Ué, mas histórias de fracassos?! Eu sei que você deve estar mais acostumado a ouvir sobre aquele produto que deu muito certo, sobre aquela propaganda que é um barato ou sobre algum novo jogo social que está estourando a boca do balão. É bem verdade que a gente vive em uma sociedade que valoriza empreendedores que são bem suscedidos, mas como sucesso não é mágica e muitas vezes está muito associado a uma série de erros, vamos ver umas boas histórias (bem resumidas) de grandes empreendedores de épocas distintas:
1. Thomas Edison
Essa história é rápida (e antiga), mas o que você diria de um cara que foi expulso da escola primária porque seu professor afirmou que ele não tinha capacidade de aprender? Você deve conhecer ele pela invenção da lâmpada né? O que nem todo mundo sabe é que ele teve que errar umas 2 mil vezes para conseguir acertar e, quando questionado sobre suas tentativas, o que ele falava é que não havia errado uma única vez, apenas havia descoberto 2000 maneiras de não fazer uma lâmpada”!2. Steve Jobs
Quando falamos de fracasso, em um primeiro momento não é o nome do Steve Jobs que vem à nossa cabeça né? Afinal, ele foi uma das mentes mais brilhantes de nosso tempo e responsável direto por diversos produtos extremamente inovadores e desejadíssimos por qualquer um (desde o iPod e o iPhone até o grande sucesso dos iPads).
Ainda assim, apesar de todo esse sucesso, ele já conviveu com o o fato de ter sido expulso de sua própria companhia e de ter lançado diversos produtos fracassados (como o Cube, o iPod Hi-Fi e a rede social Ping). Outra característica bem maneira da vida do Jobs foi o fato de ele ter abandonado a faculdade e mesmo assim ter seguido um caminho vencedor.
3. Eric Ries
Para quem não conhece, Ries é um (ex)programador conhecido por falar sobre a sua metodologia Lean Startup (que lhe rendeu um grande livro) e pelo seu blog. Resumindo bastante, ele foi um dos fundadores e o principal programador de uma empresa que passou 6 meses desenvolvendo um produto que ninguém queria usar. Péssimo né?! Não para ele, que utilizou essa experiência para aprender e fazer algo totalmente novo e que vem revolucionando a forma como novas empresas se colocam no mercado!E o que a gente consegue tirar desses casos?
1 – O sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração, por isso deixe de preguiça e vai trabalhar! E nada de vergonha também, pois você já deve ter ouvido aqueles dizeres “Você erra 100% dos chutes que não dá”.
2 – Se você quer mandar muito bem, tem que ser perseverante também. De nada adianta desistir na primeira porradinha que você leva. Imagina se o Jobs desistisse da Apple depois de lançar algum produto que não fez sucesso? Lembre-se que o fracasso faz parte da vida, quanto antes você aceitar, mais sucesso poderá ter.
3 – Erros são grandes oportunidades de aprendizado. Muitos empreendedores acham que tudo vai acontecer exatamente como planejaram, quando na realidade o mais importante é saber que você se programa para tudo que vai acontecer de forma diferente do que você planejou!
No final das contas, o mais certo é que tudo no mundo é incerto. Se pararmos de viver uma cultura onde o fracasso é super mal entendido e indesejado, talvez a gente consiga um real aprendizado por meio de experiências e erros.
Se você já tentou empreender e não deu certo ou se conhece outros empreendedores com histórias parecidas, não deixe de compartilhar os seus aprendizados com a gente! Grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário