Você se lembra da época em que era criança e todos os seus colegas de classe tinham o mesmo tênis da moda? Lembra também de que não ter esse tênis fazia com que, de certa forma, você não se sentisse parte dessa turma? Basicamente é isso que acontece hoje com muitas empresas no que se refere a Marketing Digital e Redes Sociais, o pensamento de que: “se todo mundo está fazendo, eu tenho que fazer também”.
Mas voltando aquele tênis da moda, você já parou para refletir se realmente precisava ter aquele tênis ou se só o queria porque todo mundo tinha? Isso também vale para a sua presença em Facebook, Instagram e companhia.
Entender o que realmente faz sentido ou não para sua empresa é essencial para a sua sobrevivência, pois qualquer ação dentro do meio digital envolve tempo, planejamento e às vezes gastos, que podem não trazer o retorno sobre investimento que você esperava – ou precisava.
Você precisa sim estar nas redes sociais e em todos os meios digitais nos quais o seu cliente esteja. Mas precisa entender também que investir em tendência, sem pensar em necessidade, pode tornar o ambiente empresarial e seus colaboradores desgastados e frustrados com projetos que não vão para frente. Justamente pela falta de experiência da empresa em buscar novas tendências, não estar acostumada com mudanças em sua estrutura corporativa, a falta de uma análise mais detalhada sobre quem é a sua persona e a prioridade realista para abraçar novos projetos dentro da sua organização.
É hora de sair do piloto automático!
Quando foi a última vez que você parou para refletir sobre as ações que tem feito? Sabe porque eu pergunto isso? Porque é comum entrar no piloto automático e seguir a conformidade dos processos e procedimentos, esquecendo o porquê de estar fazendo o que faz, o valor de cada tarefa e como ela afeta ou impacta na sua meta global.
Esse tipo de movimento, ou ainda a falta dele, faz com que a sua empresa e você parem no tempo, percam inteligência empresarial e visão estratégica para entender e adaptar novas tendências para o seu negócio. Você faz porque tem que fazer, tem uma página no Facebook porque tem que ter, mas esquece de analisar como esses investimentos vão se materializar em vendas, resultados e entregar valor ao seu cliente.
Depois de olhar para dentro de casa, é hora de olhar para fora.
O comportamento de compra e consumo está numa constante mudança… E isso é ótimo!
A afirmativa é óbvia, mas vale lembrar: o consumidor não é o mesmo de 20 anos atrás, ou quiçá 5 anos! O comportamento de compra e consumo mudou, e entender os movimentos comportamentais do seu cliente é a premissa básica que fará com que sua empresa seja realmente digital (e não apenas tecnológica).
Um estudo realizado em 2015 pelo Serviço de Proteção ao Crédito chegou à conclusão de que 9 entre cada 10 brasileiros com acesso a internet têm o hábito de realizar pesquisas antes de finalizar uma compra.
E sabe o que isso significa? Que é praticamente certo que o seu cliente (ou futuro cliente) esteja agora mesmo procurando por serviços ou produtos que você oferece. Que as Redes Sociais não são apenas o canal onde ele posta sobre o seu dia a dia e sim, é o meio pelo qual ele tem escolhido para se informar, relacionar e comprar.
E sabe como ele escolherá de onde comprar? Com base na empresa que mais se preocupou em entendê-lo, oferecendo o que ele precisa, quando precisa e, principalmente, pelos canais onde busca e se relaciona.
Tendo isso em mente, é hora de se perguntar: você pode afirmar com 100% de certeza de que as ações que está tomando hoje e os canais por onde está se relacionando, vão fazer com que esse cliente encontre você?
Se a resposta é sim, parabéns! Isso prova que você fez o seu dever de casa, trabalhando com uma estratégia e um planejamento de Marketing Digital bem definido e metrificado.
Agora se ficou na dúvida… Calma, ainda é possível mudar esse cenário!
Mídias Sociais: quem não é visto, não é lembrado
Como apareceram rapidamente – e com muitas outras novas surgindo todos os dias, as mídias sociais por vezes são vistas como tendências passageiras por alguns profissionais, o que faz com que sejam associadas a falta de rentabilidade. Mas os dados provam exatamente o contrário.
Segundo a PricewaterhouseCoopers Brasil, as redes sociais influenciam na decisão de compra de 77% dos brasileiros, ou seja, muito além de um ponto de venda, ou um mural onde você posta fatos institucionais sobre a sua empresa, as redes sociais hoje são a principal porta de entrada e de entrega de valor da sua empresa para o seu cliente. Ou seja, será nelas que você será visto.
