Existem uma série de mitos que cercam a produção de conteúdo em vídeo e certamente já te contaram várias histórinhas maliciosas pra te fazer desistir do seu projeto, não é mesmo?!
Dizem que é complicado demais, que você é pequeno demais, que dá muito trabalho e que não compensa no final. Mas não se preocupe! Hoje, apesar do dia ser dedicado a essas mentirinhas, nós nós empenhamos para desvendar três delas, que podem acabar barrando suas produções e impedindo seu projeto de ter sucesso.
Bora conferir?
Mentira #01 – Conteúdo em vídeo é difícil e caro de produzir
Essa com certeza é a mentirinha mais disseminada quando se trata de conteúdo em vídeo e da produção desse material. Afinal, quem vê o resultado dos vídeos em blogs, sites e outros canais, realmente imagina que a construção desse material é bem complexa e demanda muito tempo, equipe, preparação e equipamentos caros de filmagem.
Porém, nada disso é verdade! Claro que o processo como um todo exige planejamento e algum esforço, mas não chega nem perto disso que “eles falam”.
Com objetivos bem definidos, um bom roteiro e equipamentos básicos, como seu próprio smartphone, você consegue produzir conteúdo em vídeo economizando tempo, equipe e dinheiro.
E se você ainda não acredita nisso, basta dar uma olhada em nossa série, o Pocket Video. Lá você vai encontrar dicas detalhadas para produzir seus conteúdos, desde o planejamento, passando por roteiro, filmagem, e indo até a pós produção.
Nesses artigos você também encontra dicas valiosas que vão te ajudar com sua produção. Vale conferir!
Mentira #02 – O negócio é produzir conteúdos virais e se não for assim, nada vai dar certo
Você já parou pra pensar no que tornar um conteúdo em vídeo em um viral da internet? E já se perguntou porque só alguns materiais são elevados a esse patamar?
Provavelmente sim, e assim como todo mundo, não conseguiu chegar a uma resposta satisfatória. E sabe por que? Porque ela não existe!
Simplesmente não existe um conjunto de fatores ou uma fórmula mágica capaz de fazer seus vídeos se tornarem hits da internet.
Ok, vídeos de humor ou com mensagens positivas tem mais aceitação, tendem a ser mais compartilhados e geram mais engajamento. Mas porque apenas alguns vídeos de humor se tornam virais enquanto outros permanecem esquecidos nos cantos da internet? Porque apenas uma combinação insana de fatores – que inclui um bocado de sorte – é capaz de fazer um vídeo se tornar um viral e ficar perseguindo esse objetivo só vai te fazer perder tempo e, muitas vezes, dinheiro e audiência (aquela que realmente importa).
Portanto, nossa dica é: esqueça a ideia de ficar tentando produzir conteúdo viral! Estabeleça metas de visualização para seus vídeos, mas não fique distorcendo seu conteúdo para que ele agrade mais pessoas. Produza de forma segmentada, de forma que seus vídeos sejam relevantes para a audiência que realmente importa! É isso que fará os bons resultados aparecerem!
Se você quer algo dos vídeos virais, tente se inspirar apenas nestes elementos, que são comuns a maioria:
- Duração bem planejada: A maioria dos virais tem até 3min de duração. Adeque a duração dos seus vídeos para um valor que seja aceitável para a sua audiência e coerente com seu conteúdo!
- Títulos curtos e atrativos: Vídeos virais tem títulos curtos, objetivos e atrativos. Adote isso também em suas produções para conseguir mais visualizações de seu conteúdo.
- Qualidade musical: 60% dos vídeos virais utilizam um elemento musical em sua composição, seja como trilha de fundo, com alguém cantando ou com efeitos sonoros. Invista nesses elementos também em seus vídeos!
Mentira #03 – Conseguir retorno com conteúdo em vídeo é quase impossível
Essa mentira pode ser uma das mais dificeis de se desvendar, porque realmente o retorno com conteúdo em video não é algo que vem sem esforço e também não acontece de um dia para o outro. Porém, ainda assim, essa é uma mentira, na medida em que existem várias estratégias e práticas que você pode (e deve) adotar e que vão te ajudar a ter sucesso e retorno (financeiro e da audiência) com seu conteúdo.
Anote ai:
- Invista no trio qualidade, frequência e assertividade
Produzir conteúdos de qualidade, de acordo com as necessidades e desejos de seu público, é essencial. Porém, para além disso, você precisa manter uma boa frequência de postagem e divulgar o conteúdo nos lugares em que esse público realmente está!
Dessa forma, você irá criar uma audiência sólida e fiel, que irá ajudá-lo a expandir seus resultados.
- Mensure seus resultados e tome atitudes de forma estratégica
E além de só produzir, é muito importante que você mensure seus resultados e use essas informações de forma estratégica para basear suas decisões.
Por exemplo, se divulgar em uma determinada rede social está dando mais resultado, considere aumentar os investimentos nela! Ou se uma abordagem específica gera mais engajamento, produza mais conteúdo deste tipo.
Aperfeiçoar seu conteúdo sempre é essencial para alcançar mais sucesso!
- Procure formas mais rentáveis de monetizar seu conteúdo
Uma vez que você esteja começando a ter uma audiência mais sólida, já pode pensar em monetizar seu conteúdo, veiculando anúncios, cobrando por visualização, estipulando uma assinatura mensal, ou de outras formas. Você decide a mais adequada.
E não se prenda ao convencional! Existem diversas formas de monetizar seu conteúdo, utilizando redes de anunciantes, por exemplo, que podem ser até 500% mais rentáveis que as tradicionais.
Dá sim pra ter um retorno bem legal produzindo conteúdo em vídeo! Basta você querer e se esforçar pra isso!
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