Para ter sucesso em sua carreira, mandatoriamente você irá estudar muito. Não conheço outra fórmula. O sucesso é 1% inspiração e 99% transpiração (máxima de Thomas Edison).
Com o tempo, conforme for estudando mais (em cursos formais ou de maneira autodidata) você também terá seus livros e autores favoritos. Com sorte, ainda terá contacto com alguma literatura académica e desenvolverá gosto por esse tipo de conteúdo.
Tendo a me enxergar como um dedicado nerd no que diz respeito aos campos de minha atuação profissional. Sempre fui muito dedicado aos estudos, desde os tempos de licenciatura, e é claro para mim, seja nas atuações como executivo, consultor ou professor, o quão impactante é estudar tanto.
O impacto dos estudos nos negócios
No Mestrado, no ínicio dos anos 2000, fui apresentado a artigos académicos pela primeira vez e meu leque de possibilidades de estudo foi ampliado em qualquer sentido ou direção que imaginar. Na especialização em Strategic Marketing, no CIM (Chartered Institute of Marketing, no Reino Unido), devorei tudo que vi pela frente – das leituras obrigatórias às complementares, incluindo as opcionais.
Desde 2015, quando me mudei para Portugal e ingressei no Doutoramento em Medias Digitais na Universidade do Porto (PT) e na University of Texas at Austin (EUA), tenho me interessado mais pelas literaturas científicas concebidas com foco no executivo (como a Harvard Business Review ou o MIT Sloan), particularmente em temas ligados à Transformação Digital, Gestão da Mudança e à Carreira de Consultoria. Boas fontes nessas áreas são os conteúdos dos blogs da McKinsey e da Deloitte, por exemplo.
Ao longo de todos esses anos, algo sempre esteve muito claro: ter uma sólida base conceitual o coloca à frente de seus pares, tanto no ambiente executivo quanto em trabalhos de consultoria, agência ou freelancer.
É chocante o volume de profissionais bem posicionados que desconhecem conceitos rudimentares ou que caem no encanto dos gurus-sereia sem conseguir filtrar informações e separar o joio do trigo.
Os 5 Livros Essenciais de Marketing
É difícil fazer qualquer lista do tipo “os mais” ou “os principais” e afins.
Assim, de todos os livros que li, preferi selecionar aqueles cinco que uso mais regularmente e que são mais versáteis (úteis para diversos perfis de profissionais/áreas de atuação). São mesmo guias de consulta e um porto seguro contra as tempestades da realidade profissional.
No vídeo a seguir, apresento e comento cada uma das cinco recomendações:
São livros que, de facto, considero essenciais para capacitação de qualquer um que trabalhe direta ou indiretamente com Marketing – em qualquer de suas áreas de especialidade.
Tanto quanto pude, selecionei as edições mais recentes de cada obra em sua versão em língua portuguesa. Normalmente, haverá edições mais atuais em inglês.
Os livros recomendados a seguir estão em ordem de preferência:
- Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente (Zeithaml, Bitner e Gremler – 2014)
O livro de cabeceira para qualquer profissional de Serviços, ligados ou não ao Marketing. Para gestores de Marketing e profissionais de consultoria, agência ou freelancers, é mesmo vital.
. - Administração de Marketing (Kotler e Keller, 2012)
Por mais que soe óbvio, na prática poucos sabem os conceitos estruturais de Marketing, como segmentação, posicionamento, produtos x serviços, o Marketing Mix etc. Após ler o Kotler e Keller, retorne aos estudos no livro anterior. Você irá fortalecer e potenciar seu entendimento do principal – Marketing de Serviços.
. - This is Marketing (Godin, 2018)
Seth Godin tem alguns livros muito importantes, particularmente por que consegue se comunicar bem com diferentes tipos de leitor. Esse é seu livro mais recente e o ajudará a entender o que é o Marketing moderno. Não por ser um “novo Marketing”, mas por ser uma luz que esclarece como os princípios mais seminais de Marketing tomam forma, se manifestam, atualmente.
. - Marketing de Relacionamento Total (Gummesson, 2009)
Boa parte do que fazemos hoje envolve, em maior ou menor grau, forjar e nutrir relacionamentos com diferentes stakeholders. Você precisa criar uma base conceitual em Marketing de Relacionamento para perceber melhor o que está a fazer e ter alta performance na construção e manutenção de sua rede de relacionamentos.
. - Comportamento do Cliente (Solomon, 2016)
Muito se repete hoje em dia sobre “Customer Success”, “Experiência do Cliente” e outros brados acerca da importância de se conhecer o perfil/comportamento de seus clientes. Se acredita ser importante compreender melhor os movimentos de seus consumidores, esse é o principal livro da área.
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Você terá uma apresentação de cada obra no vídeo. Lá falo um pouco mais dos cinco livros e de como serão úteis na sua carreira.
Adicionalmente, aponto, especificamente para o profissional de Marketing Digital, as vastas oportunidades que está a perder por não ter conhecimento do conteúdo basal de cada livro aqui recomendado.
Comece com um, depois compre e leia outro e vá seguindo.
Não fique preocupado em chegar ao final, mas em estudar mesmo, refletir, fazer os eventuais exercícios propostos, trabalhar os cases, fazer anotações ou resumos… não tenha pressa. O foco é criar uma base conceitual realmente estruturada e sólida que irá te trazer benefícios ao longo de toda a sua carreira.
O asseguro que irá perceber o diferencial já na próxima reunião!
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