Como dizem os versos de uma bela canção: " Todo dia é dia.Toda hora é hora."
Porém( há sempre um porém) nossa mente sendo altamente simbólica aprecia imensamente uma comunicação que se estabeleça nesta linguagem.
Estes tempos que antecedem a mudança de um ano para outro têm significado profundamente relacionado a mudanças. E como Coaching é mudança , tranformação , por excelência, dá-se que é um período muito bom mesmo para iniciar um processo e repaginar seu atual cenário.
Se você anda cozinhando a ideia de viver um Processo de Coaching em banho-maria, quem sabe as breves explicações abaixo, possam ajudá-lo a decidir-se.
No vocabulário inglês, o termo coach significa carruagem, que foi , por séculos, um meio de transporte essencial e bastante utilizado.
Atualmente, o Coaching é um processo planejado de aprendizagem que se caracteriza por uma orientação individual e sistemática, com o objetivo de estimular determinada pessoa (coachee) a desenvolver habilidades e competências,com vista a melhorar o seu desempenho de forma frequente e contínua. Ou seja, o Coaching é uma forma de estimular as pessoas a encontrarem o melhor desempenho possivel, de acordo com as suas aptidões e as funções exercidas na organização em que está inserida.
O Coaching é, hoje, apontado como um elemento essencial no contexto organizacional,pois, as suas atividades definem, identificam e geram competências e aptidões consideradas imprescindíveis para o sucesso.
No passado, Coaching era uma actividade restrita ao esporte, pela qual os atletas eram instruídos com a finalidade de melhorarem o seu desempenho.Entretanto, o conceito foi introduzido no contexto organizacional e, atualmente,apresenta-se como um elemento essencial para o sucesso de indivíduos e das organizações,pois, pessoas desempenham de uma forma melhor, correta e eficaz as suas funções se possuirem uma formação adequada e, se tiverem desenvolvido um olhar profundo e crítico sobre si mesmo.
O Coaching, auxiliando a gestao de competências e aptidões, assume um papel cada vez mais importante e abrangente dentro das organizações à medida que o desenvolvimento pessoal se torna um elemento indispensável para o sucesso.
Atualmente, identifa-se a uma preocupação crescente em identificar as necessidades de formação de cada individuo, de modo a permitir o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do seu desempenho dentro da organização.
A importância assumida pelo Coaching no contexto organizacional é particularmente visível através das influências por si geradas. Deste modo, o Coaching é:
• Uma forma de estimular as pessoas a ter o melhor desempenho possível,tendo como base as aptidões de cada indivíduo e as funções desempenhadas na organização;
• Um processo pelo qual se identificam e usam as oportunidades, nas funções profissionais, como veiculo para a aprendizagem;
• Um meio para melhorar os conhecimentos e aptidões de modo formal e informal.
Assim, quando se fala de Coaching estamos fando de melhoria contínua, uma espécie de KAIZEN pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário