Você está entusiasmado com os resultados que pode trazer para a empresa com uma boa estratégia de inbound marketing, já se convenceu de que pode potencializar a atração e conversão de leads e quer partir para a realização. Os insights de conteúdos e ações não param de pipocar na sua cabeça e seus colegas também já estão engajados na ideia. Mas antes que o trem saia da estação, você vai precisar de mais alguma coisa, não é? Vai precisar convencer o seu chefe a investir em inbound marketing!
Cada um sabe o chefe que tem. A boa notícia é que há uma série de táticas que você pode usar para convencer o seu superior. Nós separamos as mais eficientes, que você verá nos tópicos a seguir. Acompanhe!
Faça projeções, mostre números
Quando se trata de investimentos, os executivos tendem sempre a utilizar o lado mais matemático do cérebro. Eles estão sempre debruçados sobre planilhas, fazendo contas, simulando cenários econômicos. Sem se convencer de que terá resultados palpáveis, acredite, seu chefe não irá investir em inbound marketing.
Faça um levantamento de tudo que é investido em marketing tradicional e compare com a redução de custos que pode ser obtida com o inbound marketing. Mostre que será possível atrair leads mais qualificados e falar diretamente com o público-alvo. Se necessário, faça benchmarking com empresas que já estão obtendo resultados e compile estas informações em uma apresentação convincente. Esqueça um pouco o lado teórico e mostre projeções de ganhos.
— Leia também: Inbound Marketing: solução para tempos de crise.
Mostre que o marketing tradicional está agonizando
Por não ter muito conhecimento, seu chefe pode estar pensando que os métodos tradicionais estão funcionando e, como diz o ditado, “em time que está ganhando não se mexe”.
Seu trabalho é mostrar-lhe que é preciso investir em inbound marketing, uma vez que as táticas tradicionais estão se tornando ineficientes. Mostre-lhe, por exemplo, que a internet se tornou a mídia mais indispensável para os brasileiros, de acordo com uma pesquisa da Mobile Marketing Association.
Você também pode mostrar que os consumidores estão cada vez mais conectados. Em 2014, foram comercializados no Brasil 104 smartphones por segundo e, a conexão com a web é uma realidade para a maioria esmagadora dos consumidores, de acordo com o Ibope.
— Leia também: Inbound Marketing: por que é um investimento?
Apele para a natureza concorrencial
O negócio tem concorrentes e seu chefe quer vencê-los, certo? Dê uma olhada na concorrência e identifique quem está fazendo inbound marketing. Faça um dossiê e entregue ao seu chefe. Isso vai colocar uma pedra a mais na caçamba, não tenha dúvidas!
Tenha uma conversa séria sobre fidelização de clientes
Sim, inbound marketing é muito eficaz para atrair mais leads e ganhar mais clientes, mas a comunicação com os clientes atuais pode ajudar a fidelizá-los. Isso é feito abrindo canais de comunicação digital, entregando conteúdo útil e interessante, sanando dúvidas etc.
Mostre ao seu chefe como o inbound marketing pode ajudar a educar os clientes e entregar respostas de forma antecipada. Fale para ele que investir em inbound marketing é investir na imagem de uma empresa que se preocupa com seus clientes e, por isso, está sempre se relacionando através de conteúdo.
Ajude-o a processar a mudança
Eu sei, você está ansioso para começar a implementar uma estratégia vencedora de inbound marketing, mas precisará ter paciência. Lembre-se de que naturalmente o ser humano é arredio às mudanças – seres humanos com poder tendem a ser ainda mais conservadores.
Aproveite as perguntas que seu chefe lhe fizer de uma forma estratégica. Mostre-se sempre interessado em lhe dar mais conhecimento sobre o assunto. Apresente a ele casos de sucesso, artigos sobre inbound marketing produzidos por articulistas nos quais ele confia etc. Uma dica: peça para que seu chefe assine a newsletter da Marketeria!
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