Escrito por Rodrigo Souto @rigso
Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, né? No universo das redes sociais, isso não poderia ser uma verdade maior. Na era do imediatismo, 79% dos usuários esperam por respostas claras assim que buscam por uma informação em seus celulares. No caso de um Instagram de negócios, esse papel fica por conta da bio do Instagram.
Veja um guia completo sobre como usar instagram para sua empresa
Isso significa que, ao acessar a página de seu Insta — como a rede é comumente chamada — os usuários esperarão saber, no menor tempo possível, do que ela se trata. E existem maneiras simples de conquistar isso!
Quer saber como ter os melhores resultados em sua empresa por meio da biografia do Instagram? Confira as nossas dicas!
O que é a bio do Instagram?
A bio do Instagram é uma descrição objetiva de um negócio ou personalidade. Ela é limitada a 150 caracteres e, assim, deve convencer o usuário em poucos segundos a continuar navegando pelo perfil. A bio deve conter as principais informações sobre a empresa ou pessoa, como nome, interesses, dados de contato e links relacionados
Por que ela é importante em uma estratégia?
Conforme dito, a bio do Instagram é o primeiro contato que um potencial cliente terá com seu negócio — caso ele chegue à empresa pela rede social. Porém, mesmo que esse não seja o caso, o Instagram será um reflexo da imagem que você transparece — e é essa sua maior importância.
Em suma, a descrição de sua bio será uma das principais responsáveis por manter alguém interessado em seu perfil ou não. É por isso que ela precisa estar completa, conversar de maneira direta com o público, ser chamativa e gerar engajamento.
Além disso, a bio do Instagram pode ser usada para levar os consumidores a outros links relacionados ao negócio, como o site profissional, o blog, outras redes sociais ou formulários de contato. Desse modo, isso significa que ela deve ser formulada de maneira bastante estratégica.
Para isso, o primeiro passo é conhecer seu público, direcionando os dizeres a ele. Em seguida, é hora de implementar alguns recursos e dicas simples e que podem impulsionar seus resultados.
O que colocar na bio do Instagram?
A seguir, separamos 5 dicas que podem ajudar na hora de montar uma bio que engaje e mantenha o usuário interessado no que você tem a oferecer. Confira!
1. Insira informações objetivas sobre o negócio
A bio do Instagram precisa clarificar, de modo objetivo, o que seu serviço oferece — em especial por ser limitada a 150 caracteres. Ou seja, os principais dados sobre o negócio, como área de atuação, experiência de mercado, diferenciais e informações adicionais precisarão estar condensadas em poucas linhas.
Uma forma de fazer isso é escrever, em separado, uma bio completa. Sinta-se livre para incluir quantos caracteres desejar. Então, vá removendo as partes menos cruciais aos seus objetivos de marketing no Instagram, ou transforme-as em frases mais curtas e diretas.
Após um tempo, a tendência é que você consiga descrever seu negócio da maneira mais prática possível. Caso ainda não tenha chegado ao resultado esperado, confira as outras dicas que serão dadas a seguir.
2. Inclua diferentes canais de contato
Ofertar diferentes canais de contato aos clientes — e garantir que todos funcionem — tende a ser uma boa forma de certificar que seu atendimento seja ágil e eficiente. E, como você sabe, um atendimento de qualidade pode ser o grande diferencial de seu negócio. Por isso, certifique-se de que seus principais dados de contato estejam visíveis em sua biografia e, claro, sejam válidos.
3. Utilize palavras-chave
Uma boa estratégia de SEO é indispensável em qualquer objetivo de marketing. Mas, você sabia que ela também inclui sua bio do Instagram? Nesse sentido, as palavras-chave cumprem um papel importante.
Para selecioná-las, use ferramentas de keyword, selecione as que estão em alta em seu segmento e aplique-as. Se trabalhar, por exemplo, com marketing, certifique-se de que essa palavra apareça na bio. Outros exemplos de palavras-chave que podem estar presentes nesse universo de marketing incluem:
- marketing digital;
- CRM — Customer Relationship Management;
- consultoria;
- agência digital;
- gestão.
A escolha das keywords depende, é claro, de sua área de atuação. Contudo, podem ser grandes aliadas na hora de ajudar o usuário a entender do que se trata seu Instagram de negócios.
4. Exponha prêmios e diferenciais
É destaque em sua área? Recebeu algum prêmio ou indicação relevante nos últimos tempos? É listado entre os principais nomes de seu segmento? Deixe isso claro em sua bio do Instagram! Mesmo que seu negócio seja bastante conhecido na área, lembre-se que nem sempre os futuros clientes sabem disso. Use seu reconhecimento como uma estratégia de autoridade e engaje os usuários.
5. Use os links de forma estratégica
Você se lembra da limitação de 150 caracteres na hora de disponibilizar toda a informação possível sobre seu negócio? O uso estratégico de links pode ajudar você nesse sentido! A bio do Instagram permite que você use links clicáveis. Assim, é possível levar o consumidor a uma parte externa à rede social.
Mas, se você tem mais de um link importante a compartilhar, pode se beneficiar do link tree. Conforme o nome indica, ele é como uma “árvore de links”. Desse modo, pode incluir site, blog, outras redes sociais, WhatsApp de contato e outros links importantes em um só local.
Quais são alguns bons exemplos de bios?
Agora que você conferiu 5 dicas interessantes para otimizar seus resultados com sua bio, é hora de conferir exemplos práticos. Estas pessoas e empresas, inclusive, usam emojis e fontes alternativas em suas bios — outras formas de inspirar! Claro que esses usos estão conectados à definição de persona. Mas vamos lá!
Influencers
Dois grandes nomes do Instagram brasileiro são as personalidades Lorrane Silva (Pequena Lo) e Mari Moon. Confira suas bios!
Lorrane Silva (@_pequenalo)
“💌 pequenalo@didonihstudios.com
🖊 Psicóloga
🏆 Under 30 Forbes
•YouTube • Tik Tok(+3,0M)• Twitter”.
Mari Moon (@marimoon)
“💾 ʙʟᴏɢɢɪɴɢ sɪɴᴄᴇ 1990s
🌈 ɪɴsᴘɪʀᴀʀ ᴘᴏsɪᴛɪᴠᴀᴍᴇɴᴛᴇ
😎 ᴍᴜsɪᴄᴀ + ᴀʀᴛᴇ + ᴠɪᴀɢᴇɴs
🧘♀️ ᴇᴍ ʙᴜsᴄᴀ ᴅᴀ sᴀᴜᴅᴇ ᴅᴏ ᴄᴏʀᴘᴏ ᴇ ᴅᴀ ᴍᴇɴᴛᴇ
linktr.ee/Marimoon”.
Empresas
Já em termos de empresas, seguem dois exemplos de bios em formatos que engajam: National Geographic Brasil e Moving Girls. Use também essas contas do Instagram para inspiração!
National Geographic Brasil (@natgeobrasil)
“Inspirando as pessoas a cuidar do planeta. Conta sendo atualizada de casa. 🏠
📺 Canais na TV
Claro - 580
Net - 580
Sky - 478
Vivo - 598
www.nationalgeographicbrasil.com/pantanal”.
Moving Girls (@movinggirls)
“EMPREENDEDORISMO FEMININO⚡
Para mulheres que constroem suas próprias histórias por @camilavidal
-
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”.
Por meio dos exemplos que apresentamos, você consegue ver que muitas das dicas voltadas a criar a bio do Instagram funcionam na prática, certo? Então, aplique-as em seu perfil e, em união com estratégias de marketing voltadas às necessidades de seu público, acompanhe os resultados do engajamento de sua rede social!
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