O Snapchat, com praticamente 130 milhões de usuários ativos diariamente, é a plataforma de mídia social que cresce mais rapidamente em todo o mundo. Isto significa que fica cada vez mais desafiador para as marcas conseguirem um lugar no feed pessoal de um Snaper, seja por meio de um anúncio ou por conteúdo orgânico.
Com rumores de que o Snapchat possa lançar um algoritmo, as marcas devem pensar seriamente sobre como elas podem permanecer relevantes (e visíveis) no Snapchat. Empresas como Red Bull, Coca-Cola, General Electric e Bradesco descobriram que colaborar com influenciadores do Snapchat pode ser uma das maneiras mais efetivas de chamar a atenção da base de usuários da Geração Z e Millennials da plataforma.
E é uma estratégia que funciona. A publicidade do boca a boca (que inclui recomendações de influenciadores) é de longe a fonte mais confiável de recomendações. Segundo a McKinsey, o boca a boca induzido pelo marketing dobra as vendas quando comparado à publicidade.
Pense no marketing de influência do Snapchat como publicidade de boca a boca sobre suplementos. As empresas podem recorrer a lançadores de tendência bem conhecidos com contas sociais verificadas para que eles apóiem uma marca com a criatividade e a espontaneidade que só o Snapchat pode proporcionar.
Ao preparar-se para lançar sua campanha de marketing de influência no Snapchat, tenha as dicas a seguir em mente.
1: Ao abordar os influenciadores, seja respeitoso e transparente
Aborde os influenciadores com base em suas preferências de comunicação, seja por e-mail ou telefone. A maioria deles informará explicitamente como entrar em contato em seus perfis do Twitter ou LinkedIn. Lá, apresente sua marca, o objetivo de seu contato e o seu projeto como um todo.
“Crie uma ampla mensagem que defina o posicionamento único de sua marca. Isso vai diferenciar sua empresa das outras marcas que entram em contato com o mesmo influenciador”, diz Matthew Kinsman, fundador da Base Creative.
Forneça detalhes sobre como a marca pode ajudá-lo (seja com benefício financeiro ou de outro tipo). Ao entrar em contato com os influenciadores, lembre-se do seguinte:
- Conheça-os bem antes de propor seu projeto.
- Entre em contato nos termos deles.
- Ofereça um motivo atraente para colaborar.
- Responda prontamente às solicitações deles.
2: Escolha um influenciador que incorpore os valores de sua marca
O marketing de influência vai além da quantidade de seguidores. Na verdade, a análise se resume a selecionar um influenciador que se adeque à missão e aos valores de sua marca.
Um influenciador popular com um milhão de seguidores não garante necessariamente um engajamento para todas as marcas. E os influenciadores são criadores de conteúdo independentes — não é uma coisa fácil alcançar seu público e fazê-lo aceitar algo sem questionar”, escreve Tanya Dua, repórter especializada em marcas na Digiday.
Para descobrir o influenciador certo, monitore as interações de seus clientes nas redes sociais. Com quem eles estão engajando? Quais temas chamam a atenção deles e quem são os maiores influenciadores em relação a esses temas?
Depois, observe esses influenciadores específicos. Como eles respondem aos seus seguidores? Eles têm os mesmos valores que sua marca?
Por exemplo, se o influenciador for um entusiasta da comida saudável, uma colaboração com sua marca de refrigerante com alto índice de açúcar não seria uma boa ideia. Escolha um influenciador que esteja alinhado com a missão de sua marca; isso deixará sua campanha muito mais poderosa.
3: Crie conteúdos em parceria com influenciadores para ter mais autenticidade
Lembre-se de que os influenciadores sabem o que estão fazendo. Eles são seguidos por muitas pessoas graças a suas imagens, podcasts, posts de blog ou vídeos cuidadosamente criados. Então, ao invés de controlar cada detalhe da campanha de marketing do seu influenciador, é importante criar uma relação colaborativa com ele. Esteja aberto a novas ideias que sua equipe possa não ter originalmente considerado e permita que o influenciador faça o que ele faz de melhor: criar um conteúdo matador.
“As marcas precisam perceber que esse é o nosso trabalho e não tem problema nos dar liberdade de criação e controle”, comenta Claudia Oshry, a mulher por trás da famosa persona da rede social Girl With No Job. “Não venha com um cronograma — trata-se de uma colaboração, e você não quer se sentir colocado contra a parede.”
Por exemplo, marcas como Covergirl e Dove trabalharam com a influenciadora Ingrid Nilson para fornecer mini tutoriais no Snapchat e YouTube sobre como usar seus produtos. Estas campanhas funcionaram bem porque elas têm um valor agregado claro para o público e são um encaixe natural para a influenciadora e a marca.
4: Desenvolva chamadas para ação para a campanha do seu influenciador
Faça a campanha de marketing do seu influenciador realmente funcionar para sua marca acrescentando uma chamada para ação estratégica. Você não pode compartilhar links, mas os influenciadores são experts em direcionar ações com declarações repetidas e usar um link de texto sobreposto na imagem. Por exemplo, peça aos fãs para acessar o site de sua marca ou se cadastrar em uma lista de e-mails.
A Walt Disney World contratou o influenciador Mike Platco, um Snaper profissional com 120.000 visualizações por snap. Ex-professor em Boston, Mike começou sua carreira no Snapchat tirando selfies que incluíam imagens divertidas e personagens peculiares dos desenhos animados.
A Disney o recrutou para gerar um burburinho sobre a conta do Magical Kingdom no Snapchat.
Com chamadas para ação como “Adicione @WaltDisneyWorld no Snapchat”, o tour que Mike fez no parque temático imediatamente impulsionou a presença da Disney no Snapchat. Ele mostrou ao seu público a magia da Disney por meio dos olhos de um influenciador.
5: Organize eventos de influência
Os eventos de influência são acontecimentos online organizados por um usuário em uma conta que não seja a sua. Assim, se sua marca tiver uma conta do Snapchat, surpreenda sua base de fãs com snaps de um líder da indústria.
Os eventos proporcionam à sua audiência uma experiência exclusiva ao mesmo tempo que aumenta a exposição de sua marca. Sem falar que eles podem ser bem divertidos!
A Adidas contou com o músico Pharrell Williams para fazer um evento em que ele postou sua própria cobertura de um evento de lançamento da marca. Sua história do Snapchat terminou com 3,4 milhões de visualizações em apenas 24 horas. Além dos influenciadores celebridades típicos, você pode ir atrás de pessoas que são populares em seu nicho de mercado ou que tenham uma forte presença com o seu público-alvo.
Evan Garber é um influenciador e estrategista no Snapchat que projetou campanhas para grandes marcas como AT&T, GE e NBC. Ele fez um evento na conta do US Open dos EUA no Snapchat, destacando os jogos do campeonato. Com histórias e imagens bem-humoradas, Garber engajou e entreteu os seguidores da empresa. Os snaps de Garber fizeram seus fãs seguirem o US Open, ajudando a aumentar o awareness da marca.
Resumo
Se seu público-alvo passa um tempo no Snapchat, então o marketing de influência pode ser uma estratégia eficaz para sua marca. Lembre-se dessas orientações importantes: aborde os influenciadores com um propósito, evite escolher pessoas com base apenas em sua quantidade de seguidores, colabore com os influenciadores para produzir conteúdo relevante, organize eventos de influência e não se esqueça de adicionar chamadas para ação.
O Snapchat está cada vez mais popular e ao criar parcerias com influenciadores para usufruir das vantagens exclusivas da plataforma, você pode criar uma campanha de marketing inovadora e atraente para sua marca.
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