No último texto da Nathalie aqui para o blog, “Como saber o que o consumidor associa a sua marca? ”, ela explicou de maneira detalhada como funciona uma das técnicas comportamentais mais sensíveis e simples para acessar o inconsciente do consumidor: O Teste Implícito de Associação, também conhecido como TIA.
Hoje nós vamos conversar um pouco mais sobre uma das diversas aplicações que essa metodologia pode ter para as marcas: a avaliação e o teste de produtos!
A aplicabilidade do TIA para testar estímulos mais subjetivos, tais como logomarcas, já é bastante reconhecida. Essa abordagem permite analisar de uma maneira geral quais são os conceitos e atributos que são mais fortemente associados a marca no inconsciente do consumidor (revelando parte daquilo que conhecemos como rede associativa, se lembra?)
Mas você pode estar se perguntando: os resultados vindos do TIA são capazes de avaliar estímulos mais palpáveis, mais objetivos, como por exemplo… uma embalagem? A resposta para essa questão é: Sim!
Muitas marcas e empresas passam por situações de reposicionamento de conceito, ou uma repaginação de suas embalagens, e esse processo costuma envolver um alto investimento e uma boa dose de risco. É justamente na avaliação dos prós e contras desse alto investimento que entra a importância do TIA!
Lembrando: o TIA é um teste que mede o tempo de reação do consumidor, de maneira que se o estímulo testado (embalagem) estiver associado ao atributo apresentado no teste (atributo relacionado a embalagem, exemplo: “prático”), o consumidor conseguirá identifica-lo mais rápido, apresentando menor tempo de reação.
No caso de um teste de uma versão nova de embalagem, é possível ainda fazer uma apresentação prévia desta embalagem para o consumidor, para que o mesmo possa criar sua primeira impressão a respeito do novo design/produto. Após este primeiro contato (que pode ser presencial ou mesmo virtual, dependendo do caso) o consumidor realiza o TIA, permitindo que se avalie sua percepção implícita em relação ao objeto testado.
Através dessa técnica a marca consegue entender de maneira profunda se as mudanças ou a nova proposta de uma embalagem ou produto estão associadas ao conceito que a marca gostaria de transmitir. O TIA possibilita ainda a avaliação de quão fortemente associada está essa embalagem ou produto a conceitos de intenção de compra!
Num mundo de grande diversidade de produtos e alta concorrência, o Teste Implícito de Associação pode ser um precioso aliado na hora de direcionar os seus investimentos e entender melhor como você e seus produtos são realmente percebidos pelo consumidor!
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