Só para citar rapidamente outros benefícios: as redes sociais aumentam o reconhecimento e a autoridade da sua marca, ajudam na fidelização de clientes, proporcionam maiores oportunidades de conversão e maior tráfego para o seu site, além de proporcionarem insights valiosos sobre os clientes (ao mesmo tempo em que oferecerem uma experiência mais completa dele com a sua marca).
Mas acho também que não preciso te lembrar que agir sem ter metas e objetivos definidos é o mesmo que andar sem rumo? Você pode chegar em algum lugar, mas é mais provável que chegue em lugar nenhum. Cansado e sem dinheiro.
O mesmo funciona com ações em Redes Sociais. Uma estratégia clara, real e definida de atuação pode ser a alavanca da prosperidade, ao mesmo tempo que uma má utilização, ou falta de clareza sobre o seu propósito dentro do LinkedIn, por exemplo, pode ser o declínio da mesma. Na internet está cheio de cases de mercado que mostram isso.
Como identificar as redes sociais que fazem sentido para a sua empresa
O primeiro passo que você deve dar em direção a uma atuação de sucesso é entender a sua persona e o seu comportamento de forma detalhada e profunda (e não só durante o processo de compra! Lembre-se: você precisa atraí-la e mantê-la junto a sua marca).
Não adianta dedicar tempo e empenho para postagens no Pinterest se a sua persona não estiver lá – ou se nas suas pesquisa, você identificar que esse pode ser um canal que faça sentido para ela, precisa trabalhar para atraí-la até lá.
Mas análise não para por aí. A melhor forma de engajar com o seu cliente é oferecendo conteúdo atraente e envolvente, adequado ao canal e formato escolhido.
Ou seja, você também precisa entender que cada rede social tem uma característica diferente; a forma e a dinâmica como as mesmas atuam sobre seu usuário são particulares e precisam ser respeitadas. Sendo assim é importante analisar como adequar a sua linguagem em cada uma delas e aproveitar o máximo do potencial de engajamento.
Eu escrevi um blog post para o blog da Agência que fala sobre como atuar de forma eficiente em cada rede social. Acho que vale a leitura para entender melhor.
Growth Hacking nas Redes Sociais
Agora, se você já entendeu como integrar estratégia, planejamento de Marketing Digital e Redes Sociais, um método que pode ajudar a otimizar suas postagens e campanhas, gerando melhores resultados e insights é o Growth Hacking, ou Marketing de Experimentos.
O marketing de experimentos tem como foco encontrar pequenos gatilhos e brechas para melhorias de processos do dia a dia, gerando resultados rápidos mensuráveis e metrificados, sem comprometer parte do seu orçamento. O Growth Hacking é um técnica para acelerar o seu crescimento e é um excelente caminho para empresas que procuram se adequar organicamente na internet, melhorando sua presença digital.
Como as respostas nas Redes sociais costumam ser rápidas, o GH te ajudará a entender rapidamente se as suas ações estão com o direcionamento certo e como melhor atingir o seu target, adequando o seu planejamento e evitando imprevistos.
Alguns gatilhos, ou hacks interessantes podem ser: trocar a publicação de uma frase por foto, utilizar vídeos com provas sociais, fazer um live streaming do desenvolvimento de um produto… Tudo depende do canal escolhido. E como a própria tradução denota, o ponto principal é testar.
Pare de apenas pensar e coloque sua estratégia para rodar
Nunca é tarde para sair da zona de conforto, não é mesmo? Quanto mais você tempo você passar apenas ensaiando e pensando no que fazer, mas sem nunca colocar ações em prática, mais seus concorrentes estarão se movimentando para oferecer o “algo a mais” para o seu cliente, deixando a sua empresa para trás.
Tenha em mente que a sua estratégia social é uma extensão do seu serviço ao cliente. As redes sociais tornaram mais fácil solicitar opiniões e compartilhar experiências. Elas evoluíram gradualmente para se tornar um aspecto integral do cotidiano das pessoas. Então você precisa entender em quais atuar e fazer isso com o mesmo empenho e afinco com que trata todos os outros pontos de contato com ele, ou até mais.
Fazer das mídias sociais certas um dos seus maiores aliados é a melhor chance que você tem para estar junto com o seu cliente.
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