Por Mônica Hauck
Diante de um mercado tão competitivo, é fundamental que as empresas
criem e fortaleçam identidades próprias, de forma a personificar o negócio,
reforçar valores e princípios, diferenciar suas iniciativas, além de constituir
características marcantes. Neste processo, a cultura organizacional se torna a
base para a criação desta identidade, sendo responsável também pela atração e retenção de talentos e
de clientes, que compartilham os mesmos ideais.
Por meio da cultura organizacional, é possível definir aspectos
importantes da gestão, envolvendo as políticas internas, processos, normas e
procedimentos, além de estabelecer padrões de trabalho e objetivos coletivos.
Paralelamente, a cultura organizacional determina regras para as relações
profissionais, entre os próprios colaboradores, fornecedores, parceiros e
consumidores, considerando preceitos de conduta e questões éticas.
Neste contexto, o RH tem papel importante junto ao planejamento
estratégico da empresa, desde a criação até a disseminação dos conceitos entre
as equipes de trabalho. Confira agora como o RH pode colaborar para o
fortalecimento da cultura organizacional:
Criação e formalização da cultura organizacional
Cabe ao RH atuar ativamente na criação e na formalização da cultura
organizacional, adicionando os elementos humanos, como a priorização do
indivíduo e de suas potencialidades, além da preocupação com o capital intelectual, com a diversidade, com a
inclusão e com as questões sociais e ambientais. Independentemente da área de
atuação ou da natureza do negócio, o RH deve nortear as discussões para que
pontos importantes relativos principalmente à gestão de pessoas não sejam
negligenciados.
Definição das políticas de RH
As políticas de RH devem representar a cultura organizacional,
contemplando diversos processos importantes, como recrutamento e seleção,
treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança,cargos e salários,
remuneração e benefícios, plano de carreira e ainda, as relações trabalhistas
envolvendo colaboradores e sindicatos. Desta forma, é preciso lembrar que a
transparência, o respeito e a meritocracia são componentes básicos a uma
cultura organizacional contemporânea e em sintonia com os valores e prioridades
da atual sociedade.
Disseminação e comunicação
A qualidade da informação é fundamental para estimular uma conduta comum
a todos os colaboradores. Por isso, os pilares da cultura organizacional devem
ser compartilhados através de todos os canais internos de comunicação,
atentando para a linguagem e para o conteúdo, de modo que todos possam
compreender a mensagem. Campanhas educativas também são bem-vindas, além de
programas especiais e eventos planejados para confirmar a preocupação da empresa
com determinados temas.
Construção de equipes de alta performance
A formação de equipes de alta performance depende do alinhamento entre o
perfil dos profissionais e a cultura da empresa. Portanto, a cultura
organizacional se faz presente durante os processos seletivos, onde o
recrutador deve identificar os talentos com maior aderência às características
da empresa. Esse cuidado facilita o desempenho e a produtividade, além de
reduzir drasticamente os prejuízos com a rotatividade e como o absenteísmo dos
colaboradores.
Desenvolvimento e capacitação
Uma cultura organizacional contemporânea e assertiva estimula seus
colaboradores a novos aprendizados, proporciona abertura para a inovação e a
criatividade, encoraja a participação e o engajamento. Através de investimentos
em planos de desenvolvimento individualizados, direcionados às demandas da
empresa, é possível maximizar talentos e
competências, além de minimizar deficiências e fraquezas. Essas iniciativas
estimulam o senso de pertencimento, o comprometimento e a motivação, fatores
essenciais a uma gestão eficiente, com foco em pessoas e em resultados.
E na sua empresa, qual o papel de RH na cultura organizacional?
Compartilhe conosco suas impressões e comentários!
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