terça-feira, 29 de junho de 2021

8 PRINCIPAIS ATUALIZAÇÕES DO INSTAGRAM EM 2021

 


Quarta rede social em quantidade de usuários, no ano passado, o Instagram chegou a incrível marca de 1,2 bilhões de contas ativas.

Mas para quem pensa que a plataforma está conformada com o sucesso, está muito enganado. 2020 foi um ano de grandes mudanças no mercado digital, seja por conta da pandemia, das polêmicas envolvendo captação de dados de usuários ou da explosão de plataformas concorrentes como o TikTok, e isso, é, claro, tem impactado nas estratégias da plataforma do grupo de Zuckerberg. 

Tanto que, nos últimos meses, o Instagram tem recebido atualizações quase mensais, com mudanças de recursos e funcionalidades, o que pode confundir marcas ou produtores de conteúdo que usam a plataforma como ferramenta de trabalho. 

Pensando nisso, a Hootsuite tem feito um mapeamento de tudo que surge de novo na rede social e nós aqui da Linka, listamos as 8 mudanças mais impactantes para quem trabalha com social media e marketing digital. Confira: 

 

1 – Mudanças nos algoritmos de classificação de “home” e “explore”

Ainda em dezembro passado, a rede social atualizou o algoritmo responsável pelo ranqueamento de conteúdo nas páginas de “home” e “explore”. A nova lógica por trás disso, chamada de “sistema restrito de exploração”, pretende criar experiências inteiras que pareçam familiares, com base no conteúdo das contas seguidas pelo usuário e levando em conta fatores como envolvimento, relevância e atualização. 

 

2 – Tags de produto e marcas disponíveis no “Reels” 

Depois de adicionar um aba do Reels no centro do seu perfil de usuário, agora o Instagram também possibilita a inserção de tags de produtos nos vídeos produzidos na ferramenta. Essa funcionalidade, que já estava disponível para publicações e stories, permite criar vídeos comerciais com o reels, assim como a criação de anúncios nesse formato. 

Também estão disponíveis tags relacionadas a marcas, o que permite uma maior transparência em relação a conteúdos patrocinados. 

 

3 – Pasta de conteúdos deletados recentemente 

Para aqueles que mudaram de ideia ao deletar algum conteúdo postado na plataforma, ou até mesmo tiveram alguma postagem apagada por hackers, essa é uma ótima notícia!

conteúdos deletados do Instagram

Imagem: Instagram

 

Agora a plataforma dispõe de uma pasta onde esses conteúdos ficam armazenados, sejam posts, vídeos, reels ou stories, podendo ser restaurados. Para acessar essa opção basta ir ao menu configurações > conta > excluídos recentemente. 

 

4 – Remoção da opção de compartilhar posts nos stories. 

A plataforma está testando remover a opção de compartilhamento de posts através dos stories. Segundo comunicado, a ação vem em resposta a pedidos de usuários de certos mercados que reclamam da quantidade de posts visualizados nos stories. 

“Vimos por meio de pesquisas que as pessoas preferem ver fotos e vídeos originais nas histórias das pessoas de quem gostam. O objetivo do nosso teste é entender melhor como as pessoas se sentem sobre esse tipo de conteúdo e, por fim, melhorar a experiência do Stories”, traz o comunicado enviado a usuários. 

Enquanto isso, eles trabalham em uma função que deverá permitir o compartilhamento de postagens do Twitter nos Stories. 

 

5 – Painel profissional para empresas e produtores de conteúdo 

A partir de fevereiro, empresas e produtores de conteúdo passaram a ter acesso a um painel profissional com informações de público, performance das postagens, entre outros. 

Essas informações já eram disponibilizadas pela plataforma, mas agora se tornam visíveis de forma organizada, acessível e todas em um único lugar. O novo painel conta ainda com ferramentas de analytics e insights

painel profissional Instagram

Imagem: Instagram

 

6 – Alteração nas políticas de nudes para permitir conteúdos relacionados à saúde. 

Com base em uma decisão do Conselho de Supervisão do Facebook, que voltou atrás no banimento de uma publicação em formato de carrossel com sete imagens sobre o autoexame de câncer de mama, o site revisou sua política de nudez. 

A publicação de mamilos femininos expostos sempre foi um tabu dentro da plataforma, mas as novas regras trazem uma maior flexibilidade, permitindo conteúdos relacionados a saúde (como a própria prevenção do câncer de mama ou masectomias, em caso de pessoas transgêneros), assim como fotos no contexto de pós-parto, amamentação e atos de protesto.

Em 2016, uma ONG chegou a ironizar a censura aos mamilos femininos, lançando uma campanha de autoexame com um modelo masculino. 

 

7 – Lançamento do Rooms 

Quase um ano depois da explosão de sucesso do Instagram Live, a plataforma lança uma nova solução para transmissão de conteúdo ao vivo, o Instagram Rooms, onde até 4 pessoas podem participar de uma transmissão de forma simultânea. O novo formato continuará suportando recompensas, compras e arrecadações. 

“Este foi talvez o pedido de recurso número um quando a pandemia atingiu a primavera passada”, disse Adam Mosseri durante uma das primeiras sessões do Instagram Room, com Lonnie Marts IIV, Ling.KT e Young Ezee.

 

8 – Instagram Remix 

Em mais uma tentativa de rivalizar com a concorrência, o Instagram lançou agora em Abril, o Instagram Remix. Através do recurso, é possível gravar um vídeo de forma sincronizada com outro já existente, assim como já era feito no modo Duetos do TikTok. 

Remix Instagram

Imagem: Instagram

 

A ferramenta está sendo liberada aos poucos no Brasil, portanto, nem todos os usuários já possuem acesso. 

Confira aqui o mapeamento de todas as atualizações realizado pela Hootsuite.

Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir o nosso e-book Instagram para negócios.

Precisando de ajuda para suas estratégias de Mídias Sociais? Fale com a Linka!  Desenvolvemos uma linha editorial pensada de acordo com seus objetivos, adaptando o conteúdo ao melhor formato para cada rede. Conheça mais sobre esse serviço.

Fonte: https://www.linka.com.br/midias-sociais/8-principais-atualizacoes-do-instagram-em-2021?utm_campaign=lk_html_newsletter_-_junho_2021&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Nenhum comentário:

Postar um comentário