainda mais importante no próximo ano – principalmente para a fase de retenção de clientes. 

4 – Segurança de dados
Tudo isso deve ser sempre pensado em conformidade com as leis de proteção de dados. As estratégias já devem ser estruturadas dentro de plataformas que sigam em compliance com as leis e tragam resultados seguros.

5- Humanização como estratégia
O aumento do uso de dados e inteligência artificial pode dar a comunicação um tom  mais robótico. Para 2020 humanizar os e-mails, redes sociais e campanhas será tendência. As empresas precisarão usar os dados como insumo para conhecer o cliente, mas traduzir isso em uma comunicação próxima, realmente personalizada e que não pareça falsa, afinal, ninguém aguenta mais falar com robôs, não é mesmo? 
Para fazer isso, Liliane Ferrari, especialista em marketing, recomenda que se use emoção, empatia e ética. Para ela, a nova geração será impactada somente por comunicações reais e com propósito. 

Invista em parcerias relevantes no próximo ano
As estratégias de marketing tendência para 2020 dependem de uma equipe qualificada, orientada a dados e de acesso a plataformas de big data.
Contar com um parceiro que ofereça essas características pode ser uma forma mais eficiente, com melhor custo-benefício de trazer ainda mais resultados para o negócio no ano que está por vir. 
A Tail é uma plataforma SaaS de Inteligência de Dados, que oferece análises em tempo real, ativações muito mais inteligentes, enriquecimento instantâneo de bases através do sistema “data-as-a-service” e conformidade com a LGPD para impulsionar sua estratégia de marketing em 2020.

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