terça-feira, 29 de junho de 2021

COMO O SEO PODE TRAZER RESULTADOS ORGÂNICOS PARA O SEU NEGÓCIO?

 


Hoje em dia, eu acho que nem preciso perguntar se você conhece ou utiliza o Google, certo? É capaz até que você tenha chegado até esse artigo através dele, ou de algum outro buscador como o Bing. 

Diariamente, bilhões de pessoas utilizam esses sites de busca, os chamados Search Engine Results Pages (SERP),  para encontrar informações, desde receitas, inspirações, dicas de como realizar determinadas tarefas, notícias, até coisas como “porque estamos aqui” ou “pinguins têm joelhos?”. 

A mais recente versão do relatório do Global Data Report, publicada em fevereiro deste ano, mostra que 98% dos mais de 4,6 bilhões de usuários ativos hoje na internet utilizam esses buscadores ao menos uma vez ao mês. Além disso, 46,4% dos internautas afirmam utilizar a internet para pesquisar informações sobre marcas e produtos. 

Ou seja, cada vez mais as pessoas se utilizam da internet para conseguir informações na hora de comprar um produto ou contratar um serviço. Mas com milhares de páginas sendo criadas a todo instante, como exatamente esses buscadores sabem quais páginas mostrar primeiro ao usuário? Quais são mais relevantes e devem ocupar o topo das páginas de resultados? Bem, é exatamente aí que entra o SEO

O que é SEO e como funciona?

SEO (Search Engine Optimization)  é a sigla empregada para se referir a um conjunto de técnicas para a otimização de sites, de forma que eles se mostrem mais relevantes aos olhos (ou algoritmos, melhor dizendo) dos grandes buscadores e possam ocupar os primeiros lugares entre os resultados obtidos. Tudo isso de forma orgânica, ou seja, sem a necessidade de criar anúncios e de pagar por isso. 

Isso é extremamente importante, uma vez que, segundo dados do Backlinko, 30% dos usuários clicam já nos primeiros 3 links orgânicos que aparecem nas páginas de resultados. Enquanto isso, apenas 0,78 clicam em um link que esteja ranqueado na segunda página.

Existe até um ditado em marketing digital que diz que “o melhor lugar para esconder alguma coisa é na segunda página de resultados do Google”, uma vez que quase ninguém chega até ela. 

Como funcionam os buscadores?

O funcionamento de sites de busca como Google e Bing pode parecer simples à primeira vista; você digita uma pergunta e em um milésimo de segundos recebe uma lista de páginas que respondem satisfatoriamente ao que foi perguntado. Mas por trás disso existe um processo extremamente complexo e que pode ser dividido em três grandes etapas: 

  1. Rastreamento: Inicialmente, os robôs ou spiders do buscador fazem um rastreamento de todas as páginas presentes no ambiente virtual. No caso do Google, eles são chamados de Googlebots. Eles também rastreiam links em busca de novas páginas e atualizações. 
  2. Indexação: Em seguida as páginas que foram rastreadas são indexadas junto ao indíce do buscador. Esse índice funciona como uma gigantesca biblioteca de conteúdos em que as páginas são organizadas de acordo com as principais palavras-chaves do conteúdo, além do tempo de carregamento de cada uma. 
  3. Rankeamento: É aqui que é determinada a ordem em que as páginas irão aparecer na lista de resultados. A maioria dos buscadores mantém sigilo sobre os critérios utilizados para esse ranqueamento. Mas, através de comunicados e diretrizes, muitas vezes empresas como o Google acabam dando pistas de como esses ranking funcionam. 

 

O que faz o SEO? 

O trabalho do SEO é entender esses critérios de rankeamento e otimizar as páginas para que elas sejam consideradas relevantes o bastante para ocuparem os primeiros lugares no ranking dos buscadores. De maneira geral, o trabalho em SEO acontece em duas frentes: 

1 – SEO on page: São as otimizações realizadas nas próprias páginas, como por exemplo: 

  • Ajustes no teor e na organização do conteúdo;
  • Definição de título e Meta descrição;
  • Heading tags;
  • Imagens;
  • URLs;
  • Rich snippets (uma espécie de resumo de que se trata a página). 

 

2 – SEO off page: Os fatores off page são fatores externos à página que mostram o nível de autoridade daquele site e se ele pode ser considerado como referência para aquele tipo de conteúdo. 

São fatores off page: 

  • Quantidade de backlinks;
  • Diversidade de backlinks;
  • Contexto dos backlinks;
  • Menções à marca;
  • Sinais sociais;
  • Buscas diretas.

 

Qual a importância do SEO no marketing digital?

O SEO está integrado ao chamado Search Engine Marketing (SEM) que engloba todo tipo de estratégias voltadas aos mecanismos de busca, incluindo a criação de anúncios pagos e links patrocinados, e é uma das estratégias fundamentais do Marketing Digital. 

Isso porque ele permite o crescimento do seu negócio de forma sustentável, garantindo um fluxo constante de usuários dentro do seu site. Uma vez que é muito difícil que uma pessoa chegue até a segunda página de resultados do buscador, páginas que se encontram nessa posição costumam ter um tráfego muito menor.

Essas técnicas ainda melhoram a percepção que o público tem sobre a sua empresa ou marca e confere um senso de autoridade ao seu negócio. 

O SEO também é uma parte integrante e indissociável das estratégias de  Marketing de Conteúdo, e vice-versa.

O mais interessante de se investir em uma boa estratégia de SEO é que os frutos desse investimento podem ser colhidos ao longo de anos, sendo uma excelente estratégia para o futuro do seu negócio no longo prazo. 

Agora que você já sabe como funciona o SEO, que tal começar a otimizar seu site e suas páginas na internet? Entre em contato com a Linka, conheça mais sobre esse serviço e solicite uma avaliação. Vamos adorar poder ajudá-lo! 

Fonte: https://www.linka.com.br/seo/como-o-seo-pode-trazer-resultados-organicos-para-o-seu-negocio?utm_campaign=lk_html_newsletter_-_junho_2021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Nenhum comentário:

Postar um comentário