Desculpe, mas você precisa saber… Eu vou te dar um choque de realidade! Ainda dá tempo de você tomar uma atitude, mas tem que ser rápido, senão poderá ser tarde demais.
Há uma chance enorme de você e sua empresa estarem atrasados, pelo menos, uns 20 anos com relação aos seus concorrentes e principalmente na forma como você tenta falar com o seu futuro cliente.
Talvez seja por isso que os seus resultados com propaganda e marketing fiquem tão abaixo do esperado e você não sabe porquê.
O que vou dizer aqui hoje não é achismo. É constatação. É o que eu ouço e vejo acontecer com clientes de consultoria e reuniões de planejamento de marketing todos os dias.
O mundo mudou e muitos empresários, simplesmente não conseguem aceitar
Tem muita gente perdida e assustada nos seus negócios atualmente. São empreendedores, empresários, gestores e profissionais liberais que aprenderam um tipo de marketing que funcionava bem até algum tempo atrás, mas que já não faz o menor sentido para a realidade de hoje.
Antigamente, quando uma empresa queria divulgar seus serviços e produtos, ela comprava um horário na TV, outro no rádio, fazia alguns outdoors, anúncios no jornal e pronto! Sucesso de vendas garantido. Ou quase garantido… E tudo bem que fosse assim, era o único modelo que existia.
Era tudo muito genérico, muito pasteurizado, muito enlatado. A comunicação era realmente de massa. Um único anúncio funcionava para falar com todo mundo ao mesmo tempo.
Este modelo funcionava. Acredite em mim, não funciona mais!
O problema é que muitos empresários não conseguem entender que este tipo de comunicação não dá mais certo e está prejudicando o seu negócio.
Seja sincero… Nem você aguenta mais tanta propaganda!
A oferta de produtos e serviços concorrentes é tão grande, os mercados estão tão competitivos, que parece que todas as empresas resolveram falar ao mesmo tempo.
E estão de fato falando ao mesmo tempo! Gritando, esperneando, desesperados, se degladiando, oferecendo os seus produtos e serviços sem parar, até mesmo nos momentos em que os clientes nem estão considerando a compra ou prestando atenção.
Isso é chato e inconveniente demais!
A propaganda virou um ruído insuportável e, na maioria dos casos, mais afasta do que atrai o cliente.
Um outro problema é quando este empresário tenta aplicar o modelo antigo nas novas mídias digitais. É desastroso!
Se você quiser ter algum resultado, precisa abandonar este modelo agora mesmo e se abrir ao novo de verdade.
Hoje, a melhor forma de você encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele
A comunicação está ficando cada vez mais personalizada. Mais direta. Mais desafiadora e inteligente. As pessoas não querem mais saber de propaganda, pelo menos não daquela propaganda tradicional intrusiva e sem propósito, sem conexão.
As pessoas querem ter encontros, querem ter suas dúvidas respondidas, querem saber muito mais se um determinado produto ou serviço realmente vai trazer o benefício esperado e gerar uma certa conexão.
Simplesmente ouvir a empresa dizendo friamente “compre o meu produto” sem dar qualquer outra informação não gera mais o impulso da compra.
Não basta mais anunciar na TV! Em muitos casos isso nem funciona ou acaba sendo um investimento caro demais para o pouco resultado que gera em alguns mercados.
O melhor jeito de “fazer propaganda” hoje é dar ao seu cliente a impressão de que foi ele quem te achou e não você que atravessou o caminho dele.
Isso se chama Inbound Marketing ou como é chamado aqui no Brasil, Marketing de Atração.
Inteligência ao invés de interferência
O Inbound Marketing se utiliza de técnicas de persuasão e engajamento para atrair com precisão o público-alvo correto dentro do que a gente chama de funil de vendas.
Mas não é só isso!
Trata-se de inteligência e tecnologia aplicada “na veia” do comportamento do consumidor para entregar uma mensagem cada vez mais pessoal, mais precisa e que crie realmente um sentimento de conexão entre o comprador e a marca.
As pessoas não querem mais ouvir sobre a sua empresa ou sobre o seu produto simplesmente. Elas querem ver e experimentar a transformação que ele provoca.
Ao ver um anúncio, as pessoas vão para o Google. Pesquisam sobre o produto. Querem ver o resultado validado por outras pessoas.
Para isso se tornar realidade, cada vez mais empresas estão investindo presença digital, produção de conteúdo, automação de marketing e inteligência artificial para dar conta do recado.
E isso não é mais futuro, é atualidade. Estou falando de algo que as empresas estão usando neste momento no mundo todo para atrair novos clientes.
Chatbot, big data, inteligência artificial, hiper segmentação, análise de dados e tomada de decisão em tempo real é só o início…
E você está esperando o que?
Nenhum comentário:
Postar um comentário